Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...

- De acordo com o presidente da Câmara, Arthur Lira, a possibilidade discutida é a de que um novo modelo, como o semipresidencialismo, entre em vigor a partir das eleições de 2026.

*) O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu recentemente que o Congresso discuta mudanças no sistema atual de governo do Brasil, com a justificativa de dar mais estabilidade para o Executivo.

O modelo que Arthur Lira cita é o semipresidencialismo, uma mistura do modelo presidencialista atual com a flexibilidade do parlamentarismo.

“Todo presidente eleito depois da redemocratização teve pedidos de impeachment feitos. Uns aprovados, outros rejeitados. Já que estamos discutindo reformas eleitorais, que a gente já possa prever que em 2026 mude definitivamente esse sistema no Brasil. Em vez de presidencialismo, para semipresidencialismo ou parlamentarismo”, disse Lira em entrevista à CNN Brasil.

A proposta deste episódio do podcast é entender como funcionaria exatamente esse modelo, o que é preciso para que, eventualmente, ele seja implantado e quem é a favor das mudanças, além do presidente da Câmara.

O Wesley Oliveira, repórter da Gazeta do Povo em Brasília, assina matéria sobre o tema e é o convidado deste episódio do podcast 15 Minutos. 

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.

gazetadopovo

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]