• Carregando...
Dúvidas – artigo de hoje no GLOBO
| Foto:

Começo o ano novo repleto de dúvidas, as quais gostaria de compartilhar com os leitores em busca de uma reflexão conjunta que possa lançar luz sobre tantas questões sem respostas. Parto da premissa de que a presidente Dilma está com boas intenções e realmente deseja o melhor para o país. Não é, portanto, implicância pessoal ou algo do tipo. É só que palavras e atos parecem não bater direito.

Por exemplo: a economia está ou não desajustada? Perco noites de sono martelando essa pergunta em minha cabeça. Lembro-me muito bem de quando criticava a gestão econômica do primeiro mandato, apontando a insustentabilidade das medidas do governo, seu foco de curto prazo, o claro risco de fomentarem a inflação mesmo sem crescimento econômico.

Mas era acusado de pessimista pelos defensores de Dilma. A própria presidente disse com todas as letras que nenhum ajuste era necessário, que estava tudo em ordem, que havia apenas um pequeno problema conjuntural causado pela crise internacional (do qual os demais emergentes parecem não ter tomado conhecimento). Agora a presidente promete ajustes indolores, um oximoro, uma nova ilusão. Mas então a economia está mesmo desajustada? Não era, afinal, pessimismo apontar para o declínio da atividade e a ascensão do índice de inflação?

Outra dúvida que me angustia é o grau de compromisso da presidente com tais ajustes “indolores”. É para cortar na carne? Por isso um “fiscalista” ortodoxo como Joaquim Levy assumiu a pasta da Fazenda? Mas essa mensagem é transmitida aos investidores simultaneamente ao maior Ministério de que se tem notícia no mundo, com tanta gente que a presidente seria incapaz de elencar um a um todos os nomes? A presidente virou “neoliberal” do lado direito, mas continua desenvolvimentista do lado esquerdo? Qual lado falará mais alto? Quanto tempo Levy aguenta no cargo?

Leia mais aqui.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]