Proposta permite que empresas comprem imunizantes para seus funcionários e familiares.| Foto: Marco Bertorello / AFP
Ouça este conteúdo

A Câmara dos Deputados deve votar na próxima semana um projeto de lei que permite ao setor privado a compra de vacinas contra a Covid-19 e a vacinação particular em seus funcionários. A norma modifica regra que entrou em vigor no início de março, que determina a doação integral ao Sistema Único de Saúde (SUS) de todas as doses adquiridas por empresas particulares enquanto não for concluída a votação das camadas prioritárias da população.

CARREGANDO :)

Pela nova proposta, as empresas terão duas opções para fazer uso das vacinas que comprarem. Uma é a de destinar metade das vacinas a seus funcionários, com a outra metade sendo doada ao SUS. E a outra opção é a de vacinar tanto os funcionários quanto todos os parentes de primeiro grau dos empregados.

O projeto de vacinação particular ganhou velocidade na Câmara na última quarta-feira (31) após ser defendido publicamente pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). O parlamentar disse que o Brasil vive uma "guerra" contra o coronavírus e que, por isso, todas as armas teriam que ser utilizadas — inclusive, segundo ele, estímulos para que o setor privado compre imunizantes. A regra atual, de exigência da doação integral ao SUS, é vista por setores da política e do empresariado como pouco eficiente.

Publicidade

O apoio de Lira aproximou a proposta de ser votada na própria quarta pela Câmara. Mas os deputados recuaram e decidiram dedicar o dia de votações a outra iniciativa, a que amplia o grupo prioritário de vacinação.

Governo também defende a proposta; oposição vê "camarote"

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, é igualmente favorável a que o setor privado inicie um processo de vacinação particular. Também na quarta-feira (31), o ministro disse que via com "muita satisfação" a proposta. A declaração foi dada por ele após a primeira reunião do comitê criado para debater o combate à Covid-19, que reúne Queiroga, Lira, o presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Na segunda-feira (29), durante audiência no Senado, Queiroga já havia exposto posicionamento em defesa do projeto. "A iniciativa privada tem se apresentado. Alguns querem doar tudo o que conseguirem para o Programa Nacional de Imunização, outros querem colocar metade dessas vacinas e a outra metade vacinar os seus trabalhadores. São posições legítimas", disse ele, durante audiência virtual no Senado.

Na ocasião, ele afirmou ainda que a Advocacia-Geral da União (AGU) havia emitido um parecer favorável à proposição que abre caminho para vacinação particular. Queiroga falou sobre o tema antes da "dança das cadeiras" da segunda-feira, que incluiu também a troca no comando da AGU. José Levi deixou a titularidade do órgão, que voltou a ser exercida por André Mendonça. A Gazeta do Povo consultou a AGU sobre o parecer citado por Queiroga, mas não obteve retorno.

Publicidade

Adversários do governo Bolsonaro no Congresso se posicionaram contrários à medida. Ex-ministro da Saúde, o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) escreveu em seu perfil no Twitter: "Estão tentando institucionalizar, na Câmara, o camarote da vacina ou vocês podem chamar de 'legalizar furar-fila da vacina'".

Análise similar foi feita pelo também deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ), durante pronunciamento no plenário da Câmara nesta quarta. "Essa tentativa de privatizar a utilização de vacina, deixando no final da fila aqueles que têm os menores rendimentos, como é a proposta apresentada pelo presidente da Câmara, não é algo que possa ser considerado razoável, natural. O que está se tentando fazer aqui é a constituição da vacina-camarote. Isso é um equívoco em saúde pública e um equívoco do ponto de vista social. Nós esperamos que a vacinação seja pública e para todos", disse.

O projeto que poderá ser votado na próxima semana é um substitutivo feito pela deputada Celina Leão (PP-DF), que elaborou o texto em cima da proposta original, de Hildo Rocha (MDB-MA). Segundo a parlamentar, a redação inicial continha um ponto ainda mais controverso, que era o de permitir às empresas que comprassem vacinas a possibilidade de abaterem os custos de seu Imposto de Renda. "Isso está excluído. A proposta que pode ir a votação é completamente diferente", declarou.

A possibilidade de permitir às empresas a vacinação dos familiares dos funcionários foi sugestão de Celina. "Isso faz com que fique até mais caro do que doar metade para o SUS", citou a deputada. Na opinião dela, o projeto ajuda a "garantir empregos". "Se uma fábrica tem mil funcionários e eles pegam covid, a fábrica para. E o governo federal não consegue avançar na demanda que precisa com as vacinas. Então a ideia é ajudar o SUS com as vacinas", acrescentou.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade

Empresários fazem lobby por vacinação particular

Além do apoio do governo e da cúpula do Congresso, o projeto chega também referendado por um forte endosso de empresários que têm se destacado pelo ativismo político nos últimos anos. Luciano Hang, proprietário da Havan, e Carlos Wizard Martins, do grupo Sforza, iniciaram uma campanha para mudar a lei e permitir que empresas pudessem comprar e utilizar vacinas contra a Covid-19.

Hang e Martins fizeram um verdadeiro périplo por Brasília entre os dias 25 e 26. Eles se encontraram com o ministro da Economia, Paulo Guedes; o da Saúde, Marcelo Queiroga; o da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; os presidentes de Câmara e Senado; além de membros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos, comandado por Damares Alves.

Martins conversou com a Gazeta do Povo na segunda-feira (29) sobre a mobilização. O empresário declarou que descarta buscar a via judicial para obter a autorização para o uso das vacinas. Ele também disse que, em seu giro por Brasília, ouviu das diferentes autoridades sinalizações positivas sobre a ideia de modificar a legislação sobre o tema. Inclusive de Rodrigo Pacheco, que é o autor da norma que está vigente. "Todos ficaram comprometidos em se empenhar", destacou.

Segundo Martins, o grupo de empresários que ele representa já iniciou negociações para a compra de 10 milhões de doses de vacinas. Eles mantêm também um site em que colhem assinaturas de empresários interessados em endossar a mobilização.

Tanto Hang quanto Martins são próximos do presidente Jair Bolsonaro. O dono da Havan é o líder empresarial mais identificado com o bolsonarismo. Já Martins se aproximou mais de Bolsonaro no ano passado, no início da pandemia, quando atuou como uma espécie de conselheiro informal do Ministério da Saúde.

Publicidade

Mudança rápida em lei recém-aprovada

Se realmente aprovar a nova legislação sobre a compra e o uso de vacinas pelo setor privado, o Congresso irá promover uma modificação em uma lei que o próprio Legislativo aprovou há cerca de um mês. A lei atualmente em vigor teve sua tramitação concluída pelo Congresso em 2 de março e foi sancionada por Bolsonaro no dia 10 do mesmo mês.

A aprovação de duas normas em sentido oposto em um período curto de tempo é algo "pouco comum", mas que não fere as normas do Congresso, segundo o advogado Camilo Onoda Caldas, sócio da Gomes, Almeida e Caldas Advocacia. "O Congresso tem liberdade para isso. Não é muito comum, mas tecnicamente não há restrições", destacou.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]