• Carregando...
Geração "concurso público": mais de um milhão de candidatos para a Caixa!
| Foto:

Escuto na CBN agora há pouco que a Caixa fará um concurso público para quase 30 mil vagas! São mais de um milhão de candidatos inscritos, um dos maiores concursos do mundo. São esperadas mais de 120 mil redações. Como disse o mensageiro da notícia, só mesmo vestibular na China para superar tal ordem de grandeza…

A Caixa vem crescendo sua carteira total de crédito na faixa dos 40% ao ano, número impressionante. O banco estatal tem sido usado claramente para fins políticos, deixando de lado os critérios econômicos. Pode estar fomentando uma verdadeira bolha imobiliária no país. Sem falar dos escândalos.

Do ponto de vista individual, a decisão de fazer um concurso desses pode ser racional. Afinal de contas, as estatais oferecem salários bem razoáveis, vários benefícios, estabilidade, e pouca pressão competitiva e meritocrática.

O problema é o ponto de vista coletivo. Quando muitos começam a sonhar com a estabilidade do setor público, acabamos com a hipertrofia estatal, um fardo enorme para aqueles que produzem riqueza, a mesma que será fonte dos impostos que o governo usa para pagar os salários públicos.

Em analogia ao corpo humano, podemos ter parasitas demais para hospedeiros de menos. Não quer dizer, de forma alguma, que todos os funcionários públicos sejam parasitas. Há muitas funções necessárias, e gente séria trabalhando para o estado.

Mas quando temos um inchaço do setor público, o país como um todo perde. Quem realmente gera riqueza para uma sociedade não é o governo, mas o empreendedorismo, a iniciativa privada, os investidores que arriscam suas economias e a poupança de terceiros, que tomam emprestada.

Nesse meu vídeo antigo, faço um desabafo sobre o assunto:

httpv://youtu.be/6YEMLCRwIm8

O Brasil precisa de menos concurso público e mais empreendedores.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]