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#317 - Bolsonaro nunca escondeu o alinhamento ao governo republicano de Donald Trump; como fica a política externa brasileira em caso de vitória do democrata Joe Biden?

***) Em texto publicado recentemente nesta Gazeta do Povo, o colunista Diogo Schelp falou sobre o risco de o Brasil se tornar a Venezuela de Joe Biden.

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Na coluna, Schelp destaca: "Por isso, a questão que se coloca é: na hipótese de Biden vencer as eleições, a diplomacia bolsonarista vai se reposicionar, adotando uma postura mais pragmática na relação bilateral com os Estados Unidos, ou vai tratar o novo presidente americano como um adversário ideológico, como fez Chávez com Bush? Se Bolsonaro escolher a segunda alternativa, o risco é o Brasil se tornar para Biden o que a Venezuela é para Trump: um vizinho incômodo ao sul, um pária nas relações regionais."

Neste episódio do podcast 15 Minutos, o convidado é o colunista Diogo Schelp. Ele fala sobre impacto da disputa entre Trump e Biden para o Brasil de Bolsonaro. O jornalista também comenta o primeiro debate entre os dois candidatos norte-americanos, que aconteceu na noite de terça-feira (29).

No debate, aliás, o Brasil foi citado. Joe Biden, candidato democrata, disse que o Brasil sofrerá "consequências econômicas significativas" se o país não implementar políticas para impedir o desflorestamento da Amazônia.

A declaração de Biden gerou reações do presidente Jair Bolsonaro, que nunca escondeu o alinhamento e a admiração por Trump.

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O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

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Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.