• Carregando...

#85 - Pequenos municípios que gastam mais com vereadores do que arrecadam com o IPTU; e os maiores devedores da Previdência

***1) O custo das câmaras de vereadores pesa mais no orçamento dos menores municípios. Na média de todos os municípios brasileiros, o financiamento das despesas com o legislativo fica em 2,8% da receita das prefeituras. Nas cidades com até 20 mil habitantes, essa participação chega a 3,8%. Nesses municípios, as câmaras custam 2,7 vezes mais do que a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Nos municípios com população de 20 mil a 50 mil, a participação das câmaras na receita da prefeitura cai para 3%. Nos municípios de 100 mil a 200 mil, o percentual fica em 2,6%. Os dados foram levantados pela Frente Nacional de Prefeitos, a partir de informações contábeis e fiscais do setor público divulgadas pela Secretaria do Tesouro Nacional, e publicados no anuário Multicidades. Relativos a 2018, os dados foram complementados com relatórios divulgados pelas prefeituras em seus portais de transparência ou por órgãos governamentais de controle. O fiscal dos políticos, Lúcio Vaz, comenta os gastos dos pequenos e grandes municípios do país com as câmaras.

***2) Os 500 maiores devedores da Previdência Social acumulam uma dívida que chega a R$ 118,2 bilhões. Desse valor, apenas 25,5% estão em situação regular, ou seja, a dívida está sendo paga, renegociada ou está suspensa por decisão judicial. A maior parte, 74,5%, está em situação irregular, pois o devedor ainda não regularizou a sua situação com o governo. Os grandes devedores da Previdência são pessoas jurídicas. São empresas privadas, em sua maioria, e uma pequena parcela de órgãos públicos. No caso das empresas, há companhias em processo de recuperação judicial e outras falidas, ou seja, que já fecharam as portas. Correspondente em Brasília, Jéssica Sant'Ana lista o nome das empresas que estão devendo para a Previdência.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da
equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Laura Mingoti, Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]