Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...

O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes. Ouça abaixo!

***

#10: As derrotas de Sergio Moro na política; gastança no Senado; overdose de Brasileirão

Sinopse - 12 de julho

1) O ministro Sergio Moro, da Justiça, não tem vida fácil em Brasília. Em meio ao trabalho jornalístico do The Intercept, com divulgação de supostos diálogos do ex-juiz da Lava-Jato com procuradores, Moro vem sofrendo desgaste contínuo no meio político. Senado já tirou a exclusão de pena para agentes que cometem delitos sob ''forte emoção', uma das ideias do polêmico pacote anticrime; depois a câmara rejeitou a ideia de transformar em lei a figura da prisão em segunda instância, outro ponto importante do conjunto de normas para combater o crime. Para completar, a vaga para ocupar uma das 11 cadeiras no Supremo Tribunal Federal (algo que Moro considera 'ganhar na loteria) começa a subir no telhado. Fernando Martins, editor de República, fala desse momento difícil do ministro da Justiça.

2) O "novo Senado" continua o mesmo de sempre. As despesas com autopropaganda, consultorias, escritórios nos estados, passagens aéreas, viagens internacionais, combustível, aluguel de carros e aviões, e correios já custaram R$ 12 milhões aos cofres públicos no primeiro semestre deste ano. Tem até “chá de panela” bancado pelo contribuinte. Lúcio Vaz, de Brasília, conta quem são os campeões de gasto.

3) O Brasileirão, enfim, está de volta. Após quase um mês de paralisação, o campeonato nacional volta com tudo a partir de sábado. E os clubes não terão vida fácil até o fim do ano. Graças à pausa da Copa América o já bagunçado calendário do futebol ficou ainda pior. Jogo atrás de jogo até o primeiro final de semana de dezembro, data da última rodada da competição. O editor de esportes Adriano Ribeiro, o 'Professor' do blog Cartoleiros, comenta os desafios para a maratona que se aproxima.

***Ficha técnica - 15 Minutos

O ’15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Fernando Rudnick, Vivaldo de Sousa Neto e Jenifer Ribeiro; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]