Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Última Análise

“Radioativo” Toffoli sai da relatoria de Master: qual o futuro da Corte?

Toffoli relatoria
Dias Toffoli deixa relatoria do caso Master no STF após revelação de escândalos. (Foto: Luiz Silveira/STF)

Ouça este conteúdo

No programa Última Análise desta quinta-feira (12), os convidados analisaram as consequências do escândalo que agitou Brasília ontem e trouxe sua primeira vítima: o ministro Dias Toffoli. Após divulgação de contatos mais próximos entre Daniel Vorcaro, dono do Banco Master e o ex-advogado do PT, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu afastar Toffoli da relatoria.

"Me chamou a atenção o tom elogioso e institucional da nota, sem falar que os ministros foram solidários com Toffoli. Foi uma saída negociada de um ministro que sai desmoralizado. O STF tentou achar uma forma menos traumática para isso", avalia o ex-juiz de Direito Adriano Soares da costa.

Já o professor da FGV Daniel Vargas diz, por outro lado, que a questão de Toffoli é mais do que um simples impedimento. "Trata-se de caso de cometimento de crimes e sobre como o STF vai prestar contas à sociedade e manter a credibilidade. Veremos novos capítulos que vão deixar a situação ainda pior. Toffoli é radioativo e vai ter que se explicar", ele diz.

STF designa novo relator

Ainda na nota, a Corte informou que os colegas reconheceram que não caberia suspeição ou impedimento de Toffoli no caso, mesmo após a revelação de menções a Toffoli em mensagens no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, incluindo pagamentos. O novo relator já foi sorteado e será o ministro André Mendonça.

Para Soares da Costa, além de deixar a relatoria, a situação de Toffoli enseja o impeachment. "Nos acostumamos a ver pedidos de impeachment de ministros nos últimos anos, mas isso nunca foi tratado institucionalmente com a devida seriedade. Neste caso, adentramos em um plano novo: impeachment por atos de corrupção", ele avalia.

O programa Última Análise faz parte do conteúdo jornalístico ao vivo da Gazeta do Povo, no YouTube. O horário de exibição é das 19h às 20h30, de segunda a sexta-feira. A proposta é discutir de forma racional, aprofundada e respeitosa alguns dos temas desafiadores para os rumos do país.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.