O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), mencionou a possibilidade de convocar a irmã de uma das integrantes da comissão, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) para prestar depoimento. Ele foi acusado pela parlamentar de ameaça-la com essa possibilidade.
A irmã da senadora ocupa o cargo de superintendente federal de Pesca e Aquicultura no Maranhão. No início deste mês, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Controladoria-Geral da União (CGU) solicitaram à Polícia Federal a investigação de irregularidades na concessão do Seguro-Defeso nos estados do Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará e Piauí.
O benefício garante uma renda mensal no valor de um salário mínimo a pescadores artesanais durante o período em que a pesca é proibida para garantir a reprodução das espécies.
A solicitação do ministério se baseia no número elevado de pescadores cadastrados, considerado incompatível com a produção pesqueira local. Como a CPMI deve investigar fraudes envolvendo seguro-defeso, existe a expectativa de que a irmã da senadora possa ser convocada a prestar esclarecimentos sobre eventuais irregularidades, mas não há evidências públicas contra ela.
Alfredo Gaspar mencionou a possibilidade de convocá-la durante uma discussão com Eliziane Gama na sessão da CPMI desta quinta-feira (18). A senadora reclamava de um suposto tratamento desigual entre homens e mulheres na comissão.
“Quero dizer para o senhor tratar as mulheres como o senhor trata os homens. O senhor trata com muito respeito e muita educação, as mulheres também precisam ser tratadas com a mesma educação”, afirmou a senadora.
Gaspar respondeu dizendo que a comissão “não é um circo” e pediu respeito: “A senhora me respeite. Eu não tratei ninguém mal”. Não houve nenhum indício ou fala evidente do relator contra mulheres ou especificamente contra a senadora.
Eliziane interrompeu a fala e rebateu: “Vai vir de tigrão para cima de mim? Me respeite o senhor, deputado. Vossa Excelência pensa que está falando com quem? Quando é para falar com mulher é desse jeito, mas com homem é de uma educação”.
Na sequência, o relator retrucou: “A senhora não se preocupe. A senhora está preocupada com sua irmã ser convocada”. Ele em seguida foi acusado por Eliziane e por parlamentares governistas de ameaçar a senadora ao mencionar sua irmã.
Em seguida houve uma discussão acalorada. O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG) mandou retirar o bate-boca dos registros da CPMI.
Captura de Maduro pelos EUA desgasta Lula e pode afetar eleições presidenciais no Brasil
Quem é quem no julgamento de Maduro e o que acontece após ele se declarar inocente
Queda de Maduro só deve afetar preços do petróleo no médio prazo
Região do palácio presidencial da Venezuela tem tiroteio após posse de vice de Maduro