i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Pedalada constitucional

Os bastidores da “reviravolta” no STF que proibiu a reeleição de Maia e Alcolumbre

  • 07/12/2020 15:17
O que pesou para o STF barrar a reeleição de Rodrigo Maia e davi Alcolumbre
Gilmar Mendes ao lado de Luiz Fux com Rosa Weber ao fundo| Foto: Dorivan Marinho/STF

Durante a semana passada, integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) tinham convicção de que a Corte iria liberar a reeleição dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Embora houvesse uma sensação clara de constrangimento com o assunto, ministros do Supremo admitiam que prevaleceria a tese de que o STF não iria intervir em uma questão interna corporis do Congresso Nacional.

Entretanto, no fim de semana, em virtude de uma forte pressão popular, da imprensa e de vários integrantes do Judiciário, o cenário mudou. E o STF barrou a reeleição de Maia e Alcolumbre no julgamento do plenário virtual.

Três ministros foram considerados fundamentais nessa “virada”: Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e o presidente do STF, Luiz Fux.

De acordo com integrantes do STF ouvidos em caráter reservado pela Gazeta do Povo, prevaleceu, no final das contas, o óbvio: o Supremo, como guardião da Constituição, não poderia ser o primeiro a fazer uma interpretação difusa da Carta Magna. Isso porque o artigo 57 da Constituição, em seu 4º parágrafo, é cristalino ao vedar a reeleição nas mesas diretoras de Câmara e Senado em uma mesma legislatura.

Durante o final de semana, tanto Barroso quanto Fux, que eram apontados como votos favoráveis à reeleição de Maia e Alcolumbre, foram convencidos a mudar seu entendimento.

Fux foi além. Ponderou com membros de seu gabinete o nível de desgaste da Corte caso o tribunal liberasse o instituto da reeleição na Câmara e Senado, mesmo sem emenda constitucional que autorizasse a medida. O diagnóstico era claro: se deputados e senadores fugiram do desgaste de aprovar uma reeleição nas duas casas, não seria o Supremo que arcaria com a repercussão negativa da medida.

Estratégia para aprovar a reeleição no STF foi "tiro pela culatra"

Inicialmente, a estratégia adotada pelo ministro Gilmar Mendes, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pelo PTB de Roberto Jefferson, que visava vetar a reeleição no Congresso, foi considerada interessante dentro do STF. Ao jogar o caso para o plenário virtual, imaginava-se que o tribunal teria um desgaste menor ao se aprovar a “pedalada constitucional”. Fugindo dos holofotes da TV Justiça, criava-se um ambiente propício para fugir das críticas em geral. No plenário virtual, os ministros jogam seus votos por escrito no sistema do Supremo, e a sessão não é transmitida.

Contudo, a emenda saiu pior que o soneto. E por culpa do próprio Gilmar Mendes, na visão de alguns ministros, ao se manifestar de forma precoce em favor da reeleição no Congresso. O julgamento no plenário começou na sexta-feira (4) e podia se estender até o dia 11. Mas os primeiros votos foram colocados no sistema já durante a madrugada no primeiro dia – incluindo o de Mendes.

Também votaram na sexta Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Nunes Marques, Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia. Assim como Mendes, votaram para liberar a reeleição de Maia e Alcolumbre os ministros Lewandowski, Toffoli e Moraes. Marques vetou o benefício para Rodrigo Maia, mas autorizou a reeleição no Senado. Só Marco Aurélio e Cármen Lúcia foram contra – e eles só se manifestarem após todos os votos a favor já terem sido divulgados, quando as críticas ao STF já eram fortes.

A avaliação foi de que Gilmar Mendes atraiu de forma antecipada as críticas da população, de setores do Congresso e da imprensa. De defensor das legalidades, o STF passou a ser visto como chancelador de ilegalidades. Dessa forma, os demais ministros viram-se obrigados a recuar.

Ao ser o primeiro a divergir, o ministro Marco Aurélio deu a senha aos demais votos. Para ele, é “inaceitável que as Casas Legislativas disponham conforme as conveniências reinantes, cada qual adotando um critério, ao bel-prazer, à luz de interesses momentâneos”. “A tese não é, para certos segmentos, agradável, mas não ocupo, ou melhor, ninguém ocupa, neste Tribunal, cadeira voltada a relações públicas. A reeleição, em si, está em moda, mas não se pode colocar em plano secundário o § 4º do artigo 57 da Constituição Federal”, relatou o ministro em seu voto.

Em seguida, votou pela divergência a ministra Cármen Lúcia. O voto de Cármen contra a reeleição era esperado. No sábado, Rosa Weber votou, e surpreendeu os colegas. Em geral, a ministra opta por não interferir em questões internas da Câmara e Senado.

“Como se sabe, nenhuma técnica de interpretação constitucional ostenta posição de ascendência sobre as demais. Inexiste uma relação de superioridade e subordinação entre métodos exegéticos distintos”, disse a ministra Rosa Weber em seu voto.

Foi a brecha para que os últimos três votos – Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux, inseridos no sistema na noite de domingo (6) – seguissem o mesmo caminho de impor derrotas a Maia e Alcolumbre.

Mesmo com o voto de Rosa, a ala do STF em favor da reeleição na Câmara e Senado acreditava que Fux e Barroso poderiam manteriam o entendimento que beneficiaria Maia e Alcolumbre. Principalmente o presidente do STF, Luiz Fux. Gilmar Mendes acreditava que Fux votaria em favor da reeleição nas duas casas. Por auxiliares, Fux deu entendimentos que alimentavam a esperança de Mendes. Ao final, não foi o que aconteceu. O presidente do Supremo foi o último a votar e, tido como o voto de minerva, definiu o placar para vetar a recondução de Maia e Alcolumbre aos seus respectivos cargos. A interlocutores, Gilmar disse que Fux “jogou para a plateia” e que expôs os colegas de Corte.

Em seu voto, Fux tentou amenizar um eventual desconforto ao jogar para o Congresso a responsabilidade pela saia-justa ao ser obrigado a intervir em uma questão que poderia ter sido equacionada pelos próprios parlamentares. “A questão em debate descortina aspecto da jurisdição que merece reflexão. A judicialização excessiva – e, não raro, prematura – de conflitos eminentemente políticos empobrece os espaços de interlocução democrática e instiga o Poder Judiciário a intervir em questões que poderiam ter sido solucionadas satisfatoriamente através dos mecanismos típicos do processo político-democrático”, disse o ministro em seu voto.

Fux foi além e descreveu que “não compete ao Poder Judiciário funcionar como atalho para a obtenção facilitada de providências perfeitamente alcançáveis no bojo do processo político-democrático, ainda mais quando, para tal mister, pretende-se desprestigiar a regra constitucional em vigor”.

42 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 42 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • T

    Tony

    09/12/2020 14:34:27

    Esse Gilmar Mender é um lunático! Ele vota a favor de um cambalacho e ainda critica quem votou contra, típico de um esquerdista lunático... quem não é a favor da nossa pauta é fascista, misógino, homofóbico, racista... Debilóide!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      Carlos Roberto

      08/12/2020 15:38:49

      ....questão interna corporis do Congresso Nacional ??? Era um cambalacho à Constituição Federal....Este supremo está a serviço dos interesse de políticos nojentos!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • W

        WesFig

        08/12/2020 14:41:34

        Por um lado um STF desejoso de mandar no país, legislando. Por outro, umas casas legislativas de péssima qualidade, incapazes de ler e respeitar a constituição. Daí a necessidade de judicializar coisas que não se judicializava antes, por pura vergonha na cara de propor absurdos que hoje são corriqueiros... A constituição de Capistrano de Abreu deveria valer, com seus dois artigos sensacionais - 1o. todo cidadão tem que ter vergonha na cara; 2o. revogam-se as disposições em contrário...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • S

          Sergio

          08/12/2020 14:18:33

          A Corte assim como o Senado tá uma verdadeira bagunça. E o país ficou uns dois meses viciados nesse imbróglio de reeleição em plena pandemia e indo para o buraco. Pareceu simples e claro o impedimento legal. O Senado insistiu na "cagada" e tirou o corpo fora e mandou para outra casa a "solução" ou jogou no ventilador. E ainda, membros do STF fez cada voto "forçado" que deu arrepio a qualquer estudante de direito.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • G

            Gustavo Achkar

            08/12/2020 13:51:10

            nao tem ministro pior q o gilmar mendes VENDIDO

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • R

              Ricardo Amaral

              08/12/2020 13:08:59

              Gigi Beiçola como sempre defendendo **** e fugindo da responsabilidade. Eu tenho cópia da constituição em casa e o paragrafo 4o. do artigo 57 é objetivo: reeleição na mesma legislatura não pode , caspite !! O Maia se beneficiou de terminar o mandato do Cunha, ter sua vez e ainda ter mudado de legislatura...quase 5 anos...quer mais o quê ?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Marcello

                08/12/2020 12:52:09

                O que mais preocupa são os 5 votos a favor. Em um texto absurdamente claro da Constituição que trata do assunto. Causa uma desconfiança na credibilidade da suprema corte do país. Seria cômico se não fosse trágico...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  Arion Gershenson

                  08/12/2020 11:38:19

                  O Senador Davi Alcolumbre e o Deputado Rodrigo Maia, agiram como golpistas ao ignorar a Constituição do Brasil. Lamentável!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Arys

                    08/12/2020 10:56:13

                    O senhor KASSIO - não devem esconder a grafia do seu nome, na sua primeira intervenção já mostrou a que veio. Tentou salvar o bakoré, que está sentado em cima dos pedidos de impeachment daqueles que julgarão um determinado senador. A pressão popular tem que ser, agora, em cima do senado para eleger um presidente decente que traga tais processos para apreciação do plenário. O senado da república está tão desmoralizado quanto o stf, desde que ajudou o famigerado lewan a rasgar a constituição. Há uma parte considerável de novos senadores e senadores que não chafurda no lamaçal - temos que prestigiá-los e permitir que consigam eleger alguém DECENTE.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      CSG

                      08/12/2020 10:49:45

                      Ou seja, os Ministros afinaram.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        Jarbas Paranhos

                        08/12/2020 10:47:03

                        In Fux we trust! Parabéns aos Ministros Fux e Barroso pela coragem e honradez!!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          MARCIO ROGERIO DAVID

                          08/12/2020 1:59:03

                          Digamos que foi 6 a 5,5. Pois, o indicado do Presidente conseguiu rasgar a Carta Magna para o Alcolumbre. E mantê-la intacta no caso do Maia. Que primeira impressão hem Presidente. Parabéns!!!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            MARCIO ROGERIO DAVID

                            08/12/2020 1:59:03

                            Digamos que foi 6 a 5,5. Pois, o indicado do Presidente conseguiu rasgar a Carta Magna para o Alcolumbre. E mantê-la intacta no caso do Maia. Que primeira impressão hem Presidente. Parabéns!!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Lucio Araripe de Abreu e Lima

                              08/12/2020 1:47:11

                              Lamentável é a tese de "passar o pano" na fria letra da Lei ainda ter recebido CINCO VOTOS. Todos os ministros quando foram sabatinados juraram de pés e mãos juntas GUARDAREM a Constituição de "aventureiros" políticos. Olhem bem, a tese aventureira TEVE CINCO VOTOS !!! CINCO VOTOS é sobre isso que se deve comentar. Simples assim. Lá no supremo existes CINCO cabeças extremamente maleáveis...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Cirilo Jardim

                                08/12/2020 1:33:38

                                Lamentável que a impressa tenha tantas informações confidenciais e veja uma questão óbvia como essa tomar enredo de novela. Partindo de um jornal sério como a Gazeta a informação é lamentável. Qual será então o peso e influência que outros órgãos da imprensa não impõe ao executivo, legislativo e judiciário? Estamos brincando de administrar o país???

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • G

                                  Geraldo Lucio Kroeff

                                  08/12/2020 0:42:24

                                  Qualquer **** pode interpretar a constituição quando diz que é vedada a reeleição. Como pode 5 não-**** interpretar de maneira diferente?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    CSG

                                    08/12/2020 0:37:33

                                    Agora quero ver o Bolso eleger seu candidato no congresso...

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • S

                                      Salo

                                      08/12/2020 0:02:39

                                      Decisão por um voto, lamentavel. Deveria ser unânime .

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • S

                                        Salo

                                        08/12/2020 0:02:38

                                        Decisão por um voto, lamentavel. Deveria ser unânime .

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Cético

                                          07/12/2020 23:58:12

                                          Por enquanto a constituição foi poupada, mas não podemos esmorecer. Vigiemos e oremos para não cairmos na tentação de reeleger ninguém. Pelo fim da reeleição, é esse o maior mal do país.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            Francisco G. Junior

                                            07/12/2020 23:57:12

                                            Diante de tantas decepções é bom ver que de vez em quando o STF consegue fazer prevalecer o óbvio. Destaco também a alegria de ver alguns ministros arrogantes, que todos sabem que são, com cara de caju sem o aj.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • O

                                              Otávio

                                              07/12/2020 23:55:20

                                              A que ponto chegamos. Temos um STF que julga pautado pela pressão popular. Foi-se o tempo que a base era a constituição. O último apaga a luz.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                Joaquim

                                                07/12/2020 23:42:41

                                                Os Ministros Fux, Fachin, Barroso, Marco Aurélio, Rosa Weber, e Carmem Lúcia salvaram a Constituição Federal. Infelizmente os rábulas disfarçados de magistrados ainda continuam subvertendo a Constituição Federal

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • R

                                                  Ricardo DSR

                                                  07/12/2020 23:55:09

                                                  Salvaram hoje, amanhã a história pode mudar. Fato é que estamos mal de Ministros... principalmente esse último que entrou

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                Jadoul

                                                07/12/2020 23:32:23

                                                Ponto para o STF! Certificado de "esperteza" para os Legislativos? As máscaras caem... dos políticos e das "vozes"

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • C

                                                  Celito Medeiros

                                                  07/12/2020 23:07:05

                                                  Salvou-se a Constituição, salvaram-se alguns Ministros, especialmente os que acompanhavam a repercussão junto ao Povo. Menos mal.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • L

                                                    Luiz

                                                    07/12/2020 23:02:35

                                                    Coimo assim ?!?!?!? quer dizer que os congressistas têm carta branca pra desrespeitar a constituição, tem liberdade pra decidir contrariamente ao que lá está escrito ??? me belisca pra ver se estou acordadeo ...

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • Z

                                                      Zyss

                                                      07/12/2020 22:52:24

                                                      Pressão da imprensa é o kct . Pressão popular

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • F

                                                        Francisco J. - 2019

                                                        07/12/2020 22:12:25

                                                        É devido a Presepadas Tristes, Vergonhosas, Toscas, como essa do sTF, que muitos até torcem pelo dia em que o Cabo e o Soldado adentrem aquele antro de Vaidades e de absoluto DESPREZO pelo Brasil.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • F

                                                          Francisco J. - 2019

                                                          07/12/2020 22:06:40

                                                          Apesar de muitos pesares, o Ministro Marco Aurélio é dos raros que tem posições de respeito à Constituição brasileira. E o Novo Ministro é, até aqui, apenas mais uma DECEPÇÃO.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • I

                                                            Inô Gazotti

                                                            07/12/2020 21:55:19

                                                            patético. não fosse a repercussão, estaria aprovado. o resultado não muda a clareza de que tipo de gente é constituída a referida corte

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • V

                                                              vanderlei zarpellon

                                                              07/12/2020 23:26:42

                                                              Um pior que outro !!! Que horror !!! A corte que deveria impor respeito e ser modelo, exemplo, balisa, virou motivo de chacota e de desrespeito por toda a sociedade, virou um lugar comum, sem muita importância, como diria bruno henrique do mengão: esse stf tá bem abaixo do patamá !!!!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • J

                                                            Jorge Vallim de Medeiros

                                                            07/12/2020 21:54:55

                                                            Proibiu-se o PROIBIDO, por estreita margem. Vergonha nacional esse stf. País surreal.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • M

                                                              marcio

                                                              07/12/2020 21:42:19

                                                              Gazeta, por favor, o novo ministro "conservador" nomeado pelo Bolsonaro, escolhido pelo Gilmar Mendes, chama-se Kássio. Kássio com K. Ou vão ceder ao pedido dele para omitirem o Kássio com K? Já tivemos que aguentar a presidentA impichada, agora chega, né?

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • J

                                                                João Martins Donizete

                                                                07/12/2020 21:40:44

                                                                6 a 5 já é uma vergonha nacional. Em algo clarividente 11 a 0 essa atual composição medíocre daquela corte ao menos traria alguma esperança que eles de fato fossem juízes constitucionalistas. Não são. Alguns são politiqueiros da pior espécie. A coisa era tão grotesca que até - pasmem - a mídia mainstream era contra. E isso sim é um milagre.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • A

                                                                  André R.

                                                                  07/12/2020 21:40:03

                                                                  Que país é esse, que abriga o giúmá no suporte ao respeito às leis ? Giusto ele ? Vergonha, teu nome é stf .

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • R

                                                                    Ronald Wigg

                                                                    07/12/2020 21:10:51

                                                                    Os brasileiros nunca deverão esquecer essa escrachada tentativa de golpe na democracia, por parte do STF, nunca.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • R

                                                                      Rogério R

                                                                      07/12/2020 21:07:42

                                                                      Os Cidadãos Brasileiros não merecem esses juízes que ocupam nosso STF! São a vergonha máxima entre os 3 poderes!

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • L

                                                                        Luiz Maia

                                                                        07/12/2020 21:06:49

                                                                        Só papagaiada...faz tempo que Brasília "cansa o Brasil"

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • L

                                                                          Leonardo

                                                                          07/12/2020 20:48:29

                                                                          A nossa constituição consegue ser extremamente prolixa e desnecessariamente longa para um sistema federativo. Aí, quando há uma lei extremamente clara e inequívoca, vem um iluminado com interesses escusos e joga uma “dúvida” para o STF resolver. Só que a questão é tão clara que nem deveria haver mérito, mas essa corte “suprema” é tão profissional que não só reconheceu o mérito como quase metade dos ministros consideraram a possibilidade válida! Isso incluso o apontado pelo PR... Eu deveria saber que, depois do Lewandowski rasgar a constituição, permitindo a manutenção dos direitos políticos da ex-governanta apesar do impeachment, aquilo não seria o fim do ridículo.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • S

                                                                            Sérgio Roberto Munhoz

                                                                            07/12/2020 20:47:16

                                                                            Menos mal do que se tivessem permitido, mas é triste e um grande absurdo sabermos que 5 ministros não conseguem LER e DEFENDER a constituição, votam simplesmente pelos seus interesses políticos.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • L

                                                                              Luciano Müller

                                                                              07/12/2020 20:41:32

                                                                              Ou seja, levaram em consideração o desgaste que sofreriam, a Constituição mesmo não vale b...sta nenhuma.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              Fim dos comentários.