• Carregando...
Basta ver quem votou contra a terceirização para saber que ela é boa para o país
| Foto:

Fiquei surpreso ao ver que, mesmo aqui no blog, uma boa quantidade de gente ficou contra a proposta da terceirização. Talvez sejam funcionários públicos esclarecidos, mas com receio de perder algum privilégio. Não sei. O fato é que bons argumentos em defesa da medida já foram apresentados aqui, pelo Bernardo Santoro, do Instituto Liberal.

Mas basta dar uma olhada em quem votou contra para ter uma clara ideia do que está em jogo:

Terceirização votos

Ora, alguém realmente ainda acredita que PT e PSOL lutam pelo que é melhor para os trabalhadores? Claro que não. Teria de ser alguém muito ingênuo ou alienado para tanto. O PT e o PSOL, ligados aos sindicalistas, lutam apenas por privilégios, por mamatas estatais, à custa dos trabalhadores verdadeiros, que pagam pesados impostos para sustentar esses benefícios, as tais “conquistas trabalhistas”.

Privatizações, Lei de Responsabilidade Fiscal, autonomia do Banco Central para perseguir metas de inflação, todas as mudanças importantes que melhoraram a vida dos trabalhadores brasileiros contaram com a forte oposição dos petistas, inclusive dos que hoje pertencem ao PSOL.

Nessa reportagem, fica claro o que as centrais sindicais e seus braços partidários realmente temem: a redução do nefasto “imposto sindical”, algo existente apenas em países atrasados como o Brasil.

O relator também acolheu algumas emendas do deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), defendidas pelas centrais sindicais, que temem divisão na base e perda na arrecadação com o imposto sindical. Foi acrescentada uma emenda que assegura aos terceirizados os mesmos direitos previstos no acordo coletivo da categoria da contratante, quando a contratação dos prestadores de serviço ocorrer na mesma atividade econômica. O setor empresarial tem se mostrado contrário.

O trabalhador sequer tem a liberdade de escolha de aderir ou não ao sindicato, que alega trabalhar em seu benefício. Ora, se isso é verdade, por que não acabar com o imposto e tornar a adesão totalmente voluntária? Pois é…

PS: O PV e o Solidariedade surpreenderam positivamente, com a totalidade de seus deputados votando a favor da terceirização. Será que a esquerda finalmente tem evoluído, à exceção do velho dinossauro PT (e PSOL, que é sua “linha auxiliar” apenas)?

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]