Velha política: líderes dos partidos em 2020 na Câmara dos Deputados serão velhos conhecidos ou parlamentares orientados por caciques de partidos.| Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Os principais partidos que definiram seus líderes na Câmara dos Deputados para 2020 indicaram parlamentares com experiência no Congresso, ou mesmo que já exerceram a função, para comandarem suas bancadas. É a "velha política" de volta à Câmara.

CARREGANDO :)

Já confirmaram seus líderes legendas como PT, MDB, DEM, Novo, PSD, Republicanos, Podemos e PROS. Outras, como PCdoB, Cidadania, Solidariedade, PTB, PL, PSOL, PTB, PP, PSC e PSB e PDT deverão selecionar os líderes apenas no início de fevereiro, quando o Congresso retoma seus trabalhos. No PSDB e no PSL - partido do qual o presidente Jair Bolsonaro saiu, mas que ainda agrega o núcleo bolsonarista da Câmara -, a escolha dos líderes é tema de grande disputa interna, não resolvida.

O cargo de líder é de grande peso no dia a dia da Câmara. O líder é responsável, entre outras funções, por orientar a votação da bancada - ou seja, por indicar como os deputados devem votar -, por selecionar os membros de seus partidos para as comissões e também por participarem das reuniões do Colégio de Líderes, realizadas semanalmente, quando são definidas as pautas de votações.

Publicidade

Não existe uma regra para determinar o tempo de duração do “mandato” de um líder. Segundo o regimento da Câmara, um líder permanece na função até que os membros da bancada optem por outro nome. Mas o habitual é a eleição do líder, que pode levar à substituição ou à recondução do atual ocupante, a cada fim de ano ou ao término do recesso, no começo de fevereiro.

Liderança pode influenciar na relação Executivo-Legislativo

A relevância do líder para o cotidiano da Câmara interfere também no relacionamento entre os deputados e o Palácio do Planalto, um dos aspectos mais mencionados no primeiro ano da gestão Bolsonaro. Isso pelo peso dos líderes nas articulações e nas votações, tanto na definição das pautas quanto nos posicionamentos de plenário.

No caso do PSL, a situação ganha ainda mais relevo. O partido viveu verdadeiras batalhas pela sua liderança ao longo de 2019, e é possível que as disputas continuem em 2020. A sigla é a qual Bolsonaro estava filiado na eleição de 2018. Mas disputas internas tiraram Bolsonaro e fizeram o presidente e um grupo de apoiadores fundarem outra legenda, o Aliança pelo Brasil.

As regras de fidelidade partidária, porém, impedem que, por enquanto, o grupo que deseja ir ao Aliança deixe o PSL. Então, mesmo insatisfeita na legenda, a divisão bolsonarista prossegue no PSL. Atualmente, o grupo tem a liderança da bancada, com o filho do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (SP). Mas a deputada Joice Hasselmann (SP) chegou a ser formalizada líder no fim do ano passado, quando uma suspensão aos bolsonaristas do PSL foi aplicada. O partido iniciou a legislatura tendo Delegado Waldir (GO) como líder, mas o deputado também ficou no grupo dos afastados do presidente da República.

A velha política patriarcal: Mulheres continuam fora da liderança dos grandes partidos

Publicidade

A velha política no MDB, DEM e partidos menores

A nova leva dos líderes definitivamente não privilegiará os novatos. O MDB, por exemplo, indicou Baleia Rossi (SP) para o posto. O parlamentar já é o comandante da bancada, e em 2020 estará no posto pelo quinto ano consecutivo.

No DEM, a liderança ficará a cargo de Efraim Filho (PB), deputado em quarto mandato e que liderou a bancada em 2017. O PSD selecionou Diego Andrade (MG), que está em sua terceira legislatura. O Republicanos optou pela continuidade do atual líder, Jhonatan de Jesus (RR).

Uma rara escolha de deputado estreante foi a do PROS, que optou por Acácio Favacho (AP). Mas o deputado foi a segunda opção da bancada - a primeira foi Capitão Wagner (CE), que renunciou por ser pré-candidato à prefeitura de Fortaleza.

PSDB

Assim como o PSL, o PSDB, que oscila entre o apoio e a crítica ao governo, tem na liderança do partido na Câmara um cavalo de batalha. A disputa tem como nomes oficiais os deputados Beto Pereira (MS) e Celso Sabino (PA). Apesar de ambos serem "deputados de primeira viagem", atrás deles estão dois figurões do partido: o governador João Doria (SP), apoiador de Pereira, e o hoje deputado Aécio Neves (MG), integrante da "velha política" e que defende Sabino.

Os grupos de Aécio e Doria, que disputam o controle do partido, não chegaram a um consenso quanto aos critérios para a eleição do líder. O atual comandante da bancada é Carlos Sampaio (SP), que assegura não ter interesse em continuar na função.

Publicidade

PT e partidos de esquerda

A importância da liderança para a relação entre Congresso e Planalto também se dá em relação à oposição. O novo líder do PT, Enio Verri (PR), disse à Gazeta do Povo que uma das suas prioridades na chefia da bancada é “fortalecer a aliança da oposição”. “Há seis partidos que militam juntos na Câmara: PT, PCdoB, PSOL, PSB, PDT e Rede. Vou buscar manter a unidade dessa luta”, ressaltou.

Verri está em seu segundo mandato na Câmara, e será líder pela primeira vez. Mas está longe de ser experiente no cargo de líder de bancada. Antes de atuar no Congresso Nacional, foi deputado estadual e chegou a liderou a bancada petista na Assembleia do Paraná: “Liderar o PT é uma tarefa um pouco mais fácil porque o PT é um partido com um programa que todos respeitam”.

Podemos

Uma legenda de perfil oposto é o Podemos. O novo líder do partido, Léo Moraes (RO), define a bancada como um “mosaico”. O grupo reúne, por exemplo, Diego Garcia (PR), que tem no combate ao aborto uma de suas principais pautas, e Bacelar (BA), identificado com causas progressistas.

Moraes disse esperar que, na liderança, possa “contribuir para que a organização econômica e administrativa que o governo alcançou se reverta em políticas sociais”. “Em muitas ocasiões nós votamos com o governo, às vezes mais até do que o próprio PSL”, apontou. Moraes vai substituir no posto José Nelto (GO), que foi líder logo em seu primeiro ano na Câmara dos Deputados.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Novo espera “alteração com continuidade”

Com uma bancada formada integralmente por novatos no Congresso e um dos partidos que criou o combate à velha política como marca, o Novo selecionou Paulo Ganime (RJ) para ser o líder em 2020. Ele vai suceder Marcel van Hattem (RS), que agora passa a ser vice-líder da bancada.

Ganime afirmou à Gazeta que as "pautas prioritárias” vão permanecer no foco do partido. “A mudança do líder não foi uma ruptura, e sim algo consensual na bancada. Vamos continuar o trabalho que foi bem feito em 2019, com foco em nossas pautas prioritárias, como a questão econômica, o combate à corrupção, a educação e a saúde”, declarou.

Ao longo do ano passado, o Novo se notabilizou por ser o partido que mais defendeu a agenda econômica do governo Bolsonaro - mais até do que o partido do presidente, e antes da crise que levou à implosão do PSL. Ganime definiu o partido como “independente” e apontou uma similaridade entre as propostas da gestão Bolsonaro para a economia e o ideário do Novo.

O deputado também disse esperar que o governo e sua base não priorizem a chamada “pauta de costumes” em 2020: “continuo achando que não são temas prioritários para o Brasil. São temas para países desenvolvidos, que resolveram saneamento e segurança, por exemplo, o que não é nosso caso”.

Publicidade

Velha política patriarcal: mulheres continuam fora da liderança

Mais do que abraçarem sinais da "velha política", até o momento, nenhum dos partidos que definiram seus líderes para 2020 apontaram mulheres para a função. Se as legendas que ainda não confirmaram os comandantes das bancadas não optarem por mulheres, será mantido o quadro de 2019: a ausência feminina na chefia dos partidos grandes.

Atualmente, apenas o PV é liderado por uma mulher, a deputada Leandre (PR). Mas o partido tem apenas quatro parlamentares, número inferior ao estabelecido no regimento da Câmara para que uma legenda tenha uma liderança com todas as prerrogativas da função.

Além de Leandre, a única mulher com cargo atual de liderança na Câmara é Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que é líder da Minoria. A deputada já liderou seu partido em outras ocasiões. O PCdoB também contou com Alice Portugal (BA) como líder, em 2017.

No Senado, três partidos são liderados por mulheres: o PP, com Daniella Ribeiro (PB); o Cidadania, com Eliziane Gama (MA); e o PSB, com Leila Barros (DF).

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade