Uso a foto de Safatle e Lenin juntos pois nunca sei quem é quem.| Foto:
CARREGANDO :)

Um atentado suicida nesta sexta-feira (27) contra uma procissão de muçulmanos xiitas, a cerca de 20 km de Kano, no noroeste da Nigéria, matou ao menos 21 pessoas, informaram os organizadores.

Um homem-bomba acionou seus explosivos no meio da multidão reunida no vilarejo de Dakasoye, por ocasião do 40º dia de luto da Ashura, um ritual tradicional xiita.

Publicidade

“Perdemos 21 pessoas e várias outras ficaram feridas”, disse à imprensa Muhamad Turi, do Movimento Islâmico da Nigéria.

Um jornalista da AFP viu vários corpos, feridos ou mortos, espalhados no local do ataque. Os sobreviventes continuaram a sua marcha.

Liderado pelo xeque Ibrahim Zakzaky, o Movimento Islâmico da Nigéria previa chegar à cidade de Zaria, coincidindo com a festa da Ashura no Irã.

[…]

“Nós temos um suspeito sob custódia”, disse Zakzaky, afirmando que ele confessou ter sido enviado pelo Boko Haram.

Publicidade

Mais uma notícia trágica de terrorismo islâmico. São tantas que já banalizamos a coisa, encaramos o absurdo como quase natural. Claro, quando ocorre em uma cidade como Paris, choca o mundo, pois parece mais perto, desafia mais a civilização avançada, coloca em risco o estilo de vida ocidental com seus cafés parisienses.

Mas como insistir numa retórica absurda que inverte responsabilidades? Vários esquerdistas aproveitam atentados como o de Paris para culpar… o Ocidente! Segundo esses “intelectuais”, é tudo culpa do capitalismo, das desigualdades sociais, do preconceito do próprio ocidental (vai ver o cristão é tolerado e bem tratado nos países dominados pelo Islã).

Vladimir Safatle é um desses que puxou da cartola sua tese de vitimização dos terroristas, jogando a responsabilidade para o Ocidente. Em sua coluna da Folha, usou uma das terroristas do atentado em Paris para criar uma narrativa de pobre vítima sem oportunidades que acabou tragada pelo Estado Islâmico. É sempre a mesma ladainha: a culpa é sempre do capitalismo ocidental, nunca de seus inimigos malucos.

O que Safatle e companhia vão dizer sobre o atentado na Nigéria contra… islâmicos xiitas? Coisa do Ocidente? Culpa do colonialismo? Responsabilidade do Bush? Resultado do preconceito dos homens brancos? Fica complicado, não é mesmo? Por isso Safatle e sua turma simplesmente ignoram tais atentados, que ocorrem aos montes. É conveniente fingir que não existem, para que a narrativa antiocidental possa sobreviver.

Afinal, os socialistas como Safatle sempre arranjaram um jeito de defender ou relativizar os atos terroristas da esquerda radical, com a mesma desculpa esfarrapada de que era uma reação legítima às injustiças do capitalismo. Haja canalhice!

Publicidade

Rodrigo Constantino