• Carregando...
“A escola brasileira emburrece os alunos”, diz médico que é professor nos EUA
| Foto:

Gustavo Teixeira é médico e leciona nos Estados Unidos. É também meu vizinho, e compartilha de vários dos meus desabafos sobre nosso Brasil, ou o Rio em particular. Ele grava seus próprios desabafos também, e já citei aqui um deles. Dessa vez, segue um vídeo seu sobre nosso sistema educacional, que, segundo ele (e o PISA), “emburrece os alunos”.

Trata-se de uma máquina de produzir analfabetos funcionais, incapazes depois de fazer contas básicas, de interpretar textos. É absurdo achar que basta jogar mais recursos públicos no sistema sem mudar sua essência. E como Teixeira lembra, o problema não está restrito ao ensino público, afetando também as escolas privadas (até porque seus professores são “formados” nas universidades públicas). Vejam:

A mensagem final é muito importante: esse fracasso educacional só será revertido com uma intensa participação dos pais, de cada um de nós. Não adianta depositar a esperança no próprio estado, ou mesmo nos professores.

Ou os pais ficam mais atentos e se tornam mais ativos quanto ao que se passa dentro das salas de aula, ou vamos continuar com militantes doutrinando nossos filhos e incompententes e vagabundos substituindo ensino de verdade por qualquer enrolação, para não ter que dar aulas para valer (até porque muitos são despreparados).

Enfim, se não ocorrerem mudanças radicais, em breve o Brasil será mesmo o último colocado no ranking do PISA. Estamos quase lá. Uma vergonha!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]