• Carregando...
Mercadante aponta para sua cabeça oca.
Mercadante aponta para sua cabeça oca.| Foto:

Em vídeo divulgado nesta terça-feira na página oficial do Facebook da presidente afastada Dilma Rousseff, o ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante criticou as linhas gerais das medidas econômicas anunciadas pelo presidente em exercício Michel Temer.

Segundo o petista, trata-se do maior retrocesso da histórica recente do Brasil e, se o pacote anunciado pelo governo provisório fosse adotado nos últimos 10 anos, as pastas da Saúde e Educação teriam perdido R$ 500 bilhões.

Mercadante afirmou que, de acordo com a Constituição, 25% da receita dos Estados e 18% do governo federal são destinados à Educação. O pacote de medidas proposto por Temer visa vincular os gastos desta área e da Saúde à evolução do teto de gastos totais, que por sua vez acompanharia a variação da inflação. “O governo da presidenta Dilma, nesses últimos cinco anos, investiu R$ 54 bilhões acima desse mínimo que a Constituição exige”, declarou o ex-ministro.

Para ele, Temer está propondo que a população “pague a conta dos juros” em um momento de crise. “É um retrocesso inaceitável”, completou.

Vejamos: Mercadante é petista. Mercadante ficou super empolgado com o Plano Cruzado, o mesmo que levou Maria de Conceição Tavares às lágrimas de emoção – e que foi um fiasco total. Vejam:

Mercadante foi contra o Plano Real, que finalmente domou a inflação no Brasil. Por fim, Mercadante foi grande entusiasta da “nova matriz macroeconômica” do governo Dilma, aquela que destruiu de vez com nossa economia.

Conclusão lógica: se Mercadante é contra alguma coisa, essa coisa só pode ser boa para o país! Temer está no caminho certo ao propor redução dos gastos públicos com limites claros, privatizações, devolução dos empréstimos do BNDES e maior abertura econômica. Esse é o caminho. A alternativa oferecida pela “turma da Unicamp” é o Brasil virar a Venezuela.

Aliás, fica a proposta: trazemos todos os venezuelanos que não querem mais um governo bolivariano, e mandamos em seu lugar todos os brasileiros que defendem o modelo bolivariano do PT. Que tal? Mercadante pode encabeçar a lista…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]