i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Inquérito policial

MPF investiga fogos de artifício contra STF. Que crimes os manifestantes podem ter cometido?

  • PorGazeta do Povo, com Estadão Conteúdo
  • 15/06/2020 11:13
Manifestação em frente ao prédio do STF
Manifestação em frente ao prédio do STF: xingamentos contra ministros e lançamento de fogos de artifício contra o edifício no sábado (13) à noite podem ser enquadrados na Lei de Segurança Nacional.| Foto: Evaristo Sá/AFP

Os manifestantes autodenominados "300 do Brasil" que dispararam fogos de artifício contra o edifício do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, podem ter cometido crimes tipificados em três leis diferentes, segundo análise prévia da Procuradoria da República no Distrito Federal.

Na noite do último sábado (13), cerca de 30 pessoas lançaram fogos para simular um ataque à sede do poder Judiciário. Vídeos nas redes sociais mostram a ação dos manifestantes. "Isso é para mostrar ao STF e ao GDF [Governo do Distrito Federal] que nós não vamos 'arregar'. Repararam que ângulo dos fogos está diferente da última vez? Se preparem, Supremo dos bandidos, aqui é o povo que manda. Tá entendendo o recado?", ameaçou um manifestante em um dos vídeos.

Em outro vídeo, a voz de um homem profere insultos e menciona alguns nomes de ministros. "Desafiem o povo. Vocês vão cair. Nós vamos derrubar vocês, seus comunistas", disse o manifestante.

No domingo (14), o Ministério Público Federal determinou com urgência a abertura de um inquérito policial para investigar a conduta dos manifestantes, que costumam se vestir de verde e amarelo e são reconhecidos apoiadores do governo Jair Bolsonaro. Eles estavam acampados há meses na Esplanada dos Ministérios, mas foram desalojados no sábado, após ação da Polícia Militar do Distrito Federal.

Segundo o despacho do MPF do DF, o ato do grupo "300 do Brasil" pode ser enquadrado na Lei de Segurança Nacional; no Código Penal em trecho que trata dos crimes contra a honra; e na Lei de Crimes Ambientais por abranger área tombada como Patrimônio Histórico Federal. Mas o que as leis citadas pelos procuradores dizem:

A Lei de Segurança Nacional (nº 7.170/83) define os crimes contra a segurança nacional, a ordem política e social, estabelece seu processo e julgamento e dá outras providências. A rigor, os manifestantes podem ter infringido vários artigos da lei, com destaque para dois deles:.

O artigo 26 diz que é crime passível de punição com reclusão de 1 a 4 anos "caluniar ou difamar o Presidente da República, o do Senado Federal, o da Câmara dos Deputados ou o do Supremo Tribunal Federal, imputando-lhes fato definido como crime ou fato ofensivo à reputação".

Já o artigo 20, que prevê pena de reclusão de 3 a 10 anos e afirma ser proibido "devastar, saquear, extorquir, roubar, sequestrar, manter em cárcere privado, incendiar, depredar, provocar explosão, praticar atentado pessoal ou atos de terrorismo, por inconformismo político ou para obtenção de fundos destinados à manutenção de organizações políticas clandestinas ou subversivas".

Em suas manifestações, os autointitulados 300 do Brasil costumam defender também o fechamento do STF e do Congresso, e uma intervenção das Forças Armadas, o que caracteriza um golpe contra as instituições democráticas. Se o Ministério Público entender que a ação com fogos de artifício caracteriza uma tentativa de atentar contra o regime democrático, os manifestantes podem também pode ser processados com base nos artigos 17 e 18.

O artigo 17 prevê pena de reclusão de 3 a 15 anos para quem "tentar mudar, com emprego de violência ou grave ameaça, a ordem, o regime vigente ou o Estado de Direito". Já o artigo 18 fala em punição de 2 a 6 anos de reclusão no caso de alguém "tentar impedir, com emprego de violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer dos Poderes da União ou dos Estados".

Casos de injúria e difamação contra ministros do STF

Manifestantes bolsonaristas simularam um ataque ao STF lançando fogos de artifício contra o prédio do tribunal no sábado (13) à noite.
Manifestantes bolsonaristas simularam um ataque ao STF lançando fogos de artifício contra o prédio do tribunal no sábado (13) à noite.| Reprodução/Twitter

O grupo que se manifestou contra o STF também pode responder a processo pelos crimes contra a honra previstos (difamação e injúria) no Código Penal Brasileiro (Lei nº 2.848/40).

O artigo 139 estabelece que é crime "difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação". Já o artigo 140 diz que é igualmente uma infração penal "injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro". Os crimes são puníveis com penas que variam de 30 dias a uma ano de detenção, mais multas, podendo ser agravados se houver o emprego de violência ou vias de fato.

O capítulo que trata dos crimes contra a hora prevê ainda o crime de calúnia (artigo 138), que estabelece ser vedado "caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime", com pena inicial de detenção que varia de seis meses a dois anos, mais multa.

Outra possível infração citada pela Procuradoria que pode ter sido cometida pela manifestação está prevista na Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98), que prevê sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

O artigo 65 da referida lei, prevista na seção que trata das infrações ao ordenamento urbano e ao patrimônio cultural, fala que é crime "pichar ou por outro meio conspurcar [sujar, manchar, deixar cair sujeira] edificação ou monumento urbano", sendo que o ato é agravado caso o ataque seja feito a monumento tombado em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico". Nesse caso, a pena prevista de é seis meses a um ano de detenção, além de multa fixada pelo juízo.

O prédio do STF, na Praça dos Três Poderes, integra o conjunto arquitetônico de Brasília projetado pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, que é tombado pela Unesco, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e governo do Distrito Federal.

Da legislação citada pelo MPF do DF, esta última parece ser a de enquadração menos provável. A Procuradoria solicitou perícia no local a fim de identificar e comprovar eventuais danos ocorridos ao edifício e resguardar provas processuais.

O documento que motivou o pedido de inquérito na Polícia Federal foi assinado por seis procuradores da República. Eles compõem um Grupo de Apoio designado para atuar em procedimentos relacionados ao combate a atos potencialmente lesivos ao regime representativo e democrático, à Federação e ao Estado de Direito, bem como ao livre exercício dos poderes constituídos. O grupo é formado por 11 procuradores da República no Distrito Federal e foi instituído em 4 de junho, por meio de portaria publicada pelo procurador-chefe da unidade, Cláudio Drewes.

A determinação para abertura de inquérito policial foi feita pela representante do MPF que estava de plantão no domingo. O procedimento tramita "sob caráter reservado por questões relacionadas à inteligência das informações" e deve ser distribuído nesta segunda-feira para um ofício criminal e outro de atuação relacionada ao patrimônio histórico e cultural da Procuradoria da República do Distrito Federal.

Seis membros do movimento "300 do Brasil" recebem ordem de prisão

A Polícia Federal (PF) cumpre ordens de prisão nesta segunda-feira (15), em Brasília, contra seis manifestantes do grupo "300 do Brasil". Entre os detidos está a ativista Sara Winter. As prisões foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, no âmbito do inquérito sobre a organização de atos antidemocráticos.

O inquérito foi aberto no dia 21 de abril, a pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, para apurar "fatos em tese delituosos" envolvendo a organização de atos no Dia do Exército (19 de abril) que contaram com palavras de ordem contra o STF e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, pedidos de intervenção militar e ainda faixas com inscrições favoráveis a um novo AI-5, o mais duro ato da ditadura (1964 a 1985).

Ao enviar o pedido de investigação ao STF, Aras disse que os "fatos em tese delituosos" foram cometidos "por vários cidadãos, inclusive deputados federais". A investigação foi aberta para verificar se houve violação à Lei de Segurança Nacional. Ao autorizar o inquérito, Moraes destacou que a Constituição "não permite o financiamento e a propagação de ideias contrárias à ordem constitucional e ao Estado Democrático, nem tampouco a realização de manifestações visando o rompimento do Estado de Direito".

Em princípio, as prisões não foram motivadas pelo ato com fogos de artifício do último sábado e nem com relação ao inquérito das fake news, também relado pelo ministro Moraes.

Toffoli também pede investigação sobra manifestação com fogos no STF e PGR acata

A Procuradoria-Geral da República (PGR) também autorizou a abertura de uma investigação preliminar sobre o ataque à sede do STF por apoiadores do presidente Bolsonaro. O movimento da PGR é resposta à solicitação do presidente da Corte para que se identifiquem e responsabilizem os participantes e financiadores do ato que usou fogos de artifício contra o prédio do Supremo. No pedido, Dias Toffoli cita inclusive “eventual organização criminosa” na realização da manifestação.

Em nota oficial, o presidente da Suprema Corte classificou o episódio contra o prédio do STF como um ataque ao Supremo e "a todas as instituições democraticamente constituídas". "Financiadas ilegalmente, essas atitudes têm sido reiteradas e estimuladas por uma minoria da população e por integrantes do próprio Estado apesar da tentativa de diálogo que o Supremo Tribunal Federal tenta estabelecer com todos — Poderes, instituições e sociedade civil, em prol do progresso da nação brasileira."

O presidente do STF resolveu representar contra Renan da Silva Sena, apontado como um dos mentores do lançamento de artefatos explosivos contra o prédio do STF, e outros envolvidos que forem identificados. Sena foi preso pela Polícia Civil do DF ainda no domingo. Ele foi identificado como a voz em um dos vídeos da manifestação de sábado à noite que circulam nas redes sociais com xingamentos aos ministros da Corte.

Sena é ex-funcionário do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e um dos líderes do grupo 300 do Brasil que prega o fechamento do Congresso e do STF. O ativista também foi flagrado, no dia 1.º de maio, agredindo uma enfermeira que participava de um ato a favor do isolamento social na Praça dos Três Poderes.

O despacho da PGR, assinado pelo procurador João Paulo Lordelo, autorizou a abertura de uma notícia de fato criminal, procedimento anterior ao inquérito, para que sejam reunidos elementos mínimos para que a investigação continue na procuradoria, uma vez que os suspeitos — inclusive Sena — não tem foro privilegiado.

As informações do procedimento deverão ser repassadas ao vice-procurador-geral, Humberto Jacques de Medeiros, que já conduz inquérito sobre atos antidemocráticos e contra o STF. Além da PGR, a representação foi encaminhada à Polícia Federal, à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e ao ministro Alexandre de Moraes, que conduz o inquérito das fake news, aberto para investigar ataques ao Supremo e a outras instituições.

Militantes haviam sido expulsos de acampamento horas antes

A manifestação do grupo "300 do Brasil" ocorreu no mesmo dia em que o acampamento deles na Esplanada dos Ministérios foi desmontado em uma operação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e o DF Legal, órgão de fiscalização na capital. Os agentes chegaram a usar spray de pimenta contra os manifestantes para cumprir a ordem de desocupação

Em nota conjunta, o DF Legal e a SSP informaram que "os manifestantes ocupavam área pública, na Esplanada dos Ministérios, o que não é permitido". Além disso, as pastas informaram que os grupos descumpriam decreto que proíbe aglomerações com mais de 100 pessoas em eventos que demandem a autorização prévia do GDF, em razão da pandemia do novo coronavírus. "Houve diversas tentativas de negociação para a desocupação da área, mas não houve acordo. Os acampamentos foram desmontados sem confronto", consta na nota da SSP e DF Legal.

Horas depois, da manifestação em frente ao prédio do STF, os ativistas também xingaram o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Em um dos vídeos divulgados nas redes sociais, um dos manifestantes chama o chefe do Executivo local de "comunista safado" e diz que os fogos também são para ele.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news, repudiou as agressões. "O STF jamais se curvará ante agressões covardes de verdadeiras organizações criminosas financiadas por grupos antidemocráticos que desrespeitam a Constituição Federal, a Democracia e o Estado de Direito. A lei será rigorosamente aplicada e a Justiça prevalecerá", publicou em uma rede social.

43 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 43 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • F

    Freitas

    ± 1 dias

    "A Procuradoria-Geral da República (PGR) divulgou nota confirmando a prisão de seis militantes bolsonaristas suspeitos de captar recursos e organizar atos contra a democracia. Os mandados de prisão foram cumpridos no âmbito do inquérito aberto a pedido da PGR para apurar a organização de atos antidemocráticos."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • V

      Valter Furtado de Carvalho Junior

      ± 2 dias

      Parei quando li que crimes contra a pessoa, como calúnia e injuria, podem ser aplicados ao caso. É muita ginástica mental e desinformação.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • R

        Ricardo Diniz Garcia de Madureira

        ± 2 dias

        Liberdade de expressão é só quando convém? Vergonha.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          JOSMAR PORTUGAL VAZ

          ± 2 dias

          Vamos analisar friamente: ninguém quebrou nada, ninguém foi agredido moralmente , a constituição não foi atacada e no final o stf que , na verdade é minúsculo e não representa o país foi presenteado com uma salva de belos fogos de artifícios. Se persarmos bem quantos homens ladrões receberam deste órgão varios HC depois de roubarem o povo brasileiro, entre eles o maior bandido e ladrão da nossa história o Luladrão? O stf é ridículo. É um vaso sanitário cheio de bostaaa.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • G

            Gilson

            ± 2 dias

            O que os filhos dos intelectuais vão ser quando se formar nas universidades pagas pela massa trabalhadora? políticos? talvez. empreendedor/empregador? não, dá muito trabalho e tem que levantar cedo. Isto sim, eles vão disputar vaga entre eles mesmos para um cargo público pra ganhar entre 15 e 50 mil reais, trabalha 3 dias na semana e desce pra praia nos feriados prolongados. A massa trabalhadora que ajudou a elite se formar agora tem que sustentar a insustentável máquina pública. Bolsonaro é a ameaça, entende por que querem tirá-lo? a profissão de funcionário público acabou!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • Z

              Zenão

              ± 2 dias

              esquerda, direita, centro, quando olham para seus interesses pessoais e políticos, em prejuízo do país e da nação, viram farinha do mesmo ****; instituições, querem respeito, aprendam a respeitar o povo; chega de égo e irresponsabilidade; que impere o diálogo, o respeito, o bom senso e a responsabilidade para construirmos um país melhor.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • Z

                Zenão

                ± 2 dias

                algumas altas autoridades do país, em todos os poderes, precisam falar menos e trabalhar mais; necessitam deixar o ego, a vaidade, seus interesses pessoais e políticos de lado, ainda mais nesse período tão difícil; o país está de joelhos e de canequinha na mão e ainda tem esse problemão chamado coronavírus; o país precisa de união para sair dessa crise ética, política, econômica e sanitária sem precedentes; e a imprensa precisa ser mais ética e parar de jogar lenha no fogo; parem de fazer intrigas, pois isso não ajuda em nada; bando de são noção; vejam o sofrimento do povo!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • Z

                  Zenão

                  ± 2 dias

                  Engraçado: que providencia tomaram contra aquele movimento que disse que iriam derrubar o presidente da república? isso não é ameça e não causa instabilidade e intenta contra o poder executivo e a tão falada democracia? e o que fizeram contra aqueles que xingam, humilham e acusam o presidente da república de facista, meliciano etc. etc. etc.; dois pesos e duas medidas! depois querem respeito e credibilidade.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Luiz Jr

                    ± 2 dias

                    Bolsonaro vive sendo chamado de bozo, nazista, misógino, ele não, mas nunca usou a lei de difamação, ou sequer proibiu as manifestações contrárias. Quem é autoritário??? O povo não pode expressar sua indignação? Esse STF é podre!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • J

                      J A Schmidt

                      ± 2 dias

                      Deixa eu entender, chamar Bolsonaro de nazista e pedir sua morte nas mídias socias é liberdade democrática de expressão, agora criticar o STF e seus Ministros é crime ?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • R

                        Ronald Facury Wigg

                        ± 2 dias

                        O MST por duas vezes invadiu o STF e o apartamento do de Carmen Lúcia e pichou tudo. Eu não entendo esse factoide que querem dar aos manifestantes. Eu me considero um homem equilibrado, já estou sentindo náuseas de STF; não da para continuar ver esse tribunal instigando tanto a instabilidade política e econômica, além de violar a própria constituição, e ninguém faz nada. É uma turma que não merece estar lá, e mais parecem comentaristas políticos que juízes. É repugnante.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • R

                          Ronald Facury Wigg

                          ± 2 dias

                          Que delito cometeu os pró conservadores?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • V

                        valcirio volpato

                        ± 2 dias

                        Poderiam investigar aquela turma que colocou fogo no Ministerio da Agricultura tambem. Acho que colocar fogo em Ministerio deve ser mais grave que soltar foguete.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Rocha Dias

                          ± 2 dias

                          Pena que essa coleção de violações legais não aparecem, e tão rapidamente, nos casos que envolvem políticos, partidos ou esquemas de corrupção. Justiça agora se mostrando muito eficiente! Não sei se rio ou choro.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Raulino Sales

                            ± 2 dias

                            A defesa vai alegar que se trata de comemoração neste mês de festas juninas e que as palavras injuriosas foram ditas por pessoas desvinculadas do ato, para prejudicar os manifestantes. Nenhum dos argumentos persistem: crimes contra a segurança nacional, contra a honra e ambiental. Está na hora dos Chefes da Administração Pública se unirem com firme propósito de acabar com essa briga de comadres, neste momento de terror que a humanidade enfrenta, com os governantes cegos e o povo amedrontado pela ameaça biológica advinda das lideranças comunistas da China no intuito do poder político mundial.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • T

                              THIAGO

                              ± 2 dias

                              O PROBLEMA DO NOSSO BRASIL É QUE O STF É COMPOSTO POR POLÍTICOS E NÃO POR COMPETÊNCIA...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • B

                                Bruno Toso

                                ± 2 dias

                                Fogos de artifício costumam ser usados para comemorar. Vai que era uma homenagem ao STF, quem sabe...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • G

                                  Guilherme Tavares Malizia Alves

                                  ± 2 dias

                                  Quando eram só os presidentes que o Brasil teve sendo xingados, o STF e o congresso não se importavam com a lei.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Alex Juliano

                                    ± 2 dias

                                    A Ditadura chegou. E veio pelas mãos do Judiciário.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      F.H.O

                                      ± 2 dias

                                      No meu entendimento existem 2 grupos. Os Pro-Fascistas e os Anti-Fascistas. Ambos baderneiros, idealistas e revolucionários. Não tem santo em nenhum desses grupos. Então que ambos paguem por seus delitos na justiça. Vamos pelo menos manter a "ordem" já que o "progresso" está difícil.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

                                        ± 2 dias

                                        Isac Newton tinha rasão: Cada ação produz uma reação de igual intensidade em sentido contrário.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          Jorge Dias

                                          ± 2 dias

                                          #P.Q.P._S.T.F.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            Anderson Coelho

                                            ± 2 dias

                                            No fim isso pode configurar o quê? qual foi o atentado? Algum jurista para ajudar?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Marco Polo

                                              ± 2 dias

                                              Para o submundo do crime, qualquer ação contrária aos seus interesses é ávidamente rechaçada principalmente com ilicitudes. O STF há anos atua contra a ordem e a própria Constituição que deveria proteger. Não nos dá outra opção!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                Jose Barcelos

                                                ± 2 dias

                                                Engraçado, até parece que estamos vivendo nos anos do militarismo quando era proibido a manifestação de expressão pelos cidadãos. Só que agora os comunistas mudaram de posição, estão nos poderes constituídos.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  APJr

                                                  ± 2 dias

                                                  No Brasil desse STF soltar fogos de artifício, virou crime e dá cadeia !! Agora, botar na rua criminosos julgados e condenados, e impedir quem tem dinheiro de ser preso, dá nada !! ESTE É O BRASIL DESSE STF E DESSE CONGRESSO NACIONAL !!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • E

                                                    ELIAS

                                                    ± 2 dias

                                                    A melhor maneira de evitar protesto do povo seria o STF deixar de ser uma ilha e tratar dos interesses do Brasil como prioridade...Falta exemplo de austeridade...Como pode um povo viver na miséria como a maioria dos brasileiros e ter um judiciario nababesco e perdulario...Pra dizer o minimo¹¹¹

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • F

                                                      Franklin

                                                      ± 2 dias

                                                      Bolsonaro é um democrata. Um exemplo de tolerância. Se quisesse, a maior parte da imprensa estava denunciada. "O artigo 26 diz que é crime passível de punição com reclusão de 1 a 4 anos "caluniar ou difamar o Presidente da República, o do Senado Federal, o da Câmara dos Deputados ou o do Supremo Tribunal Federal, imputando-lhes fato definido como crime ou fato ofensivo à reputação"."

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      1 Respostas
                                                      • Z

                                                        Zenão

                                                        ± 2 dias

                                                        A LSN não vale quando a vítima é o presidente amigão!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • J

                                                      JOAO PYPCAK FILHO

                                                      ± 2 dias

                                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        José Olimpio de Castro Neto

                                                        ± 2 dias

                                                        Sei...e os caras que xingam o presidente de nazista, e pregam a morte dele em vídeos ? Vão ser presos também ? E os anti-fascistas que picham e depredam monumentos públicos ? Vão ser presos também ? Só prá saber...

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • F

                                                          F.H.O

                                                          ± 2 dias

                                                          A lei tem q ser igual pra todos. Agora me pergunto .... será que os verdadeiros grupos revolucionários... estão preocupados com lei...?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • F

                                                        F.H.O

                                                        ± 2 dias

                                                        Bando de baderneiros.... Parece o grupo anti-fascista depredando patrimônio publico.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • C

                                                          Clodoaldo

                                                          ± 2 dias

                                                          Pena que os militares das forças armadas estão dormindo em berço explêndido e ainda não acabaram com essa bandalheira do STF e Congresso.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • H

                                                            Heinz Egon Landgraf

                                                            ± 2 dias

                                                            Se difamar e caluniar o Presidente da República é crime tipificado na LSN, então o MPF deveria mandar investigar metade de todos os jornalistas de todo o país.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • T

                                                              T!

                                                              ± 2 dias

                                                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • L

                                                                Laércio Ney

                                                                ± 2 dias

                                                                Essa moça está sendo presa por falar o que pensa e soltar fogos de artifício ? É uma terrorista, mesmo ... Se ao menos ela estivesse com um boné vermelho poderia invadir o prédio, quebrar as vidraças e os equipamentos de escritório, computadores, que seria chamada de manifestante a favor da democracia ...

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                1 Respostas
                                                                • J

                                                                  José Olimpio de Castro Neto

                                                                  ± 2 dias

                                                                  Poderia , inclusive, tocar fogo em prédio público por ter seu direito feminista atacado.....tudo com apoio da mídia !

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                              • N

                                                                Nico Gavelick

                                                                ± 2 dias

                                                                Os manifestantes mais radicais estão errados, mas isso não torna correto o comportamento do STF. Aliás, esta Lei de Segurança Nacional é uma aberração. Além de ser afronta à liberdade de expressão, costuma atingir apenas um dos lados. É só pensar na quantidade de gente que chama Bolsonaro de miliciano. Pela letra de lei, isso é crime. Ou seja, se a lei fosse levada a sério em todas as circunstâncias, metade do país estaria na cadeia.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • P

                                                                  Pedro tenvia

                                                                  ± 2 dias

                                                                  Pelo visto o artigo 26, só se aplica ao STF, pois ministro do STF chamar o presidente do país de candidato a nazista não é crime. É o PT através de seus ministros quem de fato manda no Brasil. Deve ser isto que José Dirceu quis dizer quando disse: "nosso projeto é a tomada do poder e isto é muito diferente de vencer uma eleição", pois agora o Stf tem no mínimo sete petistas no comando sem contar os simpatizantes que acho que é o restante, assim fica difícil vermos democracia no Brasil.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • G

                                                                    Gustavo Gomes

                                                                    ± 2 dias

                                                                    é um artigo polêmico, remete muito a censura...certeza se fosse mais aplicado no Brasil ia viriar um regime de poderes, tanto esquerda quanto direita iriam tombar

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • M

                                                                      MateusMS

                                                                      ± 2 dias

                                                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      Fim dos comentários.