• Carregando...
Nem o jornalista acredita no tamanho da dívida do governo. Ou: Grécia, aqui vamos nós!
| Foto:

Bernardo Santoro, presidente-executivo do Instituto Liberal, já comentou aqui a bomba-relógio de nossa dívida pública, em trajetória insustentável em relação ao PIB. A notícia é mesmo estarrecedora, para usar expressão que a presidente Dilma aprecia:

Impulsionada principalmente pelas despesas com juros, a dívida pública federal, o que inclui os endividamentos no país e no exterior, teve aumento recorde de 21,7% no ano passado, para R$ 2,79 trilhões – patamar que também é o maior da série histórica, que começa em 2004, segundo números divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional nesta segunda-feira (25).

É dívida até não acabar mais! Um bebê brasileiro já nasce devendo por meio do estado, tadinho. Nem deu a primeira mamada e já precisa economizar para pagar pela farra dos governantes perdulários. A magnitude do endividamento estatal é tanta, que o jornalista nem acredita:

blog

Antes fosse! Doce ilusão! Não, meus caros, não são bilhões, mas trilhões mesmo! O PT quebrou o Brasil, tudo em nome dos pobres. Somos um país com patamar de endividamento sem concorrentes entre os emergentes. E tem “economista” (de)formado na Unicamp que diz que isso não tem importância, pois os Estados Unidos e o Japão também possuem muita dívida. O que fazer com um sujeito desses?

Será que ele não sabe a diferença entre país rico e desenvolvido e pobre e emergente? Será que ele não entende o contraste entre credibilidade? Será que não sabe que esses países ricos possuem inúmeros ativos do outro lado do balanço? Que nunca deram calote e gozam de boa reputação na praça?

Ninguém nega, muito menos um liberal, que o patamar de endividamento dos países ricos seja um grave problema. Há livros e mais livros de liberais alertando para esse perigo e condenando esses governos também. Mas o que faz um “jênio” da Unicamp? Ele mira nos piores exemplos e compara laranja com banana, justificando que não há mal algum em dever quase o que se produz num ano inteiro, pois o rico japonês deve mais ainda!

O rico japonês e o rico americano pagam uma taxa de juros de quase ZERO! Enquanto nós pagamos mais de 14% ao ano! Aí o “brilhante” professor da Unicamp diz que o problema, ora bolas!, é exatamente a taxa de juros. Logo, basta decretar que queremos pagar zero também! Não é fantástico? Um sujeito desses merece o Nobel de Física, pois vai concluir que basta decretar que a lei da gravidade está abolida se quisermos voar…

Já posso até imaginar um “economista” desses, encantado com Belluzzo, falando: “Ora, se o Brad Pitt pega a Angelina Jolie, por que eu não posso fazer o mesmo?” E lá vai ele, com a mocreia desdentada, jurando que basta usar o poder do pensamento que estará com uma Jolie ao seu lado! Alguém fica surpreso com a situação do Palmeiras depois de sua “gestão”?

Repito: o PT quebrou o Brasil. A Unicamp destruiu nossa economia, uma vez mais. Devemos como nunca antes, e essa trajetória do endividamento já é insustentável. Grécia, aqui vamos nós!!!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]