• Carregando...
J.K. Rowling, autora de “Harry Porter”, pede desculpas por espalhar notícia falsa sobre Trump
| Foto:

A autora de “Harry Potter”, J.K. Rowling, foi amplamente criticada por um longo texto que publicou no Twitter na sexta-feira, acusando o presidente Trump de ignorar insensivelmente uma criança em uma cadeira de rodas que tentava alcançá-lo para um aperto de mão.

Como ela descobriu rapidamente, a cena foi baseada em um vídeo falso, editado, e três dias depois ela se desculpou: “meus tweets sobre o menino pequeno em uma cadeira de rodas cuja mão estendida o presidente parecia ignorar na filmagem da imprensa”, ela disse, “várias fontes me informaram que essa não era uma representação completa ou precisa de sua interação”.

“Eu projetei muito claramente minhas próprias sensibilidades em torno da questão das pessoas com deficiência sendo negligenciadas ou ignoradas nas imagens que vi e se isso causou alguma angústia para aquele menino ou sua família, peço desculpas sem reservas”, acrescentou. “Estes tweets permanecerão, mas vou excluir os anteriores sobre o assunto”, concluiu.

Alguns observaram que a desculpa não foi dirigida ao alvo principal do video enganador: o presidente Trump. A narrativa em torno do vídeo editado era de uma visita à Casa Branca, e embora Trump saudasse calorosamente uma criança em uma cadeira de rodas, quando ele caminhou de volta, ele parecia apertar as mãos daqueles ao seu redor e não a do menino. Alguém editou a saudação e publicou apenas a última parte do vídeo:

Ele ficou viral entre aqueles que procuram um pretexto para atacar Trump. O discurso de Rowling contra o presidente também viralizou: “Trump imitou um repórter deficiente. Agora ele finge não ver uma criança em uma cadeira de rodas”, dizia o começo de seu texto.

“Esse monstro do narcisismo aprecia apenas ele e seus reflexos pálidos”, continuou ela. “Os deficientes, as minorias, os transexuais, os pobres, as mulheres (a menos que se relacionem com ele por laços de sangue e, portanto, suas criações) são tratados com desprezo, porque não se assemelham a Trump”, Rowling escreveu.

“Quão impressionante, e quão horrível, que Trump não possa levar sua mão a de um menino pequeno que só queria tocar o presidente”, concluiu. Aqui está o vídeo mais longo que mostra como o presidente não ignorou a criança:

Rowling tem sido uma crítica de longa data do presidente Trump, e usou sua conta no Twitter, que tem mais de 11,4 milhões de seguidores, para atacar o republicano constantemente. E ela claramente não está sozinha. Vários artistas têm demonizado Trump de uma forma tão agressiva que, se fosse direcionada a alguém como Obama, o mundo viria abaixo!

Mas é preciso tomar cuidado nessa cruzada contra o presidente, que não encontra limites, e que não mede esforços, inclusive sem lhe dar o benefício da dúvida ou sem contar com o mesmo tipo de tolerância que outros costumam receber, quando são de esquerda. É preciso se dar conta de que vivemos na era das “fake news”…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]