Por Marcel Balassiano, publicado pelo Instituto Liberal
No começo deste ano, a confiança está em alta, tanto dos consumidores quanto dos empresários. Percebe-se pelas pesquisas das Sondagens da FGV que a percepção positiva em relação à economia está melhor agora do que no começo do ano de 2015, quando a ex-presidente Dilma Rousseff iniciava seu segundo mandato.
Em janeiro de 2015, o índice de confiança dos consumidores havia recuado 17,5% em relação ao mesmo período do ano anterior e o índice de confiança dos empresários,[1] 13,1%. Agora, no primeiro mês do novo governo, a confiança, tanto dos consumidores quanto dos empresários, está maior do que há um ano (8,7 e 4,7%, respectivamente), conforme o Gráfico 1. Já o Gráfico 2 mostra a variação do índice de expectativas, também muito mais favorável agora do que em relação ao período anterior.
Este artigo foi originalmente publicado pelo Blog do IBRE em 06/02/19.
[1] O Índice de Confiança Empresarial (ICE) agrega os dados das sondagens da Indústria de Transformação, Serviços, Comércio e Construção. Os segmentos cobertos pelas pesquisas representam mais de 50% da economia nacional.
-
Relatório americano expõe falta de transparência e escala da censura no Brasil
-
“A ditadura está escancarada”: nossos colunistas comentam relatório americano sobre TSE e Moraes
-
Jim Jordan: quem é campeão de luta livre que chamou Moraes para a briga
-
Aos poucos, imprensa alinhada ao regime percebe a fria em que se meteu; assista ao Em Alta