• Carregando...
Brasileiro não tem educação financeira: falta conhecimento básico de economia e finanças
| Foto:

Deu no GLOBO hoje:

Há décadas o brasileiro lida com a inflação e as consequências da alta dos preços no orçamento doméstico. E, mesmo esse sendo um tema tão familiar, o conhecimento sobre o assunto é baixo. Em uma pesquisa sobre conceitos financeiros, em 30 países, o índice de respostas corretas para perguntas sobre o tema foi de 58% no Brasil, bem abaixo da média, de 78%. Isso mostra as dificuldades dos brasileiros em termos financeiros, o que compromete a capacidade de planejamento futuro.

Os dados fazem parte de um levantamento da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que tem por objetivo medir as competências da população adulta quando o tema é educação financeira. Foram levados em conta conceitos divididos em três pilares: conhecimento, comportamento e atitude. Em todos, o Brasil teve um baixo desempenho, deixando o país na 27ª colocação geral, à frente apenas de Croácia, Bielorrússia e Polônia. Na liderança, a França.

Na avaliação da OCDE, o foco no curto prazo apresentado por alguns países, como o Brasil, reduz a segurança financeira dessa população. “Adultos em muitos países ao redor do mundo que mostraram baixos níveis de conhecimento financeiro deixam de adotar comportamentos que poderiam melhorar sua segurança financeira, além de terem atitudes orientadas para o curto prazo”, afirma o estudo, divulgado este mês. A pesquisa foi respondida por 51.650 pessoas, sendo 1.974 delas no Brasil.

Sem conhecer o básico de finanças, conceitos como juros simples e compostos, visão de longo prazo e o funcionamento da economia e do mercado, o brasileiro médio é refém de governos populistas e agiotas de plantão, ou todo tipo de oportunista que explora essa ignorância de forma desleal.

Simplesmente não há como um indivíduo progredir sem conhecer o básico do mundo das finanças, sem uma educação financeira. E quando muitos indivíduos sofrem do mesmo mal, não há como a sociedade evoluir. Somos cigarras presas nas armadilhas econômicas, sem noção do alto custo disso para o país.

Meu esforço tem sido constante para tentar reverter o quadro, ou ao menos fazer minha parte, contribuir com minha pequena parcela no esforço geral necessário. Meu novo livro, Brasileiro é Otário? – O Alto Custo da Nossa Malandragem, é uma tentativa de atacar a cultura por trás desse problema, assim como explicar o que deixamos na mesa com ela, qual o custo de oportunidade do nosso jeitinho.

Já meu curso online “Bases da Economia” é uma tentativa de reduzir o desconhecimento sobre esse “tema indigesto”, mas fundamental para o progresso. São várias horas de aulas explicando conceitos básicos de economia, sob um prisma liberal “austríaco” que nem mesmo graduandos ou mestrandos têm acesso em nossas universidades.

É com satisfação que comunico o lançamento do produto que faltava para fechar esse ciclo: vem aí meu novo curso online, também pela Kátedra, sobre finanças pessoais, um misto de noções do mercado financeiro com uma cultura de poupança e investimento voltados para o longo prazo. Ou seja, a tal educação financeira que nosso povo não tem, conforme vemos na pesquisa e no dia a dia.

Aguardem maiores informações. Teremos limites de alunos, pois haverá também hangouts ao vivo comigo para dúvidas e bate-papo. As aulas estão prontas e sendo editadas, e o começo da venda do curso será em poucos dias. Eis aí um ótimo presente de Natal para dar ao filho, ao amigo, ao parceiro: um pacote completo para a sua educação e independência financeira, contribuindo assim para que ele consiga superar os obstáculos impostos pela falta de conhecimento básico nesses assuntos.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]