Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Processo de extradição

STF envia ao Ministério da Justiça pedido formal de extradição de Zambelli

STF envia ao Ministério da Justiça pedido formal de extradição de Zambelli
Pedido de extradição formal foi enviado após a Primeira Turma do STF declarar a condenação definitiva de Zambelli. (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) pediu formalmente nesta terça-feira (11) ao Ministério da Justiça a extradição da deputada Carla Zambelli (PL-SP), considerada foragida pela Justiça. O ofício foi encaminhado pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

A parlamentar deixou o Brasil após ser condenada a 10 anos e 8 meses de prisão, perda do mandato e pagamento de multa de R$ 2 milhões pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023.

Na semana passada, a Primeira Turma do STF rejeitou o último recurso da defesa de Zambelli e tornou a condenação definitiva. Com isso, a pena já pode começar a ser cumprida. No último dia 3, a deputada anunciou que estava nos Estados Unidos e, posteriormente, viajou para a Itália.

VEJA TAMBÉM:

Moraes decretou a prisão preventiva de Zambelli, solicitou a inclusão do nome dela na lista de difusão vermelha da Interpol e determinou uma série de medidas cautelares. O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), órgão do Ministério da Justiça, é o responsável por dar seguimento ao pedido.

Zambelli afirmou nesta terça-feira (10) que pretende se apresentar às autoridades italianas assim que o MJ pedir sua extradição, pois quer permanecer no país de forma regular. Após o anúncio de Zambelli, Moraes abriu um novo inquérito contra ela para apurar a suposta prática dos crimes de coação no curso do processo e obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa.

O hacker Walter Delgatti Neto, que teria atuado a mando de Zambelli, foi condenado a 8 anos e 3 meses de reclusão, inicialmente em regime fechado, além do pagamento solidário da multa de R$ 2 milhões. A defesa de Delgatti alegou que o hacker agiu motivado por promessas feitas pela deputada de recompensas financeiras e de um possível emprego.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.