Blog / 

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Artigos

Maduro mandou 7,4 toneladas de ouro para Uganda: socialismo é uma praga!

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, exportou 7,4 toneladas de ouro para a Uganda, em uma operação secreta para desviar das sanções impostas pelos Estados Unidos, segundo reportagem do Wall Street Journal, publicada nesta terça-feira. O valor de mercado para esta quantidade de ouro é de mais de US$ 300 milhões (R$ 1,15 bilhões).

O porta-voz da polícia nacional de Uganda, Fred Enanga, disse ao WSJ que o ouro foi embarcado em Caracas em uma aeronave russa fretada e chegou ao aeroporto internacional de Entebbe, na Uganda. Desde o início do ano, a imprensa internacional vem relatando operações como esta. Com a diminuição das receitas vindas do petróleo, Maduro está secando as reservas de ouro da Venezuela.

Nunca é demais lembrar que a Venezuela tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo, produzia mais de 3 milhões de barris diários, e mesmo assim o socialismo conseguiu destruir a economia do país, tornando-o um dos mais miseráveis do planeta. Não há catástofre natural capaz de causar um estrago similar. Furacão, terremoto, tsunami: tudo isso é fichinha perto da praga que é o socialismo.

E essa ideologia nefasta, como fica claro uma vez mais, é sempre pregada por bandidos oportunistas que, em nome da “igualdade” ou “justiça social”, implementam regimes totalitários para garantir a pilhagem dos recursos públicos. Enquanto Maduro certamente mantém contas ocultas com milhões de dólares no exterior, ou vive como um nababo frequentando os restaurantes mais caros do mundo, a população venezuelana se encontra na total penúria, sem acesso ao básico, morrendo de doenças erradicadas em países desenvolvidos, submetida ao pleno caos social e econômico, além da violência descontrolada.

O famoso “ouro de Moscou” já financiou muito comunista no Brasil durante a Guerra Fria, os mesmos que depois chegaram ao poder, assaltaram o estado no maior esquema de corrupção da história do Brasil, e tentaram levar nosso país no rumo venezuelano. Felizmente o projeto foi abortado pelo impeachment, a Lava Jato e as urnas. Socialismo nunca mais!

Rodrigo Constantino

8 recomendações para você

Sobre / 

Rodrigo Constantino

Economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal.

Saiba Mais

Arquivos