• Carregando...
Descontrole de gastos públicos: o maior vilão de todos
| Foto:

Dentre os vários vilões de nossa economia hoje, como o intervencionismo estatal em diversos setores ou o protecionismo comercial, um se destaca como o principal: o descontrole dos gastos públicos. É ele que está por trás de vários problemas que vivemos no momento, e que levam a uma reação ainda pior por parte do governo, ao falar em “ajuste fiscal” por meio de mais impostos. O foco deveria ser no corte de gastos. É a mensagem do economista Paulo Guedes em sua coluna de hoje no GLOBO:

IMG_0197

 

O problema é crer que há alguma chance de Dilma realmente fazer isso. O que ela deveria fazer é muito diferente do que ela fará. Não só por sua falta de legitimidade e credibilidade, como principalmente por sua convicção ideológica. Dilma acredita num estado grande, inchado, e não vai comprar a briga necessária para cortar na carne. Prefere lutar por mais impostos, o caminho totalmente equivocado que tem seguido, com o apoio do ministro Joaquim Levy.

Enquanto Dilma continuar no poder, portanto, não corremos o menor risco de dar certo. Armínio Fraga seria o ministro da Fazenda em caso de vitória de Aécio Neves, não custa lembrar. E ele foi demonizado pelos petistas. Os gastos públicos continuarão em alta, o rombo fiscal será enorme, e a economia brasileira permanecerá em frangalhos, com um governo obcecado pelo aumento de impostos num país com uma das maiores cargas tributárias do mundo. Eis a triste realidade.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]