• Carregando...
Bolsonaro se afasta de militância virtual bolsonarista e dá bronca em PSL
| Foto:

O presidente Bolsonaro deu uma boa entrevista ao apresentador e humorista Danilo Gentili no “The Noite” desta quinta. Descontraído, brincalhão, ao mesmo tempo emocionado e humilde, Bolsonaro falou sobre vários assuntos, reforçou a importância da reforma previdenciária num país quebrado, disse que a velha forma de se fazer política está ultrapassada, mas que mudança de paradigma leva tempo e é difícil, e procurou se afastar das alas mais radicais que falam em seu nome.

A Gazeta do Povo fez um bom resumo dos principais tópicos. Claro que não poderia faltar uma “mitada” para sua base, mas foi até light. Questionado se estaria disposto a voltar atrás nos decretos de posse e porte de armas editados por seu governo caso o número de mortes por armas de fogo aumente, o presidente respondeu: “Agora vou fazer uma polêmica aí. Vou querer saber se são pessoas de bem que estão morrendo ou bandidos. Se é marginal, tem que liberar mais armas ainda”.

Ainda que precise manter sua militância engajada, Bolsonaro desconversou sobre intrigas internas nas diferentes “alas” de seu governo, e até passou um pito nos mais radicais. O presidente também distribuiu broncas em parlamentares do PSL nos últimos dias, diz a Crusoé. Uma das que ouviu foi a deputada federal Carla Zambelli, de São Paulo. Bolsonaro lhe disse que os deputados de seu próprio partido estão atrapalhando o governo.

Justiça seja feita, Bolsonaro parece estar se esforçando para ser mais ameno e agregador. Mas há quem pense, com embasamento, que a postura da militância bolsonarista conta com seu aval, foi alimentada pelo próprio presidente, pois foi útil como força de campanha. Trata-se, portanto, de uma questão delicada: ele precisa mante-la aguerrida, ao mesmo tempo isso afasta defensores mais moderados e complica o relacionamento com o Congresso, de que necessita para as reformas.

O tempo dirá se o presidente vai mesmo adotar postura mais de estadista, ou se vai continuar alimentando um sentimento tribal num clima de guerra que nada ajuda a seu governo.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]