• Carregando...
Mais uma derrota importante do comunismo na América Latina
| Foto:

O presidente boliviano, Evo Morales, perdeu o referendo realizado no domingo que poderia permitir ao mandatário concorrer a um quarto mandato consecutivo em 2019, de acordo o Tribunal Superior Eleitoral da Bolívia. Segundo o último boletim parcial da entidade, com 72,5% dos votos apurados, 56,5% dos cidadãos votaram contra a possibilidade de Morales ficar no governo até 2025, enquanto 43,2% foram a favor da mudança constitucional.

As pesquisas de boca de urna já indicavam a rejeição dos bolivianos ao quarto mandato consecutivo do mandatário. Segundo levantamento do instituto Ipsos, 52,3% dos eleitores teriam votado pelo “não” e 47,7% pelo “sim”. A diferença era menor ainda segundo o instituto Mori, 51% contra 49%.

Nicolás Maduro tem sofrido derrotas importantes na Venezuela também, com o fortalecimento da oposição coesa no Congresso. Claro que o país, o mais destroçado pelo comunismo, tem um longo caminho pela frente, e não está certo se será capaz de se livrar dessa praga vermelha sem uma guerra civil, pois o caos já chegou a um patamar mais do que assustador.

Na Argentina, um liberal chegou ao poder, derrotando a turma de Kirchner, ligada ao comunismo do Foro de São Paulo. Mauricio Macri tem realizado várias reformas necessárias, que fizeram alguns analistas colocarem a Argentina como nova liderança na região, em substituição ao Brasil, mergulhado na maior crise de nossa história.

Mas mesmo no Brasil os comunistas do PT sofreram duros golpes. Lula está acuado, sem dar um pio sobre o seu sítio que “não é seu” e sua cobertura em frente à praia que “não é sua”. O PT derrete a olhos vistos e deve levar uma surra nas eleições municipais deste ano. O marqueteiro da campanha de Dilma, João Santana, acaba de ter sua prisão decretada pela nova fase da Operação Lava-Jato, apelidada de “Acarajé”.

O baiano é um dos grandes responsáveis pela farsa, pelo cinismo e pelo estelionato eleitoral petista, mas claro que a acusação é outra: teria recebido dinheiro ilegal no exterior, instrumento de propina da Odebrecht. A cada dia que passa o cerco se fecha mais contra os mais poderosos da cúpula petista.

São notícias alvissareiras para todos aqueles que abominam o comunismo, o “socialismo do século XXI”, e prezam a liberdade. O Foro de SP está sofrendo grandes derrotas no continente. Ao que tudo indica, não será capaz de restituir aquilo que se perdeu no Leste Europeu no começo da década de 1990. O comunismo fracassará uma vez mais. Não sem antes deixar um rastro de sangue, miséria e muita corrupção. É só o que o esquerdismo radical sabe produzir, afinal de contas.

Gostaria de acreditar que isso se deve ao despertar de milhões de pessoas, das lutas liberais de esclarecimento, da retomada das escolas e universidades por professores de verdade, não militantes disfarçados. Infelizmente, não é isso. Sim, os esforços de movimentos liberais surtiram algum efeito, principalmente entre a ala mais jovem. Mas o grosso vem mesmo da desilusão com os resultados catastróficos do comunismo, ou seja, a coisa vem abaixo pelo próprio peso dos problemas que criou. E a queda do preço das commodities tem bastante ligação com isso.

O que não quer dizer que não seja uma oportunidade de ouro para que os liberais apresentem aos desiludidos uma visão alternativa de mundo, mostrando como a liberdade pode produzir um resultado infinitamente melhor, especialmente para os mais pobres (os empreiteiros e banqueiros não reclamam tanto assim do comunismo de fachada, pois ganham rios de dinheiro em conluio com os governos).

A América Latina não será vermelha! O Foro de SP não vencerá! O comunismo, derrotado no Leste Europeu para o alívio de sua população, que hoje resolveu banir até seus símbolos e partidos, também será derrotado na América Latina. Chávez e Maduro, Fidel e Raúl Castro, Lula, Dilma e Dirceu, o casal Kirchner, Evo Morales e Rafael Corrêa serão todos parte de uma página sombria da história política da região. Como diz a música: Xô, Satanás!

PS: Como estamos LONGE de poder cantar vitória, conto com todos vocês, cidadãos conscientes, no dia 13 de março para o grande protesto contra o PT, o governo Dilma, a corrupção espalhada por todo país, fruto do comunismo que o Partido dos “Trabalhadores” tem tentado colocar em prática em nosso país.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]