Fonte: VEJA| Foto:

Um homem mascarado atacou com uma espada uma escola na Suécia nesta quinta-feira e matou um professor e um estudante, de 15 anos, além de ferir um aluno, de 11 anos, e outro professor, antes de ser baleado pela polícia. O ataque aconteceu em Trollhattan, no oeste do país. O estudante de 11 anos ficou gravemente ferido e o suspeito também está em estado grave.

CARREGANDO :)

A polícia sueca não revelou se o agressor tinha alguma ligação com a escola, disse o policial Stefan Gustafsson. O homem que atacou a escola é um jovem de 21 anos que vive na cidade, informou a polícia, que dará mais dados em entrevista coletiva ainda hoje. “A confusão foi grande na escola. Os adultos e os alunos abandonam o local de forma precipitada”, afirmou Gustafsson. “Quando o vimos pela primeira vez achávamos que era uma brincadeira. Ele usava uma máscara e roupa preta e um espada longa. Alguns inclusive quiseram falar com ele e tocar a espada”, declarou um aluno à televisão pública SVT.

Se a notícia fosse de um homem armado com uma pistola numa escola americana, já sabemos qual seria a reação da turma: a culpa é da arma e é preciso desarmar todos os inocentes; e a culpa é também da cultura belicosa dos Estados Unidos, alimentada pelos filmes violentos.

Publicidade

Mas agora deu bug no pessoal. Como quando malucos atacaram inocentes na Finlândia, mais de uma vez. Suécia não é o “paraíso escandinavo do socialismo”? Dizem isso os que não conhecem nada do modelo sueco. Mas mesmo assim: como pode um caso desses numa nação pacata e civilizada como a Suécia?

E quanto à arma usada? Uma espada! Como assim? O rapaz achou que era um samurai, por acaso? Quer dizer então que é possível fazer estrago com armas brancas também, como vive acontecendo na China? O próximo passo dos desarmamentistas será pregar a proibição da venda de espadas?

Enfim, há maluco em todo lugar, e como disse Donald Trump outro dia, esses casos estão mais relacionados com o fator psicológico do que com as armas. Mas vai explicar isso para quem acredita que objetos inanimados saem por aí matando pessoas…

Rodrigo Constantino