• Carregando...
Mantega, o mentiroso? Ou: É preciso escolher se é canalhice ou incompetência!
| Foto:

Já comentei aqui que, para os petistas, a lealdade que tem valor é aquela ao bando, não aos princípios. Ou seja, é a mesma postura de máfias, que exigem lealdade aos seus, mas não ligam para valores éticos universais. Falava do comentário de Dilma em relação aos delatores. Mas um suposto desabafo do ex-ministro Guido Mantega, segundo coluna de Ancelmo Gois, coloca o mesmo fenômeno em evidência:

MantegaSe isso for verdade, estamos diante de um mentiroso confesso, um ministro que propositalmente enganou os brasileiros, o povo, em troca das vantagens para a presidente. Defender publicamente posições contrárias às suas pode ser fidelidade ao governo, mas sem dúvida não é fidelidade aos princípios éticos e morais, ao povo, à verdade. Se ele sabia das fragilidades econômicas e, mesmo assim, repetia mentiras deliberadas, então é um caso ainda mais grave do que se for “apenas” incompetência mesmo.

Mantega errava em vários pontos percentuais suas previsões. Dizia que a economia cresceria 5%, ela crescia apenas 1%. Dizia que quem apostasse na alta do dólar ia quebrar a cara, a moeda americana disparava. Acusava de pessimistas aqueles que apontavam para os rumos equivocados e perigosos do país, e a crise chegou com tudo. Mantega virou motivo de chacota entre os economistas sérios. Alguém que não seria contratado nem como estagiário no mercado financeiro!

E agora ele diz a um amigo que não era esse tolo, esse bobão, esse Poliana incorrigível incapaz de compreender o básico de economia, e sim um mentiroso? Pois é: não sei o que é pior. Mas se Mantega realmente mentiu em público para favorecer o governo Dilma, então ele não tem caráter; se disse a verdade em suas declarações públicas, não tem inteligência. Eis a escolha que o ex-ministro precisa fazer: admitir publicamente que é um canalha mentiroso, ou que nada sabe de economia e mesmo assim virou ministro. Com a palavra, Guido Mantega…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]