| Foto:

A famosa Curva de Laffer, inspirada no economista Arthur Laffer, ilustra a elasticidade da arrecadação tributária em relação às alíquotas de impostos. De forma simplista, ela parte de 0% de alíquota para zero de receita, vai aumentando até um ponto máximo, e depois começa a cair até chegar a 100% de alíquota para novamente zero de receita, assumindo, assim, que um confisco pleno pelo governo acabaria com qualquer incentivo para produção de riquezas por parte da iniciativa privada.

CARREGANDO :)

Os tarados por impostos chamam esse ponto de “arrecadação ótima”, mas é preciso detestar muito a liberdade para buscar o máximo possível de tributação numa sociedade. Claro que qualquer pessoa normal, que valoriza a liberdade, sabe que governo é sempre coerção e compreende que é a iniciativa privada que produz riqueza e empregos, lutará pelo mínimo necessário de governo e tributos para a sociedade funcionar bem.

Publicidade

Mas o ponto é que mesmo aqueles sedentos por mais impostos deveriam atentar para o fato de que nem sempre mais alíquota significa mais arrecadação. A curva lida com o imposto de renda, e nenhum economista de país desenvolvido poderia imaginar um país com mais de 80 tributos e a complexidade que o Brasil tem nessa área fiscal, o que por si só já representa um fardo enorme sobre os pagadores de impostos e menos produtividade. Mas a ideia continua valendo para a carga como um todo.

Com isso em mente, podemos notar que as novas propostas do governo Dilma parecem ter ignorado a curva de Laffer. Alguns estudos empíricos mostram que esse ponto máximo estaria entre 30% e 35%. Ora, no Brasil já temos uma carga tributária acima disso, em quase 40% do PIB. Logo, aumentar ainda mais os tributos irá incentivar menos produção, mais evasão fiscal, fuga de capitais etc.

Quem tem alternativas não quer trabalhar e produzir ainda mais para deixar uma parcela maior nas mãos do governo, especialmente do nosso governo, incompetente, corrupto e perdulário. Só mesmo na cabeça de um esquerdista os “contribuintes” deveriam ralar mais ainda para sustentar essa máquina estatal podre e ineficiente. Normalmente só defende isso quem está do lado consumidor desses impostos, ou seja, quem recebe dinheiro do governo.

Não obstante a dificuldade política de o governo aprovar essas medidas que aumentam impostos, há o problema econômico que está ilustrado na curva de Laffer e que foi ignorado por Dilma, Levy, Nelson Barbosa e companhia. Para quem tem apenas um martelo tudo se parece com prego. Essa turma só sabe subir impostos, nada mais. Resta combinar com o outro lado, aquele que paga os impostos todos e já não aguenta mais tanta exploração…

Rodrigo Constantino

Publicidade