| Foto:

Muita gente tem se colocado contra a reforma da Previdência, inclusive gente à direita. A reforma proposta não é a ideal. Aliás, o ideal seria privatizar a Previdência, com contas individuais de capitalização, ou seja, com a poupança de cada um atrelada ao que a pessoa efetivamente contribuiu ao longo da vida de trabalho, e com lastro em ativos reais, ao contrário desse modelo coletivista atual, nada mais do que um esquema de pirâmide Ponzi.

CARREGANDO :)

Mas alguma mudança precisa ser feita. São mudanças paliativas? Sem dúvida. Mas é melhor do que nada! E o momento político que o Brasil atravessa está bastante turbulento, o que reduz as chances de sucesso da reforma. Os abutres percebem o momento e saem de suas tocas, fazendo greves, protestos, usando narrativas populistas, alertando para a perda de direitos dos trabalhadores. Tudo balela! Tudo mentira!

Se não começarmos já a reformar o sistema de Previdência brasileiro, ele vai implodir, o que será muito pior para todos. É por isso que tiro meu chapéu para a iniciativa dos criadores do site Apoie a Reforma!, com vários vídeos pedagógicos que explicam a urgente necessidade de mudança nas regras do jogo. Eis um dos vídeos bem didáticos produzidos pela equipe:

Publicidade

A mensagem não poderia ser mais clara:

Já pensou o que é você trabalhar anos e anos, economizando uma parte do seu dinheiro para ter uma coisa que sempre sonhou e, no final, não receber? Pois é isso que vai acontecer com as aposentadorias dos brasileiros se não for feita agora mesmo uma reforma na previdência: o dinheiro vai acabar.

Do jeito que está hoje, a Previdência é uma bomba-relógio. E ela precisa ser desarmada. Ou não haverá dinheiro para pagar a sua aposentadoria. Nem para investir em saúde e educação. Um grande problema é a existência de um contingente de privilegiados do funcionalismo público: as categorias especiais que se aposentam com menos de 50 anos ou que recebem mais de aposentadoria do que recebiam de salário. É pouca gente recebendo muito e muita gente recebendo pouco.

E os maiores prejudicados são as pessoas comuns que contribuem a vida toda, mas não vão receber seu dinheiro lá na frente, quando mais precisarem. É preciso mudar a idade mínima para 65 anos, igualar a regra de aposentadoria para todos os brasileiros e, assim, garantir um futuro para TODOS.

Publicidade

Quem quer salvar o futuro do Brasil precisa começar pela reforma da Previdência. É questão de sobrevivência!

Rodrigo Constantino