• Carregando...
Nova pesquisa: Ciro é pato manco, Alckmin ainda pior, e só Bolsonaro ou Doria têm chances contra Lula
| Foto:

Bernardo Santoro, ex-presidente do Instituto Liberal, fez uma ótima análise da nova pesquisa do DataPoder, divulgada hoje. Alerto apenas para o que já disse antes, com o agravante de se tratar do DataFolha na ocasião: ainda é muito cedo para conclusões fortes com base em pesquisas, pois muita água vai rolar até 2018. Dito isso, vamos lá:

Saiu hoje nova pesquisa presidencial feita pelo Instituto DataPoder, do site Poder360 (para mim o melhor site de política do país hoje).

Resumindo minha análise no mês passado: (i) que Aécio já não deveria mais ser testado como candidato tucano; (ii) que a pesquisa não traz nomes que desidratariam Lula, como o candidato do PSOL Chico Alencar; (iii) que Lula e Bolsonaro já estavam tecnicamente empatados no cenário mais provável, com Alckmin; (iv) a candidatura Marina está naufragando, pois Bolsonaro está comendo a base evangélica dela.

São esses os resultados de hoje (em parênteses a oscilação em relação ao mês passado):

Cenário 1 – Alckmin como candidato tucano

Lula 25 (+1)
Bolsonaro 21 (+3)
Marina 7 (-4)
Ciro 5 (0)
Alckmin 4 (-4)
Branco/Nulo 28 (+3)
Não sabe/Outros 10 (+1)

Cenário 2 – Dória como candidato tucano

Lula 27 (+2)
Bolsonaro 17 (+3)
Dória 13 (0)
Marina 6 (-3)
Ciro 6 (+1)
Branco/Nulo 24 (-2)
Não Sabe/Outros 8 (+1)

Como novidade, em um cenário onde se trabalha com Dória e Alckmin, o DataPoder testou o que chamamos de potencial de voto (em quem vota + em quem votaria). Pela primeira vez nesse tipo de pesquisa, BOLSONARO ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR.

Bolsonaro 17 + 22 = 39
Lula 24 + 12 = 36
Dória 13 + 20 = 33
Marina 7 + 26 = 33
Ciro 4 + 21 = 25
Alckmin 4 + 21 = 25

Agora os meus comentários sobre a pesquisa de hoje:

1 – O Instituto acertou em excluir definitivamente o nome de Aécio da corrida presidencial. É perda de tempo e sequer o citarei mais.

2 – A pesquisa ainda não traz os nomes de Alvaro Dias (PV) e Chico Alencar (PSOL), que são candidatos e não duvido que já estivessem empatados com Alckmin no cenário principal. Dias tira voto do PSDB, de Marina e do “Outros”. Chico tira votos de Lula, Ciro e “Outros”.

3 – Eu já havia observado o empate técnico de Lula e Bolsonaro antes, e essa pesquisa reafirma esse cenário. A estabilização desse cenário com encurtamento da distância é a tendência futura, com Lula mais e mais enrolado com a justiça e Bolsonaro com maior potencial de voto.

4 – Em um segundo turno Lula X Bolsonaro ou Alckmin X Bolsonaro, vai ser parelho, mas acredito na vitória de Bolsonaro em virtude do espírito do tempo anti-esquerda e de ser um embate entre o candidato da “ladroagem odebrechtiana” contra o candidato da ética. Em um segundo turno Bolsonaro X Dória, Dória vence em “Macron style” (botando o dobro de diferença), pois ele agregaria da esquerda ao centro contra Bolsonaro, que não teria o discurso ético contra Dória. Bolsonaro X Marina, ver mais abaixo. Não há chance, hoje, de Bolsonaro X Ciro, pois em um cenário sem Lula, quem herda a maioria dos votos dele é Marina, e não Ciro, de acordo com a tabela de potencial de voto, corroborada pela pesquisa Datafolha de domingo passado.

5 – Eu sei que hoje o Alckmin tem prevalência sobre Dória, mas a candidatura Dória é a única chance do PSDB em 2018. Alckmin terá de engolir o orgulho e concorrer para o Senado, se quiser dar chance de luta ao partido.

6 – Vou refazer uma afirmação minha do mês passado. A candidatura Marina não está condenada, mas está totalmente atrelada à não-candidatura de Lula à presidência. Se Lula for candidato, a candidatura dela é natimorta. Se Lula não for candidato, ela é a favorita a vencer as eleições, pois mesmo tendo alta rejeição, teria maior poder de aglutinação contra Bolsonaro no segundo turno, do mesmo jeito que Dória. Em um cenário Marina X Dória no segundo turno, vai ser 50,1% x 49,9% para alguém.

7 – Ciro não consegue crescer, mesmo fazendo roadshow 24 horas por dia, 7 dias por semana, em faculdades, sindicatos e associações em todo o Brasil. Mesmo sem Lula, Marina toma a maior parte do eleitorado. Quando o candidato do PSOL for testado, ele será ainda mais sangrado. Não acredito nessa candidatura.

8 – Incrível ver que, no cenário de Alckmin candidato, hoje o segundo turno entre Lula e Bolsonaro não seria uma conjuntura, seria uma certeza, visto a distância de Bolsonaro para os demais candidatos, que estão tecnicamente empatados (21 x 7/5/4)

9 – Alckmin estar abaixo de Ciro é motivo de vergonha total.

Concordo com tudo, e acrescento um item 10: em pleno século XXI, o Brasil ter nomes de extrema-esquerda como Ciro Gomes, Marina Silva, Chico Alencar e o próprio Lula, chefe de quadrilha que destruiu o Brasil, como nomes relativamente competitivos na disputa, mostra como ainda estamos distantes de ser um país minimamente civilizado!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]