i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Funcionalismo

Baleia e Lira defendem reforma administrativa, mas apoio do PT é “sombra” para emedebista

  • Brasília
  • 13/01/2021 20:07
Arthur Lira e Baleia Rossi, os favoritos ao comando da Câmara
Arthur Lira e Baleia Rossi, os favoritos ao comando da Câmara| Foto: Agência Câmara

A proposta de reforma administrativa que o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) enviou ao Congresso Nacional no ano passado é vista com bons olhos pelos dois favoritos na eleição para a presidência da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP). Ambos manifestaram publicamente, em mais de uma ocasião, serem favoráveis à proposição e a outras iniciativas de rediscussão do serviço público.

Na construção de sua base de apoio à candidatura, porém, Rossi atraiu um grupo de parlamentares que é contrário à proposta e pode dificultar a tramitação do projeto em uma eventual gestão do emedebista.

Trata-se da oposição de esquerda ao governo Bolsonaro, formada por partidos como PT, PSB, PDT, PC do B e Rede. A maior parte dos membros das legendas rejeita a reforma – o PT chegou a convocar, no mês passado, uma "Jornada Nacional de Lutas" contra o projeto.

O deputado Tiago Mitraud (Novo-MG), coordenador da frente parlamentar pela reforma administrativa, disse em entrevista ao site Infomoney acreditar na possibilidade que o bloqueio da reforma tenha entrado na pauta das discussões que levaram a oposição a aderir à candidatura de Baleia. "O grupo de Maia, por ter se aliado à oposição, não sei quais foram os compromissos que foram feitos. Pode ser que um dos compromissos seja a inviabilização da reforma", disse.

A rejeição à reforma não aparece entre os pontos citados pelos partidos da oposição na carta que divulgaram para sacramentar o apoio a Rossi. O texto elenca pontos como a busca por "o acesso universal à vacina" e "a geração de emprego e o fim do arrocho salarial" e também a "defesa dos direitos das classes trabalhadoras, com liberdade para organização e modernização de entidades sindicais".

Em entrevista recente à Folha de S. Paulo, Rossi disse que iria assegurar "um debate sobre todas as reformas". "Nós temos dois grupos de partidos que compõem a nossa frente ampla. Os do centro têm uma visão da importância e da necessidade da reforma. Os de oposição entendem que ela não pode prosperar. Como presidente da Câmara, eu vou fazer com que haja um debate sobre todas as reformas", destacou.

Quando a reforma chegou ao Congresso, Rossi disse a considerar "muito positiva" e identificou como "importante" que ela fosse votada ainda em 2020. "Ao lado da reforma tributária, a administrativa é fundamental no pós-pandemia", destacou. O parlamentar é autor de uma das propostas de reforma tributária em tramitação no Congresso.

Lira quer votar reforma administrativa antes da tributária

Em entrevista à Gazeta do Povo, Lira reforçou elogios à reforma e disse que deve colocar o projeto como uma das primeiras prioridades da Câmara em 2021. "A reforma administrativa dará sinais internos e externos que seguimos no equilíbrio fiscal, realizando a despesa com os recursos disponíveis. Faremos com uma agenda previsível, transparente, com amplo debate e os setores envolvidos, garantido os serviços e direitos sociais", disse.

"Temos a necessidade urgente de aprovar o orçamento de 2021 e, depois, podemos analisar a PEC Emergencial, que também é um assunto de orçamento. Acredito que a reforma administrativa venha na sequência", acrescentou

O parlamentar reforçou que a reforma tributária deve, em sua opinião, ter um lugar posterior na fila: "por ser mais complexa e envolver inúmeros interesses, a reforma tributária deve demandar uma agenda extensa, tratada com transparência e sem vaidades. Estamos aguardando há dois anos um relatório para iniciar os trabalhos. O texto de uma PEC a gente sabe como entra, mas não tem como precisar aquilo que vai sair. Precisamos olhar nela o que podemos fazer pelos mais vulneráveis e pelos trabalhadores, como fizemos na reforma da Previdência".

O receio que o deputado Tiago Mitraud demonstrou em relação à tramitação da reforma administrativa numa gestão Baleia Rossi também existe se Lira for o vencedor da eleição – mas com outro foco. Para o deputado do Novo, o temor se justifica porque Lira representa um grupo que estabelece "um preço" para a aprovação de projetos.

"Tudo que o governo quer avançar tem um preço para eles. Vimos a votação de um PLN no Congresso para realocação de orçamento, feito para atender com emendas parlamentares extras os partidos que já declararam apoio à candidatura dele. Na Previdência, precisou ter emenda extra para aprovar a proposta. Na reforma administrativa, imagino que também haverá um preço. Com Arthur Lira eventualmente na presidência da Câmara, o jogo de trocas vai ficar ainda mais aberto", declarou Mitraud na entrevista ao Infomoney.

Quem é governo, quem não é

Um ponto positivo a favor da reforma sob Rossi ou Lira está no fato de que ambos os deputados mostraram adesão às propostas do governo Bolsonaro para o campo econômico. Os dois defenderam, por exemplo, a reforma da previdência, principal proposta da equipe do ministro Paulo Guedes (Economia) ao longo de 2019.

Na disputa atual, Lira é o candidato oficial do presidente Bolsonaro – o chefe do Executivo chegou a cobrar, recentemente, que os deputados ligados ao agronegócio votem no alagoano. Mas Lira tem buscado colar em Rossi o rótulo de igualmente defensor do governo. Em diversas entrevistas, o parlamentar disse que o emedebista é "tão da base" quanto ele.

Defensor da candidatura de Baleia Rossi, o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou nesta terça-feira (12) que o fato de votos do emedebista coincidirem com as orientações do governo se dá pela sintonia das ideias no campo econômico, e que isso não se repetiria caso o Congresso tivesse apreciado temas como o acesso a armas.

O que diz a proposta de reforma

A reforma administrativa foi enviada pelo governo ao Congresso no início de setembro e faz parte de um pacote amplo de projetos para reformulação do setor público idealizado por Bolsonaro e Guedes, que contempla temas como a reforma da previdência, já finalizada, a revisão do pacto federativo e a regulamentação do teto de gastos, entre outros pontos.

A meta do governo é "modernizar" a gestão pública e, entre outras prioridades, combater o que se chama de privilégios do serviço público, como as férias de mais de 30 dias, a promoção exclusiva por tempo de serviço, e a aplicação da aposentadoria compulsória como pena ao servidor que cometa infrações.

Um elemento controverso da reforma é que a proposta não traz modificações nas carreiras dos chamados "membros de poder", grupo que inclui, por exemplo, juízes e promotores do Ministério Público. As remunerações acima do teto constitucional são habitualmente pagos a estes servidores.

O governo alegou que não poderia fazer legislações aplicáveis a estas categorias, o que é contestado por adversários do Palácio do Planalto que defendem a reforma, como o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP). Sobre este ponto, Arthur Lira falou que "não cabe ao presidente dizer o que vai ou não dentro de um texto em tramitação. Essa liberdade temos que dar e respeitar do relator".

14 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 14 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    Antonio Carlos Neves

    ± 18 horas

    Que reforma Rossi quer defender com o apoio do PT? Esse partido e seus penduricalhos votam contra tudo, reforma trabalhista, previdenciária e até o marco do saneamento básico e a MP871 de combate a fraudes na previdência. Tem também uma tal de REDE que tem um tal senador Randolfe do Amapá que parece despachante do STF, judicializa tudo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • F

      Flavio Pereira

      ± 19 horas

      Reforma para esse governo é tirar direitos dos trabalhadores e aumentar o lucro dos poderosos, além disso mentem que fará a reforma para gerar empregos e na realidade deixa o pobre mais pobre e ainda aumenta o desemprego. Eta políticos medíocres.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Marcelo Gurgel

        ± 20 horas

        Com um grupo de congressistas ruim como o nosso, que venha o menos pior. O meu consolo é acreditar que ninguém é pior que o Maia,

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • V

          vanderlei zarpellon

          ± 20 horas

          Vamo que vamo, dá-lhe LIRA na cabeça !! Lugar de baleia é no oceano, e além disso é cria do NHONHO !! FORANHONHO Queremos ver o NHONHO encarar vôos comerciais.., vai ser muiiiiito OVOcionado pelo povo .....

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            Freitas

            ± 21 horas

            O GRANDE ÍDOLO DE JAIR MESSIAS BOLSONARO >>> ihttps:// eassim.com.br/virar-venezuela-e-a-ofensa-de-hoje-mas-antes-bolsonaro-idolatrava-hugo-chavez/

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • C

              Cristian carla a. Volski cassi

              ± 22 horas

              Fora com esses 2! SIMONE TEBETna cabeça

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Marcos K

                ± 22 horas

                Nada que o PT apoia deve ser levado a sério.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  Juan Albornoz

                  14/01/2021 13:29:07

                  Sindicatos. O PT insiste no fortalecimento dos Sindicatos, no velho modelo já obsoleto. Os Sindicatos de Operarios acabaram em todo o mundo simplesmente pela falta de operarios. O que se deseja é recuperar uma organização destinada ao proselitismo político e ao enrequecimento de dirigentes inescrupulosos.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    C R Berger

                    14/01/2021 13:28:05

                    O recado já foi passado em mensagem de wats app. Sem Lira, sem liberação de emendas. A esquerda e os comunistas são emendas dependentes. De nada adianta conchavos, acertos, trambiques, se o voto é secreto. Está aberta a estação da trairagem. Lira Presidente.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • J

                      João Mauricio

                      14/01/2021 12:27:14

                      O Olavo Soares esqueceu de acrescentar no seu editorial, que o Bolsonaro não é a favor da reforma administrativa. Ele vem a público disse que sim (para iludir a sua seita), mas nos bastidores joga contra. Haja vista a recente treta sobre a mensagem do presidente do BB, que quer tornar ainda mais lucrativo o banco. Mas Bolsonaro só pensa na reeleição.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • F

                        Freitas

                        ± 22 horas

                        https:// eassim.com.br/virar-venezuela-e-a-ofensa-de-hoje-mas-antes-bolsonaro-idolatrava-hugo-chavez/

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • W

                      Walter

                      14/01/2021 12:16:43

                      PT sendo PT, uma enorme pedra no caminho do País.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • F

                        Freitas

                        ± 22 horas

                        https:// eassim.com.br/virar-venezuela-e-a-ofensa-de-hoje-mas-antes-bolsonaro-idolatrava-hugo-chavez/

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • J

                      Joaquim

                      14/01/2021 11:36:47

                      O Baleia Rossi representa tudo que não presta na política brasileira. Representa a corrupção, atraso total para o desenvolvimento do Brasil.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      Fim dos comentários.