• Carregando...
Desmascarando os antissemitas modernos
| Foto:

O jornalista Victor Grinbaum lançou um novo projeto de podcast, Señor Golem, em cuja estreia decidiu usar um caso específico para demonstrar como o novo antissemitismo apenas mascara o velho, mantendo sua mesma essência. Aproveitou para explicar o que é sionismo de fato.

Muitos antessemistas encontraram refúgio no “antissionismo”, e por isso é importante explicar o que é o sionismo, e também o que ele não é. Sionismo não é, por exemplo, essa teoria conspiratória que esquerdistas radicais espalham, de um grupo ultrassecreto de capitalistas que querem dominar o mundo.

Existem judeus comunistas e judeus conservadores, judeus bilionários e judeus pobres (inclusive em vários países os judeus eram associados a pedintes “sujos”), judeus que eram acusados de apátridas e hoje os que são acusados de querer uma nação para si, eram acusados de “raça inferior” e também de querer dominar o mundo, enfim, trata-se de um grupo bastante heterogêneo; mas em vez de olhar a realidade como ela é, cada antissemita escolhe seu critério e transforma os judeus em algo monolítico, para poder odiá-los. O alvo é todo o povo judeu.

Grinbaum disseca cada um desses pontos. Sionismo não é uma conspiração, mas apenas a crença de que Israel tem o direito de existir, como nação do povo judeu, em Jerusalém, sua terra natal. Há muitos antissemitas disfarçados por aí, tentando mascarar seu ódio irracional ao povo judeu com base no ataque ao sionismo. Depois de escutar o podcast, ficará claro se tratar de um engodo, de um subterfúgio para quem quer justificar um puro preconceito mesquinho.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]