• Carregando...

- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a ideia do semipresidencialismo, defendida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL)

*) Não é a primeira vez que este tema aparece. Volta e meia ele está no noticiário: é uma eventual possibilidade de mudança no sistema de governo do Brasil. No caso, o semipresidencialismo.

A ideia conta com um grande apoio do atual presidente da Câmara dos Deputados, o poderoso Arthur Lira (PP-AL). Ele tem sugerido que esse modelo, no qual o presidente divide o poder com um primeiro-ministro eleito pelo Congresso, possa ser introduzido em 2030 ou 2034.

Assim, não prejudicaria um eventual próximo mandato do atual presidente da República ou o do sucessor dele.

Na visão de Arthur Lira, o semipresidencialismo aumentaria a estabilidade política. Isso porque, durante crises, o sistema tem ferramentas mais rápidas para substituir um primeiro-ministro. Não é necessário o sempre longo e desgastante processo de impeachment.

Neste episódio do podcast 15 Minutos nós conversamos sobre essa ideia de semipresidencialismo defendida por Arthur Lira e sobre o que dizem especialistas em relação ao tema. O convidado é o Sílvio Ribas, que é editor da equipe de República da Gazeta do Povo em Brasília.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]