• Carregando...
“60 Minutes” da CBS sobre a Lava Jato: agora o mundo pode saber melhor o que se passa no Brasil
| Foto:

O programa “60 Minutes”, da CBS, entrevistou os promotores e o juiz Sergio Moro, da Operação Lava Jato, e teve uma edição especial sobre o combate à corrupção no Brasil. Mentor Netto, colunista da revista IstoÉ, fez a legenda de um trecho do programa, que pode ser visto abaixo:

Ao divulgar o vídeo, porém, Mentor Netto fez um comentário insinuando que o programa tem não só um viés partidário, como um interesse político, dando margem, assim, para que seus seguidores petistas pudessem acusar o “tucano de toga”, como dizem. Eis o que Netto escreveu:

Você não pode deixar de assistir os 12 minutos do 60 Minutes dessa semana.
Primeiro porque deu um trabalhão para legendar.
Depois porque é a visão dos gringos sobre a Lava Jato.
Terceiro porque não existe almoço grátis, então eu estou desconfiado que esse é o lançamento extra-oficial do Moro para a presidência.
Vamos comentar?

Ora, em primeiro lugar, não se trata da “visão dos gringos”, e sim de um trabalho de jornalismo de um veículo de comunicação, que por acaso é até de esquerda. O próprio apresentador, Anderson Cooper, que também é âncora da “progressista” CNN (apelidada de Clinton News Network ou de “fake news”), gosta de repetir que é neutro, isento e imparcial (como, aliás, Mentor Netto), mas todos mais atentos sabem de sua clara inclinação à esquerda.

Normalmente é assim: o que a CNN ou a CBS dizem é a “visão dos gringos”, pois para essa turma de esquerda que banca a imparcial, a Fox News simplesmente não existe, é coisa de alienado, maluco, ultraconservador, reacionário, eleitor do Trump, for Christ sake!

Em seguida, Mentor Netto diz que “não existe almoço grátis”, uma frase do liberal Milton Friedman para condenar esmolas estatais, dando a entender que o programa todo é fruto de uma agenda política e partidária, e pior, para lançar Sergio Moro como candidato a presidente!

Com esse comentário “inocente”, Mentor Netto dá munição aos petistas, com sua narrativa cafajeste de que toda a Lava Jato é uma grande perseguição política a Lula e ao PT, mesmo quando Aécio Neves viu sua vida ser destruída no processo, e Michel Temer, o ex-vice de Dilma, encontra-se prestes a perder o poder por conta de efeitos da Lava Jato.

Como todo “isentão”, Mentor Netto morde e assopra. Antes do vídeo legendado, ele havia postado o link da reportagem em inglês, comentando: “Anderson Cooper, o mas importante âncora do jornalismo americano e a Operation Car Wash. Pronto. As bobagens do PT nas palestras no exterior não enganam mais ninguém”.

Não mesmo? Então por que o próprio Mentor Netto, ao divulgar o vídeo do programa, resolveu alimentar a narrativa enganadora dos petistas, que foram logo encher a página com comentários contra o “tucano de toga”? Eis o problema dos “isentões”: no fundo, no fundo, não são nada imparciais, mas o verniz de imparcialidade ajuda a enganar ainda mais gente depois.

Devemos agradecer a Mentor Netto pela legenda, mas ele poderia ter nos poupado de seus comentários. Vejam o vídeo legendado do programa. A reportagem está boa, apesar do viés de esquerda do apresentador. Afinal, é preciso ser muito tapado mesmo, ou então muito enganador, para enxergar na Lava Jato uma conspiração do PSDB contra o PT…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]