Moeda nazista com a foice e o martelo estampados.| Foto:

Há uma linha de “raciocínio” muito seguida pela esquerda para jogar o nazismo no colo da direita que pode ser resumida basicamente por esse tuíte de Guga Chacra:

CARREGANDO :)

Guga Chacra parece crer que o nazismo era de direita porque lutou contra o comunismo. Se for essa a “lógica”, então comunismo também não é comunismo ou não é de esquerda, já que comunistas brigaram entre si. Primos e irmãos também brigam! Esse “argumento” é muito fraco…

Publicidade

Vemos hoje xiitas e sunitas se matando no Iraque: isso quer dizer que ambos deixaram de ser islâmicos? Os maiores assassinos de comunistas foram… comunistas, assim como os maiores assassinos de muçulmanos são… muçulmanos.

O simples fato de um grupo brigar com outro não quer dizer absolutamente nada! O PCC e o CV disputam território e por isso vivem em guerra, quando algum tipo de trégua não é possível. Trégua que os comunistas e os nazistas, aliás, chegaram a assinar, no pacto Molotov-Ribbentrop.

O erro infantil de Guga é, infelizmente, muito comum em toda a esquerda. E por falar em Guga e na esquerda, o colunista do Estadão e comentarista da GloboNews cedeu espaço em seu blog hoje para o mais esquerdista dos judeus nos “explicar” por que o nazismo é mesmo de direita. É o PSOL como fonte agora. Seria cômico, não fosse trágico.

Para quem ainda tem dúvidas sobre a ligação direta entre comunistas e nazistas, seguem duas passagens reveladoras, pinçadas por Diego Costa, da Fundação Indigo:

“O que nos liga ao bolchevismo é maior do que o que nos separa dele. Existe, acima de tudo, um sentimento genuíno e revolucionário, que está vivo em toda a Rússia, exceto onde existem marxistas judeus. Sempre fiz provisões a favor dessas circunstâncias e dei ordens para que ex-comunistas sejam admitidos ao partido de uma só vez. O social-democrata, pequeno burguês e o chefe sindical nunca se tornarão nacional-socialistas, mas os comunistas sempre se tornam.”
-Adolph Hitler (Hermann Rauschning, Hitler Speaks)

Publicidade

“Em toda a Europa Oriental ocupada pelos soviéticos, a maioria dos ex-membros do partido fascista, juntamente com muitos líderes de nível inferior, foram bem-vindos para preencher as fileiras dos partidos comunistas locais inicialmente exigentes. A transição psicológica parece ter sido fácil, por razões óbvias.” – Joseph Stalin (Stanley Payne, A History of Fascism: 1914-1945)

Como fica claro, tanto nazismo como comunismo disputavam e disputam o mesmo tipo de alma, um perfil autoritário, totalitário, antiliberal e violento, que está disposto a eliminar todos os obstáculos – inclusive pessoas – no caminho de sua utopia. É apenas natural que ideologias nefastas assim se encontrem em lados opostos eventualmente, quando seus projetos recíprocos de poder se esbarram sem espaço para todos.

Que o Ocidente capitalista e liberal tenha se unido aos comunistas para derrotar o nazismo não diz absolutamente nada sobre comunismo e nazismo como seitas distintas ou opostas. Os americanos já treinaram os fanáticos de Bin Laden para derrotar depois os mesmos comunistas, e hoje enfrentam os próprios seguidores de Bin Laden.

Os fanáticos são bem parecidos, sejam comunistas, nazistas, fascistas ou fundamentalistas islâmicos. Contra todos eles estão os liberais e conservadores de direita.

PS: Em ótimo artigo no Senso Incomum, Flavio Morgenstern aborda outro aspecto dessa história, que é o ataque a Israel. Hoje ele vem praticamente todo da extrema-esquerda. Mais um ponto para mostrar como o racismo nazista tem mais semelhança com a postura dos radicais socialistas do que com qualquer liberal ou conservador, os maiores defensores de Israel.

Publicidade

Rodrigo Constantino