• Carregando...
Grupo terrorista Hezbollah planejou atentados contra judeus no Brasil
| Foto:

Por ALEF News

Documentos até então sigilosos revelaram que o Hezbollah enviou terroristas ao Distrito Federal com o intuito de cometer ataques a representantes diplomáticos de Israel. Alguns foram identificados, inclusive com fotos. A primeira vez foi em 1976. A segunda em 1989. A intenção era sequestrar representantes do governo de Israel residentes no Distrito Federal. As informações sobre os possíveis atentados ficaram restritas, até o mês passado, aos militares e às autoridades do primeiro escalão dos governos do Brasil e de Israel. Elas estão em um dos dossiês confidenciais da Secretaria de Segurança Pública, abertos agora à consulta no Arquivo Público do Distrito Federal.

Sobre o possível ataque de 1976, as informações são vagas. Tratam somente de um alerta enviado pelo governo de Israel a todas as suas representações diplomáticas e do reforço da segurança das Forças Armadas do Brasil à Embaixada de Israel em Brasília.

Quanto ao plano de 1989, há um amplo e detalhado relatório, incluindo nomes e fotografias de suspeitos e telegramas originais trocados entre Israel e Brasil. Telegrama enviado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil à Polícia Federal e ao secretário de Segurança Pública do DF, em 16 de agosto de 1989, alerta que um terrorista do Hezbollah está “em vias de ingressar no país (o Brasil) com vistas a cometer atentado contra aquela missão diplomática e seus membros”. Na mesma mensagem, o Itamaraty alerta sobre a presença de “outro terrorista” em solo brasileiro. Diante de tal cenário, o Ministério pede reforço “urgente” na segurança em volta da Embaixada de Israel e das residências do embaixador e de quatro diplomatas israelenses.

A caça aos suspeitos e o esquema de segurança envolvendo a embaixada israelense e seus altos funcionários durou mais um mês, quando o serviço de inteligência israelense descobriu que os terroristas tinham deixado o Brasil para um destino desconhecido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]