• Carregando...
Mais um cubano foge para os States. Que muitos outros sigam o exemplo!
| Foto:

Deu no Diário de Pernambuco: Médico cubano abandona trabalho em município pernambucano

O Programa Mais Médicos teve uma deserção em Pernambuco. O médico cubano Luis Enrique Marzo Herrera abandonou o cargo há pelo menos um mês no município de Belém de São Francisco, localizado a 482 quilômetros do Recife. A informação foi confirmada pelo prefeito da cidade Gustavo Caribé (PSB). Segundo ele, o médico deixou a cidade sem dar nenhum tipo de satisfação à Secretaria municipal de Saúde. Há informações na cidade de que o Herrera teria viajado para os Estados Unidos. 

[…]

O caso de Luis Enrique Marzo Herrera é o terceiro que veio a público nos últimos dias de médicos cubanos que desertaram. O primeiro foi da médica Ramona Matos Rodriguez, 51 anos, que fugiu da cidade de Pacajá (PA), onde estava desde outubro trabalhando em um posto de saúde, e viajou para Brasília. Ela está morando na casa de um parlamentar do DEM enquanto espera a análise do pedido de refúgio feito ao governo brasileiro. Segundo informações, a médica pretende ir para os Estados Unidos. 

O segundo registro foi do médico cubano Ortelio Jaime Guerra, que havia deixado há mais de uma semana o posto de trabalho na cidade de Pariquera-Açu (SP) e viajou para os EUA. O Ministério da Saúde já tinha informação de que ele estava desaparecido desde a semana passada. As autoridades brasileiras ainda tinham esperança de que ele retornasse ao trabalho. Na última segunda-feira (10), Ortelio publicou o seu paradeiro em sua conta pessoal do Facebook. Ele informou aos amigos que teve que ir embora sem falar com ninguém por questões de segurança.

É isso mesmo! Esses cubanos contam com todo o apoio dos brasileiros decentes, que torcem para que consigam a tão sonhada liberdade – bem completamente escasso em Cuba. Fugir para os Estados Unidos é bem mais seguro do que pedir asilo ao Brasil, como fez Ramona. Algo que nos envergonha muito, mas é o fato: temos um governo conivente com a ditadura cubana, cúmplice, que atua até como seu “capitão do mato”.

A nossa esquerda adora enaltecer as “conquistas sociais” de Cuba, principalmente na área da saúde. Mito. Puro mito. A ilha caribenha se especializou em “produzir” médicos em série, na verdade enfermeiros treinados que dificilmente passariam no teste Revalida, e tampouco conseguem atuar como médicos nos Estados Unidos. Mas viraram “produto” de exportação dos irmãos Castro, como se escravos fossem. Há quem compre, como o governo do PT.

Faço meus votos para que mais e mais cubanos tentem fugir, pedir asilo, desertar do programa “Mais Médicos”, que é desde o começo ilegal, imoral e puramente eleitoral – se não for instrumento corrupto de transferência de recursos para o “paraíso fiscal” cubano, que retornarão depois para financiar a campanha do partido.

Fujam, cubanos! Nós brasileiros compreendemos perfeitamente esta sede por liberdade. Boa sorte nos States!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]