• Carregando...
Ministro da Educação faz piada de mau gosto: devemos respeitar a liturgia do cargo!
| Foto:

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, se tornou o assunto mais comentado no Twitter do Brasil na manhã desta quinta-feira, ao postar, em seu perfil na rede social: “no passado, o avião presidencial já transportou drogas em maior quantidade. Alguém sabe o peso do Lula ou da Dilma?”

O comentário foi feito em referência aos 39 kg de cocaína encontrados em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que fazia parte da comitiva de 21 militares que acompanha a viagem do presidente Jair Bolsonaro a Osaka, no Japão. O comentário rapidamente mobilizou parte do debate nesta manhã, lançando a expressão “ministro da Educação” ao primeiro lugar nos Trending Topics do país no Twitter.

O ministro já foi autor de outros comentários polêmicos no Twitter. Em 3 de maio, mostrou uma cicatriz no corpo após ter sido criticado pelo desempenho obtido na USP; em 30 de maio, postou um vídeo com um guarda-chuva dizendo que estava “chovendo fake news” e desmentiu informação divulgada na mídia sobre um suposto contingenciamento de verbas no Museu Nacional.

Considero inacreditável e inaceitável um tweet desses do ministro da Educação. E olha que como todos sabem eu detesto Lula e Dilma e, ao contrário de muito bolsonarista, passei o governo todo deles atacando essa quadrilha. Mas há que se prezar um mínimo de liturgia do cargo!

Ao externar essa opinião, vários vieram me atacar, como se tal preocupação fosse uma babaquice. O que tem de gente que confunde combater o politicamente correto, o que é louvável, com ser tosco e ignorar qualquer liturgia do cargo ou decência, como se isso fosse coisa de liberal fresco, é algo assustador. Falta educação em nosso país. O Twitter é uma selva de bárbaros. O Brasil cansa…

Entendo que o mundo da era digital mudou, que até como reação ao politicamente correto muitos achem o máximo o estilo “descontraído” de figuras como Trump e Bolsonaro. Mas deve haver um limite. Servidores públicos representam instituições de estado, e isso traz um ônus. É claro que não podem se comportar em público como se estivessem numa conversa de bar com seus amigos!

Por fim, é preciso constatar: há ministros no governo Bolsonaro que efetivamente trabalham pelo país, como Paulo Guedes, Sergio Moro, Tarcísio Gomes de Freitas. Mas há aqueles que preferem caçar likes com “mitadas” nas redes sociais. São os apontados por Olavo de Carvalho…

PS: Alguns bolsonaristas alegam que o problema é roubar como o PT, não fazer piada sincera, e que falta de liturgia do cargo tinha a quadrilha petista. Acho curioso que essa turma sempre se nivele por tão baixo. Ser melhor do que petista virou algum grande mérito agora?! É óbvio que o que o PT fez não se compara a isso. Mas só uma mente binária acha que é errado condenar ambos, ainda que em graus bem distintos. A postura importa, justamente porque a ideia é ser o oposto dessa esquerda abjeta, não a mesma coisa com sinal trocado.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]