i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
CoronaVac

Veto de Bolsonaro à vacina chinesa tem as eleições de 2022 como pano de fundo

  • Brasília
  • 21/10/2020 21:18
Presidente Jair Bolsonaro decidiu vetar compra de vacina chinesa após pressão do eleitorado e por insatisfação com protagonismo de Doria.
Presidente Jair Bolsonaro decidiu vetar compra de vacina chinesa após pressão do eleitorado e por insatisfação com protagonismo de Doria.| Foto: Marcos Corrêa/PR

A vacina chinesa CoronaVac escancarou de vez a disputa eleitoral de 2022. A decisão do presidente Jair Bolsonaro em vetar a compra de 46 milhões de doses do imunizante, produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, tem como pano de fundo a próxima eleição presidencial. O presidente da República não quer dar palanque ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e sabe que incorreria no risco de desagradar parte de seu eleitorado e seu principal parceiro estratégico na geopolítica, os Estados Unidos.

No governo e no Congresso, o discurso é unânime: Jair Bolsonaro vetou a “vacina chinesa” por uma questão política. A disputa por protagonismo é evidente, e o próprio presidente da República não consegue disfarçar. Quando anunciou a decisão, pelas redes sociais, a primeira frase mencionada por Bolsonaro é: “a vacina chinesa de João Doria”.

“Para o meu governo, qualquer vacina, antes de ser disponibilizada à população, deverá ser comprovada cientificamente pelo Ministério da Saúde e certificada pela Anvisa [Associação Nacional de Vigilância Sanitária]”, declarou. Bolsonaro disse ainda que “o povo brasileiro não será cobaia de ninguém”.

A questão, no entanto, apontam aliados no Congresso com circulação no governo, é que o próprio presidente omite ter tomado conhecimento da compra das 46 milhões de doses antes do Ministério da Saúde ter oficializado a intenção de compra da CoronaVac, ainda na segunda-feira (19).

Como um bom militar, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, não toma nenhuma decisão estratégica sem o consentimento de seu superior. No caso, o presidente da República. Bolsonaro, disse um aliado na Câmara à Gazeta do Povo, sabia do ofício enviado ao diretor-geral do Instituto Butantan, Dimas Covas, que comunicava a ideia de comprar as doses. “Quem cala, consente. A bancada paulista mesmo sabia desse ofício. Todo esse estardalhaço se baseia na rivalidade com Doria”, afirmou o parlamentar de um partido de centro.

Outro parlamentar é mais crítico. “Desculpa, mas chega a ser patético, porque Bolsonaro passa a imagem de não estar preocupado com a população, mas, sim, em brigar com governador por protagonismo”, argumentou.

Na terça-feira (20), após reunião de Pazuello com os 27 governadores, quando o ministro detalhou o ofício de intenção de compra das doses, não demorou muito para as informações vazarem ao Congresso. A notícia foi amplamente comemorada em diversos partidos. “Ontem [terça], a alegria de todos era com o Pazuello. Dentro do meu partido, inclusive, e olha que nem somos do PSDB, mas ficamos contentes”, comentou um parlamentar do DEM.

O ofício enviado ao Butantan, na segunda-feira (19), dizia que o Ministério da Saúde compraria 46 milhões de doses ao preço estimado de US$ 10,30 a unidade. “Seguindo as especificações da vacina e o respectivo cronograma de entrega”, segundo trecho do documento. Em videoconferência com governadores, na terça, Pazuello disse que, mesmo a CoronaVac tendo sido desenvolvida na China, sua produção é nacional. O que se comenta dessa reunião é que havia uma expectativa de a compra das doses ocorrerem ainda em 2020 e o calendário de vacinação iniciar em janeiro de 2021.

A disputa política ficou ainda mais evidente após a troca de farpas entre Doria e Bolsonaro. O governador de São Paulo acusou o governo federal de não cumprir com a promessa. A jornalistas, no Senado, ao lado de parlamentares, o governador tucano chegou a dizer que “não é hora de fazer discussão de caráter político e ideológico”. “A vacina é que vai nos salvar, não é a ideologia, política ou processo eleitoral. Peço a compreensão do presidente e o seu sentimento humanitário para compreender que seu ministro agiu corretamente, baseado na medicina”, declarou.

Em visita ao Centro Tecnológico da Marinha, em Iperó (SP), Bolsonaro rebateu. “É um jogo político que, lamentavelmente, parece que ele [Doria] só sabe fazer isso. Parece que é a última cartada dele na busca de popularidade e de resgatar tudo aquilo que ele perdeu durante a pandemia”, disse a jornalistas.

Bolsonaro ainda garantiu estar “afinado” com Pazuello, que teve nesta quarta a confirmação de que pegou Covid-19, e frisou que vacinas sem comprovação científica estão descartadas, sustentando que informações além disso são “especulações”. Disse, ainda, que tem “zero” diálogo com Doria. “Não dá para conversar com esse tipo de gente”, criticou.

Pressão do eleitorado influenciou recuo de Bolsonaro sobre vacina chinesa

A justificativa ao veto à compra da CoronaVac teve por intenção, também, fazer um aceno à base bolsonarista mais ideológica. No Planalto, interlocutores contaram à Gazeta do Povo que ele se sentiu muito pressionado pelas “vozes” nas redes sociais. Tamanho foi o incômodo que o próprio Bolsonaro respondeu um apoiador pelo Facebook. “Não será comprada”, disse, em caixa alta. O presidente entende que, apesar dos seguidores mais críticos ao governo chinês nas redes sociais não representarem o maior volume de seu eleitorado, não poderia ficar sem dar uma resposta.

O eleitorado mais "raiz" de Bolsonaro ficou tão irritado que as redes do presidente não foram as únicas a serem inundadas de críticas. Os endereços de e-mail da Presidência da República, também. "Os apoiadores caíram 'matando', e isso deixou o presidente muito pressionado", diz um interlocutor. A leitura feita no Planalto é que, apesar da disputa eleitoral, a pressão dos eleitores foi o que mais pesou para o recuo do governo. "É óbvio que a briga com o Doria pesa, mas isso não é algo novo. Ao que parece, a cobrança do povo falou mais alto", ponderou outro auxiliar.

O posicionamento do governo à CoronaVac se mostra, contudo, um grande malabarismo da Presidência da República. Ainda em Iperó (SP), Bolsonaro disse que “toda e qualquer vacina está descartada por enquanto”. Ele explica que todo imunizante precisa de comprovação científica para ser usada, não sendo “como a hidroxicloroquina”.

Em nota, o Ministério da Saúde ressalta que não há intenção de compra de “vacinas chinesas”, mas informa que a intenção de compra das 46 milhões de doses é “mais uma iniciativa para tentar proporcionar vacina segura e eficaz, neste caso, uma vacina brasileira”. Ou seja, uma futura compra da vacina não está descartada. O Planalto apenas focou em construir uma retórica que agrade a claque.

Parte dessa narrativa tem explicação. Pegou mal o noticiário de que o Executivo compraria a “vacina chinesa” no mesmo dia em que o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Robert O’Brien, se reuniu com Bolsonaro. A reunião, que abordou parcerias para o setor de telecomunicações e, na prática, isola a China nessa guerra comercial, foi uma plataforma para o presidente norte-americano, Donald Trump, de conter o avanço chinês na América Latina.

50 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 50 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    Aroldo Antonio Bacchi

    ± 2 dias

    Parece que eu estava lendo uma matéria no jornal FOLHA DE SÃO PAULO de tão parcial. Achei que esse jornal fosse conservador mas parece que aí também tem infiltração esquerdista!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FANAIA

    ± 2 dias

    NÃO É PARA MENOS QUE O PRSIDENTE TENHA PROOIBIDO A COMPRA DS VSCINS NO MOMENTO;POR DOIS MOTIVOS PRIMEIRO O SR. DORINHA ESTA FAZENDO TUDO ISSO PARA FAZER O QUE ELE NUNCA FEZ, NADA E SEGUNDO O PRESIDENTE BOLSONARO NÃO VETOU A COMPRA PELO QUE ENTENDI, MAS SIM AGUARDAR ÀA APROVAÇÃO DA ANVISA, O QUE É O CORRETO. O RESTO TUDO É POLITICAGEM E INVENÇAO DE JORNALISTAS DE MEIA TIJELA. NÃO SABIA QUE A GAZETA FAZIA PARTE DESSA CORJA, SE FAZ EM VIRTUDE DA DEMISSÃO DO JUIZ MORO, ISSO SIM É POLITICA. ESTOU FORA DA GAZETA, COMO ESTOU FORA DA GLOBO E DA FOLHA. O DORIA É FALSO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tania Maria de Carvalho

    ± 3 dias

    Alguém acredita que o ministro assumiria compromisso de compra de vacina (ainda mais a que está relacionada ao Dória) sem o conhecimento do Bolsonaro?? Não cola né? Mais um circo armado pra desviar atenção e dar oportunidade para o ****** fazer suas bravatas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Vidal Gomes

    ± 3 dias

    Ficamos assim então: de um lado Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Bolsonaro, Lula, Lewandowski e Kassio, e de outro Fux, Moro , Gazeta do Povo, Dória- querendo entrar - e o Brasil. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus. Namastê!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 3 dias

    Ninguém é “contra vacina”. Somos contra um bando de esquerdistas picaretas querendo mandar em todo mundo, como se fossem donos da verdade e do dinheiro alheio. Quem quer tomar cloroquina que tome, quem é contra que fique preso em casa até o fim dos tempos... Mesma coisa com a vacina, quem confia na vacina chinesa que tome, quem não confia não toma (meu caso). E nem é muito sério esse COVID, vírus de baixíssima letalidade, 99% dos infectados ficam bem, sem sintomas graves. Conheço dezenas de pessoas que tiveram COVID, estão bem e totalmente imunizados (não precisam vacinar). Eu até acho mais seguro a imunização natural (pegar COVID de uma vez) do que a vacina chinesa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • A

      Aroldo Antonio Bacchi

      ± 2 dias

      Penso exatamente como voce Eduardo. Só lamento pessoas de baixo nível como esse tal Amauri. Gente que ao invés de discutir idéias apelam e agridem. Quem será o ******* aqui???

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      AMAURI

      ± 3 dias

      Vai abusando da sorte, lmbecil.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Pinheiro Machado

    ± 3 dias

    para os incrédulos sugiro um plano funerario,agora ,antes de janeiro quando chega a segunda onda,igual à Europa

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 3 dias

      Ui, que medo... Na minha cidade de 50.000 habitantes, 10 idosos mortos por COVID em 8 meses... Tem que ser muito covarde para ter medo desse vírus...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 3 dias

    Vacina feita por comunistas, essencialmente mentirosos e que falsificam dados sem qualquer pudor. Ou alguém acredita que a China teve apenas 3000 vítimas por COVID ? Há meses não há um único caso de COVID na China, o que é muito estranho e inacreditável. Eu não tomo vacina feita por comunistas, por motivos técnicos e também ideológicos. Prefiro esperar uma vacina feita no capitalismo, por multinacionais reconhecidas. E nem tenho pressa desse troço, para 99% das pessoas é como uma gripe, a imunização natural está acontecendo em larga escala. Sigo com vida normal há meses, trabalhando e sem máscara, tudo tranquilo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Roberto

    ± 3 dias

    "A vacina contra o sarampo levou 10 anos para ser descoberta. Menor tempo. Como acreditar numa vacina que se diz descoberta em menos de 2 anos, e, ainda por cima, chinesa? Toma quem quer. Não é assim com a cloroquina?"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • P

      Pzig

      ± 3 dias

      Quem fez a pesquisa ? Datafoice?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rubens Farias

      ± 3 dias

      Meu caro antes de opinar busque informação. A vacina do sarampo que você citou, foi criada em 1963. Não queira comparar a tecnologia que existia à época com a de hoje. É querer comparar diamante com granito.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Padilha

    ± 3 dias

    O pessoal da internet terra plana é quem o avisou para cancelar compra da vacina ,só nos resta confiar no Supremo para barrar esse louco.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 3 dias

      Vacina ineficiente, sem testes suficientes. Querem é lucrar bilhões em cima dos contribuintes, isso é mais um golpe financeiro da esquerda.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arno Winter

    ± 3 dias

    Penso que se deva interpretar as palavras do presidente ! Vacina seja a que fôr, tem que ser certificada pela Anvisa e Ministério da Saúde. Ele fala especificamente na vacina chinesa porque o Dória quer enfiá-la a todo custo não se sabe a que pretexto. Todas estão sendo experimentadas e quando liberadas sem dúvida, serão adquiridas. Só a insistência do Dória para a vacina chinesa acontece porque ele retira do foco seus problemas administrativos e criminais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson

    ± 3 dias

    Não me causa estranheza tal veto vergonhoso pois o mitológico só fala na dita Cloroquina como se fosse o remédio mais importante da nação terrestre. Sem falar no Ozônio, vermífugo e outros remedinhos de fundo de quintal. Tá difícil. Vai piorar!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 3 dias

      Detalhe: NINGUÉM no governo morreu ou foi hospitalizado, justamente porque optaram pelo tratamento precoce. O mesmo vale para milhões de pessoas, que ignoram os delírios esquerdistas e tomam remédios assim que desconfiam da contaminação por COVID.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 3 dias

      Bom é ficar em casa sem remédios, esperando o pulmão piorar, pela reação imunológica do corpo. O protocolo da esquerda é não fazer nada, ótimo conselho, milhares morreram seguindo esta estupidez.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    carlos

    ± 3 dias

    Esse parasita delinquente não está preocupado com o Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 3 dias

    Bozo, faz igual seu guru, se manda para os EUA. O BRASIL, definitivamente, não é o seu lugar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 3 dias

      Vai você para Cuba antes, viver o paraíso socialista, o sonho da esquerda materializado...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Manoel Cesar Romero

    ± 3 dias

    Se o Presidente anunciar que vai comprar a vachina o pau vai cantar. O governo dória comprou respiradores de R$180.000,00 cada? No amazonas compraram respiradores para porcos? O Vitzel vai cair por ser santinho? Eta ferro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Klin

    ± 3 dias

    A "vachina" está atravessada. Tanto pro Dória como pro Bozo! Politicagem em cima das 156mil famílias enlutadas. É mole?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 3 dias

    A opinião dos paulistanos sobre a vacina contra a Covid-19. Resultado: 70% dos eleitores responderam que vão se vacinar “com certeza”; 18% estão indecisos e só 8% recusaram a vacina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 3 dias

    O general Santos Cruz comentou o boicote de Jair Bolsonaro à vacina chinesa. “É um nível de mediocridade extrema o jeito como isso está sendo tratado. Se vai comprar a vacina A, B ou C, não sei, mas é uma questão de saúde pública que deve ser discutida tecnicamente, não politicamente assim”.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 3 dias

    Uma vacina confiável leva em média de 6 a 9 anos para ser confiáve..e mesmo assim da *****...a vacina chinesa é feita com virus desativados..que em média levaria uns 5 anos para ser confiável...então a inoculação de virus teria com uma dose uma eficacia de 50% então teriam de serem tomadas no mínimo mais duas doses...agora como fiocam as pessoas que ja tiveram covid e aqueles que tiveram e nem sabem..foraam assintomáticas...uma nova carga viral pode ser mortal ...vão testar todo mundo para saber se ja são soro positivos..discutir vacina neste momento é no mínimo irresponsabilidade

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 3 dias

      Você esqueceu de um "PEQUENO" detalhe. Desta vez, milhares de cientistas e centenas de laboratórios se uniram em um esforço descomunal para desenvolver a vacina. Apenas isto. Além disso, toda e qualquer vacina a ser aplicada no Brasil TERÁ QUE SEGUIR OS MESMOS PROTOCOLOS. Então????????????

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON ZETI

    ± 3 dias

    Se a vacina chinesa for liberada serei o primeiro da fila para toma-lá, o Jair e o Doris que vão tomar em outro lugar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 3 dias

      Helio: genial! E é a pura verdade!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • H

      Helio

      ± 3 dias

      Faz o seguinte: joga fora tudo o que você tem em casa e que vem da China ou tem insumos chineses. Não vai sobrar nem tua mulher em casa.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      Decio mango

      ± 3 dias

      Vacina comunista..???vão tomar no rabo deles...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 3 dias

    O MAL tem nome, Bozo do KCT.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 3 dias

    Vamos fazer assim quem quer ser cobaia chinesa que tome a vacina. Até o presente momento a liberação de vacinas e medicamentos leva pelo menos dois anos de testes e estudos. A vacina do Dória foi feita em quantos meses? já houve uma morte de um voluntario... eu nem a pau vou tomar essa vacina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • H

      Helio

      ± 3 dias

      E qual vacina já tem dois anos de teste?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogério

    ± 3 dias

    Dória e Bolsonaro lembram duas vizinhas batendo boca, cada uma de um lado da cerca...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 3 dias

    O DORIANA SE ACHANDO O DONO DO BRASIL, NÃO SE COLOCOU NO DEVIDO LUGAR COMO UM ESTADO DA FEDERAÇÃO QUIS ARMAR O CIRCO DELE. MAS QUE ANTES TEM DE SER APROVADA PELA ANVIDA O BOLSONARO TEM RAZÃO, ASSIM COMO AS DE OUTROS LABORATORIOS, O COMPROMISSO JÁ FOI ACERTADO COM TODAS.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio

    ± 3 dias

    Para quem pretende se nivelar ao nível de Dória, só pode ser da mesma altura e medroso. Esses surtos de irresponsabilidade detona a habilidade que se exige de um presidente da república. Por isso, de um lado a perda gradativa do eleitorado da classe média mais informada e do outro, a tentativa de ganhar apoio por meio dos necessitados com o auxilio emergencial ou renda cidadã (versão PT da direita). Com certeza, ambos tem perdas. Sedimenta o surgimento de outra via.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Divonzir

    ± 3 dias

    O Brasil é um circo. Só que os palhaços estão na platéia. Políticos, judiciário, executivo em todos os níveis, administração pública, boa parte da população.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Walter

    ± 3 dias

    Mais uma narrativa esquerdopata. Anvisa já informou que não há ideologia para aprovar vacinas e sim ciência. Se a chinesa for liberada, será opcional a vacinação, respeitando a vontade de cada indivíduo. Finalmente, ficar preocupado com Dória sobre eleições, não passa de uma piada de mal gosto. Falta seriedade nessa reportagem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    carlos

    ± 3 dias

    Esse enviado pelo demônio não está preocupado com o Brasil

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cidadão Brasileiro

    ± 3 dias

    Bolsonaro é um irresponsável que joga a saúde em segundo plano para agradar seus seguidores fanatizados com besteirol! Os tolos preferem não abrir os olhos, pq a vergonha de constatar que foram patetas de um scammer seria avassaladora. Os militares estão sendo cada vez mais mergulhados na presepada política.... até quando? Os cientistas do Butantã estão sendo tratados como moleques! A Anvisa como adereço político! No fundo, Bolsonaro está querendo produzir factoides de que Trump precisa desesperadamente, e esse episódio abrandaria a impressão causada pelo alinhamento forçoso no caso do 5G, q foi outra presepada. #FORABOZO

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 3 dias

    Temo um ****** na presidência

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogério R

    ± 3 dias

    Um vírus xingling usado para aterrorizar o povo,... uma campanha para proibir a população de se curar com cloroquina e ivermectina (baratas, seguras e eficiêntes),.. Uma vacina cara, criada pelos mesmos criadores do vírus e sem comprovação,... um plano para obrigar a população a se vacinar,.. um governador e$perto com 29 milhões bloqueados por mutreta$ na prefeitura de $ão Paulo,.. e ...UM CONTRATO DE 2 BILHÕE$ DE REAI$ PARA COMPRAR VACINA CHINE$A EMBALADA EM $ÃO PAULO! Campanha Eleitoral? O Doria está com um BAITA E$QUEMA ARMADO! Todos sabem disso! Menos é claro os esquerdo-jornalistas da gazeta do moro! E que papo furado é esse de que a vacina chinesa é a mais segura? Quem comprovou isso?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      Rubens Farias

      ± 3 dias

      Quanta asneiras juntas. Pergunta aos familiares do deputado bolsonarista que morreu de covid que morreu ontem se eles acreditam que o vírus mata? Até quando a burrice da cloroquina vai perdurar? Até o Trump já desistiu dessa mer da ,só os burros fanáticos continuam insistindo nisso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 3 dias

      Onde NO MUNDO INTEIRO a sua solução de “cura” foi adotada? Ah, claro, NENHUM LUGAR, pq a investida conunistoide mundial já dominou tudo! Pare de acreditar em besteirol, vá lá!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clodoaldo

    ± 3 dias

    Não tem as eleições de 2022 como pano de fundo não seus esquerdistas. O que está em jogo é à aplicação de uma vacina oriunda da China, país que causou toda essa desestruturação mundial. Deixa de querer desinformar a população menos esclarecida, seus capachos dos chineses.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 3 dias

      Barbaridade. Você acredita mesmo que a China INFECTOU A SUA PROVÍNCIA MAIS RICA E DERRUBOU O SEU PIB EM 15 POR CENTO NO PRIMEIRO TRIMESTRE só para aterrorizar o mundo? Vá ser burrho assim.... Por que China não soltou o vírus em Nova York? rsss Responda, cara... Eita.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]