• Carregando...
Supremo Tribunal Federal
Sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF).| Foto: Gustavo Morenor/Ascom STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta sexta-feira (1°) mais 15 réus denunciados de participação nas manifestações do 8 de janeiro de 2023, data em que a sede dos Três Poderes foram invadidas. Desde o início do julgamento, em setembro do ano passado, a Corte já condenou 116 pessoas pelo ocorrido.

Nos julgamentos encerrados nesta sexta, prevaleceu o voto do relator, o ministro Alexandre de Moraes, que propôs penas que variam de 14 a 17 anos de prisão aos acusados. Ele foi seguido pelos ministros Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Flávio Dino, Gilmar Mendes e Luiz Fux.

Os ministros Cristiano Zanin e Edson Fachin também acompanharam, mas defenderam penas menores do que as colocadas pelo relator. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, votou pela condenação dos réus em quatro crimes. Os ministros André Mendonça e Nunes Marques votaram pela absolvição dos réus ou penas menores.

Ao todo, o Supremo recebeu 1.345 denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR). Desse total, 1.113 foram suspensas para que a PGR avalie se vai propor acordos que evitem a condenação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]