• Carregando...
Sérgio Carbal
Ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Condenado a mais de 400 anos de prisão, o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral afirmou que pensa em ser candidato a deputado federal nas eleições de 2026. A declaração foi dada ao jornalista Eduardo Tchao, durante seu podcast Papo com Cabral.

“É um cargo que nunca exerci e que eu gostaria de ver a pluralidade brasileira, conhecer mais o Brasil profundamente. Com mais de 500 deputados federais, você vai entender mais o Brasil e defender o Rio de Janeiro”, afirmou Cabral.

Durante o programa, o ex-governador afirmou que a candidatura só ser possível se a Justiça “permitir”. Cabral está impedido de concorrer a cargos eletivos pela lei da Ficha Limpa, já que ele foi condenado em segunda instância.

Cabral preso durante a Operação Lava Jato em 2016 em investigações sobre supostas propinas recebidas nas obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, da Petrobras. As ações penais contra ele somavam mais de 430 anos de prisão, em 24 condenações. Os prejuízos estimados aos cofres públicos passam de R$ 220 milhões.

Em dezembro do ano passado, a 13ª Vara Federal de Curitiba, no Paraná, concedeu alvará de soltura, transferindo a pena para prisão domiciliar. O argumento se baseou na Operação Spoofing, que considerou a atuação do então juíz Sérgio Moro, que era o responsável pela Lava Jato, como "parcial". Apesar disso, Cabral ainda responde a outras 19 condenações proferidas pelo juiz Marcelo Bretas. O magistrado foi afastado por suspeitas de desvio de conduta.

Já em fevereiro deste ano, a Justiça revogou a última ordem de prisão e manteve o uso de tornozeleira eletrônica e demais medidas cautelares.

Além de governador entre 2007 e 2014, Cabral foi deputado estadual de 1991 a 2003, sendo presidente da Assembleia Legislativa, e senador de 2003 a 2006.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]