| Foto:

Leandro Karnal fala com sua voz de barítono, com ar professoral, citando pensadores importantes, e toda essa forma lhe ajuda a conquistar uma legião de seguidores, dispostos a pagar uma fortuna por palestras que, se forem espremidas, mostrarão conteúdo bastante ralo.

CARREGANDO :)

Em artigo recente no Estadão, Karnal resolveu falar sobre conservadorismo. Até citou pensadores bons, como Michael Oakeshott, Edmund Burke e João Pereira Coutinho. Mas se o artigo em si não é absurdo, o fato é que, no passado, Karnal já disse muita bobagem sobre o assunto, confundindo a linha do conservadorismo britânico com movimentos reacionários por aí.

Bruno Garschagen gravou um vídeo sobre isso, esclarecendo alguns pontos de confusão e torcendo para que Karnal insista na nova toada, buscando realmente ler os pensadores conservadores, já que é o mínimo que se espera de um professor ou intelectual que fala publicamente sobre o assunto. Vejam:

Publicidade

Alguém com o estilo do Karnal agrada muito a mídia mainstream, pois é um tanto pasteurizado, sem riscos de dizer certas verdades incômodas, de tocar a real, como se diz. Por isso Karnal vive dando entrevistas ou palestras na Casa do Saber e companhia.

Já uma Fox News do Brasil certamente convidaria alguém como o próprio Bruno Garschagen para explicar sobre o conservadorismo, um profundo estudioso do tema, cientista político com mestrado no respeitado IEP (Instituto de Estudos Políticos) de Lisboa, sob o comando do professor Espada.

Eis a diferença, digamos, entre uma GloboNews e uma Fox News do Brasil, que infelizmente ainda não temos…

Rodrigo Constantino

Publicidade