i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Liminar no recesso

Toffoli manda Lava Jato entregar toda a base de dados de investigação à PGR

    • Gazeta do Povo, com agências
    • 09/07/2020 18:06
    Presidente do STF, Dias Toffoli, tomou a decisão que obriga a Lava Jato a entregar dados à PGR no recesso do Judiciário.
    Presidente do STF, Dias Toffoli, tomou a decisão que obriga a Lava Jato a entregar dados à PGR no recesso do Judiciário.| Foto: Fellipe Sampaio/STF

    O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, determinou nesta quinta-feira (9) que as forças-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo entreguem à Procuradoria-Geral da República (PGR) todas as informações já colhidas pela operação. A decisão foi tomada no recesso do Judiciário e no âmbito de uma ação da PGR que questiona se a Lava Jato tentou investigar os presidentes da Câmara e do Senado, apesar de ambos possuírem prerrogativa de foro privilegiado, ou seja, só podem ser investigados com autorização do Supremo.

    Toffoli atendeu a um pedido do vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques, que relatou ao Supremo ter enfrentado "resistência ao compartilhamento" e à "supervisão de informações". O presidente do STF viu indícios de transgressão dos procuradores da República da Lava Jato ao órgão central do Ministério Público Federal (MPF) ao negarem o compartilhamento de dados.

    No final de junho, a subprocuradora-federal da República, Lindôra Araújo, esteve em Curitiba e tentou acessar bancos de dados da operação, mas os procuradores da Lava Jato liderados pelo coordenador da força-tarefa Deltan Dallagnol estranharam a conduta e se recusaram a abrir toda a base de investigação. A diligência de Lindôra gerou uma reclamação da Lava Jato do Paraná à Corregedoria do MPF.

    Pela decisão do presidente do STF, as forças-tarefa devem entregar "todas as bases da dados estruturados e não-estruturados utilizadas e obtidas em suas investigações, por meio de sua remessa atual, e para dados pretéritos e futuros, à Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise do Gabinete do Procurador-Geral da República". Ou seja, as informações devem ser remetidas a Brasília imediatamente.

    “Inegável, por conseguinte, a necessidade de se determinar o imediato intercâmbio institucional de informações, para oportunizar ao Procurador-Geral da República o exame minucioso da base de dados estruturados e não-estruturados colhidas nas investigações das forças-tarefas da Operação Lava Jato nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, para que Sua Excelência possa se certificar quanto à existência ou não de investigações relativas às autoridades com prerrogativa de foro na Corte realizadas sob supervisão de autoridade judiciária incompetente”, apontou Toffoli.

    Os dados devem ser enviados imediatamente para Brasília aos cuidados da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise do gabinete do procurador-geral da República. Em nota, a Lava Jato de Curitiba informou que cumprirá a decisão do STF, mas lamentou que Toffoli tenha permitido o acesso da PGR a "dados privados de cidadãos" partindo de um "pressuposto falso, pois inexiste qualquer investigação sobre agentes públicos com foro privilegiado".

    "Evidente transgressão" dos procuradores, diz Toffoli

    A decisão de Toffoli a pedido da PGR é mais um capítulo da crise entre a Procuradoria-Geral da República e a Lava Jato. Em ofício enviado em maio, o procurador-geral Augusto Aras pediu às forças-tarefas nos estados para enviarem cópias de dados eleitorais, de câmbio, de movimentação internacional, além de relatórios de inteligência financeira, declarações de impostos de renda e base consolidadas de informações.

    Aras sustenta que o pedido se baseou em decisões passadas do ex-ministro Sergio Moro na Lava Jato e da juíza substituta Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que autorizam o compartilhamento de informações com a PGR. Cópias das respostas aos ofícios do procurador-geral endereçados às forças-tarefas da Lava Jato no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná foram anexadas ao pedido de liminar enviado ao STF.

    Nos ofícios, as forças-tarefas não atendem aos pedidos de intercâmbio institucional das informações. A Lava Jato do Paraná, por exemplo, afirmou que as decisões de Moro e Hardt não permitem que o compartilhamento ou acesso aconteça sem objeto específico ou indicação das provas e procedimentos cujo compartilhamento é pretendido. A negativa, bem como as justificativas, escreveu Toffoli na decisão, "evidenciam o claro desrespeito" e a "evidente transgressão ao princípio constitucional da unidade do Ministério Público".

    Segundo o presidente do Supremo, o MPF "é instituição una, nacional e de essência indivisível, e como tal, conta com órgão central", que é a PGR. “A sua direção única pertence ao procurador-geral, que hierarquicamente, detém competência administrativa para requisitar o intercâmbio institucional de informações, para bem e fielmente cumprir suas atribuições finalísticas”, disse Toffoli.

    Recentemente, o procurador-geral ressuscitou um projeto apresentado ao Conselho Superior do Ministério Público Federal que propõe a unificação das forças-tarefas em uma única Unidade Nacional Anticorrupção (Unac). Uma das medidas previstas no texto em discussão é a centralização das bases de dados da Lava Jato por uma secretaria ligada à PGR.

    Leia a decisão do presidente do STF

    PGR apura se políticos com foro foram investigados pela Lava Jato em Curitiba

    A ação em que Toffoli deferiu liminar foi movida pelo vice-procurador-geral, Humberto Jacques de Medeiros, após a PGR tomar conhecimento que a força-tarefa liderada por Deltan Dallagnol em Curitiba suprimiu os nomes dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) em denúncia à Justiça por lavagem de dinheiro que mirou doações ilegais de campanha feitas pelos grupos Odebrecht e Petrópolis. Os parlamentares têm foro privilegiado e não podem ser alvo de apurações da Lava Jato de Curitiba.

    A informação foi revelada pelo site Poder360 a partir de planilha elaborada pela Lava Jato do Paraná que apontava o recebimento de R$ 200 mil por ‘Rodrigo Felinto’, um dos sobrenomes de Maia. Alcolumbre teria sido identificado como ‘Davi Samuel’.

    Dallagnol alega que a inclusão dos nomes é "irrelevante" e que não avaliou a legalidade das doações na investigação. "A denúncia relacionou 321 doações eleitorais feitas para políticos de diferentes partidos e que ocupam diferentes cargos públicos, as quais foram pagas pelo Grupo Petrópolis, mas feitas por comando e em favor do Grupo Odebrecht", disse o procurador em nota oficial do MPF de Curitiba.

    Dallagnol sustenta que a denúncia não fez "nenhum juízo de valor sobre as doações eleitorais", se foram lícitas ou ilícitas, mas sim estabeleceu os pagamentos pelo Grupo Petrópolis em favor do Odebrecht, no contexto de crimes de lavagem de dinheiro. "Nenhuma autoridade com foro privilegiado foi investigada ou denunciada", reitera.

    "A ilação de que foram investigadas pessoas com foro privilegiado, nesse caso, é absurda por várias razões. Primeiro, porque não foram investigados ou acusados os integrantes do Congresso apontados pela reportagem. Segundo, a simples menção de nome de autoridade com prerrogativa de foro não determina a remessa do caso às instâncias superiores, conforme é pacífico na jurisprudência dos Tribunais Superiores. Terceiro, porque o caso relacionado à lavagem de ativos do Grupo Petrópolis foi remetido para a primeira instância pelo próprio Supremo Tribunal Federal", afirma a nota do MPF.

    44 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 44 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

    • R

      rene da cruz belem

      ± 0 minutos

      Como está de saída, vai aproveitar e deliberar a favor dos culpados. tirando a máscara de vez.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        Jimi

        ± 10 dias

        O Aras quer ir ao STF e faz tudo o que o chefe quer. Nós não merecemos isto.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • F

          Freitas

          ± 10 dias

          Sim, o STF só age quando provocado. E aproveitaram o recesso, quando apenas Toffoli pode decidir, para armar o esquema. Esquema este já usado, se não me engano em julho/2019, para barrar o Coaf nas informações das rachadinhas de Flávio Bolsonaro. Mesmo esquema: Toffoli de plantão.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • J

        Jimi

        ± 10 dias

        Como sempre, tudo acaba em pizza neste País. Infelizmente, não somos um País sério. Que venha a ditadura e feche estes poderes corruptos. Só vejo decência entre os militares. O resto, acabou neste País.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          Jimi

          ± 10 dias

          VERGONHA NACIONAL SENHOR TOFFOLI. O SENHOR FICARÁ PARA A HISTORIA.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • I

            Intruso

            ± 10 dias

            Segundo a CF o MP é uno e indivisível, mas parece q ñ é mais, tem corvo querendo comer urubu.. Durmam com um barulho desses..

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • F

              Freitas

              ± 10 dias

              Quando há quebra de sigilos autorizados por decisão judicial, tem que respeitar a quem foi dada a autorização para acessar. Assim, se a decisão não foi extensiva a todos do MPF, não cabe o compartilhamento geral. O STF, novamente, atropelou tudo. MELHOR SERIA MOSTRAR TUDO A TODOS. A SOCIEDADE AGRADECERIA E A REPÚBLICA CAIRIA. Mas, sigilo é sigilo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • L

            Leonardo Freitas

            ± 10 dias

            Não vou entrar no mérito da decisão, mas não posso deixar de notar que um dos mantras da Lava Jato era “quem não deve não teme”. Outra coisa que me chama a atenção é a quantidade enorme de comentários criticando o STF, falando em “acordão” etc.: como esses comentadores estavam reagindo enquanto o Celso de Mello e Alexandre de Moraes se revezavam depenando o Presidente? Ou enquanto Alexandre, atendendo a pedidos do “vendido” Aras, determinava incontáveis buscas e apreensões e prisões contra aliados do Presidente?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • R

              Rubens Farias

              ± 10 dias

              A procuradoria geral da República está atuando mais como advocacia-geral da união, absurdo ARAS claramente está mais para advogado do Bolsonaro.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                jose roberto jordao

                ± 11 dias

                Lamentável. Sem palavras!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • T

                  Thinker

                  ± 11 dias

                  Bolsonaro aliou-se ao Centrão e agora manda ARAS, seu indicado na PGR fora da lista, bater pesado na Lava Jato. Lula, Dilma, Temer, Bolsonaro, tudo farinha do mesmo ****.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Alderijo Bonache

                    ± 11 dias

                    Este tal de Dallagnol é muito esperto!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • P

                      PAULOFUR

                      ± 11 dias

                      Bolsonaro acenou com possível vaga no STF para Aras. O homem já está comprado. Será sabatinado pelos corruptos que acobertará. Mais um sapo que engoliremos...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        José Airton Gernano da Silva

                        ± 11 dias

                        Precisamos nos unir a favor da Lava Jato, não podemos deixar que a quadrilha aumente. Agora os Bolsonaros estão juntos nessa perseguição contra os procuradores que salvaram a nação. Temos que intensificar as nossas vozes a favor da moralidade do uso do dinheiro público. Estava muito estranho essa mansidão do Bolsonaro. Fez alguma combinação com os deputados do Centrão para se livrar e livrar os seus filhos da prisão, em troca, através do Aras, acabar com a Lava Jato. IMPERDOÁVEL. #SERGIOMOROPRESIDENTE.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Marco Polo

                          ± 11 dias

                          Já conhecemos o que vem do STF, um trabalho incessante para destruir a Democracia e outro para não criminalizar seus pares criminosos e aqueles responsáveis pelas respectivas indicações. Logo, essa decisão de Toffoli, não poderá ser outra a não ser uma dessas ou ambas. Quem pretende incluir alguma atitude de Bolsonaro nela, apenas demonstra seu grau de alienação e má-fé.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          10 Respostas
                          • F

                            Freitas

                            ± 10 dias

                            Marco Polo: Boa noite e arranje respostas para os seguintes FATOS: >>>> "Você não desmonta as rachadinhas, o Queiroz (30 anos amigos de Jair), o Adriano da Nóbrega (miliciano bandido e assassino, morto em confronto com a a PM). Cala-se quando falo da filha do Queiroz (12 anos de gabinetes bosolnarianos). Omite-se sobre o Anjo. Fica quieto na licitação da FNDE (3 bilhões cancelados pela AGU). Aff, falta espaço. <<< ONDE ESTÁ UMA ÚNICA MENTIRA MINHA? SÓ APONTE. NÃO VENHA COM PAPINHOS DIVERSIONISTAS. APONTE, CARA. E NÃO FUJA DO DEBATE, NÃO SEJA COVARDE.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Marco Polo

                            ± 10 dias

                            Freitas: Prezado, devem existir poucos loucos para embarcar em seus pensamentos. É de sua única e exclusiva responsabilidade como e o que pensas; ninguém tem culpa. Suas ofensas também devem ser projeções do sentes e é a deixa para partir. Boa noite.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            ± 10 dias

                            Marco Polo: Não venha com essa conversinha de "prezado", pois é conversa de vigarista para enganar incautos. Lógica cada um tem a sua. Só que eu mostro claramente a minha, como 2 e 2 são 4. E você só vem com conversinha de devaneios? Você não desmonta as rachadinhas, o Queiroz (30 anos amigos de Jair), o Adriano da Nóbrega (miliciano bandido e assassino, morto em confronto com a a PM). Cala-se quando falo da filha do Queiroz (12 anos de gabinetes bosolnarianos). Omite-se sobre o Anjo. Fica quieto na licitação da FNDE (3 bilhões cancelados pela AGU). Aff, falta espaço.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Marco Polo

                            ± 10 dias

                            Não estou insinuando nada além do que já havíamos conversado, prezado Freitas. O amigo levanta uma hipótese e daí sai gerando narrativas, tipicamente devaneios sem qualquer compromisso com a realidade. A isso costumamos chamar devaneios, falta de experiência e/ou infantilidade. Carece de responsabilidade ao falar sobre terceiros. Como eu comentei, não sei se é má-fé ou és assim por ser. Não há nada que possa lhe mudar nem tampouco o que se pensar. Veja a tua falta de lógica, o que tem a ver combater bandidos com bom senso, caráter, lógica, preparo, experiência,.... nada, absolutamente nada, suas falas são sempre de suas hipóteses para outras. Lamento.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            ± 10 dias

                            Marco Polo: E essa conversinha de "prezado", "amigo", é indicativo de que se trata de um vigarista. Todo bom vigarista tem um "bom papo", mas sempre mentiroso. Sabe de onde vem a palavra vigarista? Pesquise: vem de vigário. Aquele que sobe no púlpito e engana os seus fiéis.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            ± 10 dias

                            Marco Polo: Você está insinuando que não sei interpretar textos? Veja o que você escreveu: >>>>" Ou o amigo é conscientemente alucinador, sofre de ideias e suposições com base pessoais e daí as projeta em terceiros e/ou ainda não tem muita vivência e bagagem para um posicionamento mais equilibrado. De resto, um pouco mais de bom senso também não faz mal algum!"<<< Nem preciso rebater, pois a verdade esbofeteia os hipócritas. >>> Trabalho há anos em combate a bandidos, cara. Você não me conhece.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Marco Polo

                            ± 10 dias

                            Freitas: Prezado Freitas não lhe desqualifiquei. És o que és, apenas comentamos que o seu ponto de vista é seu, com base em sua formação, capacidade cognitiva e experiência. Isso não é desqualificação. Não me queira mal, se não usas de má-fé, também não dá, por ora, para expor seu ponto de vista mais próximo a realidade e/ou com um mínimo de bom senso e com menos leviandade. Paciência!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            ± 10 dias

                            Marco Polo: Aras não foi escolhido "a dedo" por Bolsonaro? Não foi o PGR que pediu ao STF a base de dados? Não aproveitaram o recesso para que o pedido caísse justamente na mão do único ministro presente no STF? Qual a urgência de Toffoli em decidir em segundos tal pedido? Por que ele assumiu tudo e não aguardou mais uns dias, quando todos os ministros estariam de volta e haveria o sorteio? Lembra quando Toffoli segurou o Coaf para beneficiar Flávio Bolsonaro? Foi em um recesso, cara. Tenho todo o direito de expor o meu ponto de vista, mas você não tem o menor direito de tentar me desqualificar.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Marco Polo

                            ± 11 dias

                            Freitas: Prezado Freitas, já havíamos chegado a um consenso sobre suas participações. Ou o amigo é conscientemente alucinador, sofre de ideias e suposições com base pessoais e daí as projeta em terceiros e/ou ainda não tem muita vivência e bagagem para um posicionamento mais equilibrado. De resto, um pouco mais de bom senso também não faz mal algum!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            ± 11 dias

                            O STF só age se for provocado. Quem provocou? O PGR? Quem comanda o PGR? Aras. Quem indicou ARAS, contrariando até a lista tríplice? Bolsonaro. Aproveitaram e usaram o vice de Aras e o recesso do STF, quando só uma pessoa pode decidir: o presidente do STF. Joguinho bem jogado, não?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Freitas

                          ± 11 dias

                          "EU NÃO ESTOU À VENDA, DEPUTADA". Este foi o desabafo de "O Último dos Moicanos". Podem fechar a porteira, pois a boiada já passou. Aproveitaram a pandemia e o recesso, essa excrescência do Judiciário.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • O

                            OBSERVADOR

                            ± 11 dias

                            Esse nosso país é realmente uma piada ..... decisões de luz apagada, concessão de prisão domiciliar para foragida,...... belos exemplos esses magistrados calhordas estão dando aos cidadãos brasileiros.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • E

                              elisangela alves laranjeira

                              ± 11 dias

                              Agora temos Bolsonaros, Lulas, Maias, Alcolumbres, Serras, Aécios, Cabraus, Temers, todos unidos contra a Lava Jato. Querem justiça contra o Sérgio Moro. Inacreditável.#sergiomoropredidente.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • F

                                Freitas

                                ± 11 dias

                                Quem fez o pedido? O PGR. Quem está no comando do PGR? Portanto, já temos todas as respostas: união de todos os corruptos que hoje comandam tudo.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Freitas

                              ± 11 dias

                              Aproveitam todas as brechas existentes. Aras (indicado a dedo por Bolsonaro), o mentor do pedido, se esconde atrás do seu vice, que pede ao Toffoli, que se aproveita do recesso e é o único que pode decidir neste momento no STF. Lembra bem a história do COAF X FLÁVIO BOLSONARO, quando tudo ficou parado. Vamos ver, se na troca do comando neste recesso, Alexandre de Moraes revoga a decisão de Toffoli. Tudo orquestrado. Só não vê quem não quer. NOVAMENTE, o ACORDÃO EM BRASÍLIA para salvação de todos os envolvidos. Este é o Brasil que queremos? Os Poderes da República se unindo contra a Lava Jato?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • F

                                Freitas

                                ± 11 dias

                                Só uma correção, Fux é que vai substituir o Toffoli na segunda metade do recesso. Recesso? Uma excrescência.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • G

                              Geraldo Lucio Kroeff

                              ± 11 dias

                              É uma pena o "tiro de misericórdia" na Lava Jato. Será que esse tiro não veio devido a uma suposta ingerência dos procuradores ao investigar o Rodrigo Maia e o Davi Alcolumbre? Ambos tem essa excrescência chamada prerrogativa de foro privilegiado. Pode ser também uma retalhação do STF à ótima entrevista do Deltan Dallagnol nas páginas amarelas da revista Veja, onde ele listou algumas absurdas decisões do STF.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • B

                                Berenice

                                ± 11 dias

                                Absurdo!!!!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  JOSIL

                                  ± 11 dias

                                  Essas decisões do stf, principalmente na pessoa de alguns "ministros", fedem a sujeira, maquinações muito suspeitas! Um disparate prender ladrões no Brasil, principalmente quando eles são do andar de cima e têm poder para nomear "ministros do stf". Como é difícil acabar com a corrupção no Brasil!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    CLEUSA

                                    ± 11 dias

                                    Eles sabem que os procuradores sabem! Qual o objetivo de Toffoli querer esses dados? A turma de colarinho branco vai perseguir os procuradores? Anular todo serviço? Continuamos venezuelando?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • G

                                      Gilson Figueiredo

                                      ± 11 dias

                                      Infelizmente, é a pá de cal para a Lava Jato! Pobre Brasil que tentou ser honesto!!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        Carlos Roberto

                                        ± 11 dias

                                        Se bobear, o STF ainda vai "determinar" que o Lula seja indenizado por calúnia e difamação.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • L

                                          Luciano Zakir Jorge

                                          ± 11 dias

                                          O presidente vai interceder

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • C

                                            CSG

                                            ± 10 dias

                                            Vai nada, ele quer é livrar os filhos e os amigos da cadeia.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • O

                                            OBSERVADOR

                                            ± 11 dias

                                            kkk.... ele quer que a Lava Jato se exploda.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Carlos Roberto

                                          ± 11 dias

                                          Lava Jato caminhando para a cova, como queriam muitos do STF e Congresso. Pobre Brasil., ainda não foi desta vez.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • P

                                            Paulo Roberto Andrigjetti

                                            ± 11 dias

                                            Tá certo. Tem que prender este pessoal que ousou prender políticos. Tem ué prender essa gente que nos mostrou que nossos políticos são, na sua grande maioria, ladrões. Prender ladrões não pode. Tanto não pode que o Toffoli e a turma do STF soltaram. Tanto os do mensalão, quanto os so petrolão e todos os que roubaram em outras ocasiões. Os ministros do STF, sem dúvida, são parte da quadrilha. Eles garantem a liberdade dos larápios. É pena mas estamos fadados a sermos roubados até o fim da vida.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • L

                                              Luis Brasil

                                              ± 11 dias

                                              Muito bom Paulo, teu sarcasmo. Estão tentando apagar a lava jato, bagunçar uma operação para esconder outras coisas. Devem saber que vem mais Bolsonaro pela frente e já estão se adiantando limpando a barra. E o Brasil continua preso nas mãos de um colegiado bandido, um escritório do comunismo no Brasil.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            Ana Lucia G Moreiras

                                            ± 11 dias

                                            Uma indecência! Nem o pt foi tão contra a Lava Jato como este governo maldito e miliciano! Podre! Revoltada!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            Fim dos comentários.