Ouça este conteúdo
O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), disse que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, age como um “xerife” e que isso é “intolerável para a democracia”.
“Nós temos hoje um xerife no Brasil e isso é intolerável para a democracia. Há um desequilíbrio entre os poderes, uma hipertrofia de um poder sobre os demais. E nós precisamos como Senado da República fazermos valer a Constituição brasileira”, afirmou Marinho a jornalistas, nesta quarta-feira (4).
De acordo com o senador, a oposição no Congresso apresentará o pedido pelo impeachment de Moraes na próxima segunda-feira (9), após as manifestações programadas para o dia 7 de Setembro, na Avenida Paulista, em São Paulo.
Segundo Marinho, o pedido de impeachment contra o ministro será baseado no argumento de “abuso de autoridade”.
7 de Setembro
Antes de ser alvo de protestos na manifestação da Paulista, Moraes deverá acompanhar o desfile cívico-militar ao lado do presidente Lula (PT), em Brasília. O desfile está marcado para começar por volta das 8h45 do sábado (7).
A principal pauta da manifestação, em São Paulo, será a saída do ministro do STF.
Parlamentares da oposição veem no ato do dia 7 de Setembro uma forma de pressionar o Senado pelo impeachment de Moraes.
Na semana passada, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou presença no ato da Paulista e reforçou o convite à população.
Os protestos contra Moraes também foram endossados por Elon Musk, dono do X, que tem usado a rede social para denunciar “ordens ilegais” do ministro contra perfis da rede social.
Moraes é o responsável pela ordem judicial que baniu o X do Brasil como punição por Musk se negar a cumprir as ordens contra perfis.