• Carregando...
Foto: YURI CORTEZ / AFP
Foto: YURI CORTEZ / AFP| Foto:

Entendo a posição de Juan Guaidó do ponto de vista diplomático. Preocupado em atrair o máximo possível de apoio doméstico e internacional, reduzir a situação venezuelana a uma disputa ideológica entre esquerda e direita poderia limitar muito a meta. É preciso trazer para seu lado inclusive os esquerdistas, até mesmo os “socialistas democráticos”, lembrando que a crise chegou a um grau tão absurdo que virou questão humanitária básica. Disse Guaidó numa entrevista, portanto:

Definitivamente, o problema na Venezuela não é ideológico. Quiseram vender assim no mundo para tentar tomar parte ou simplificar a grave tragédia que a Venezuela vive. O que acontece na Venezuela não tem nada a ver com esquerda ou direita. Tem a ver com direito fundamental, com direito à subsistência, eletricidade, água, democracia, liberdade, respeito aos direitos humanos, acesso à informação. Quando falo em público, até bloqueiam o sinal de internet.

Eu comecei alegando que entendia a posição de Guaidó, mas apenas do ponto de vista diplomático. Quando o assunto é busca pela verdade, debate sério de ideias, sem se preocupar com os resultados populistas da fala, aí complica. O que Guaidó disse é equivocado, simples assim. É uma falácia, uma mentira. Ele tenta passar pano no esquerdismo para não afastar esquerdistas, mas é inegável que a desgraça em seu país tem tudo a ver com o socialismo!

O caos, previsto por liberais, é a consequência inevitável dos meios adotados pelos populistas de esquerda. A concentração de poder no governo federal, a estatização da economia, a demonização do lucro, o foco na igualdade de resultados, tudo isso é ideológico sim, são bandeiras da esquerda radical, e sua adoção como medidas de governo leva inexoravelmente a esse resultado que vemos hoje no país vizinho.

Apesar das enormes reservas de petróleo, a Venezuela mergulhou na completa miséria, e isso não foi obra do acaso, tampouco se deve ao fato de a democracia capenga ter sucumbido de vez. O Chile de Pinochet era uma ditadura, até mais evidente do que a Venezuela hoje, mas isso não levou o país ao caos da pobreza. Ao contrário: as medidas liberais econômicas trouxeram prosperidade. Isso não justifica a ditadura, não inocenta Pinochet de seus crimes, mas mostra que não é a ditadura em si que causa a miséria, e sim o socialismo.

João Luiz Mauad, colaborador do Instituto Liberal, desabafou sobre a fala de Guaidó: “Se ele ainda não entendeu o óbvio: que a origem dos problemas da Venezuela está justamente numa ideologia caduca e assassina, então ainda não entendeu o essencial. Pobre Venezuela…”

De fato, se os venezuelanos não compreenderem que a raiz do problema não está em Chavez, em Maduro ou mesmo numa ditadura, mas sim no socialismo, nos meios utilizados por essa ditadura e esses populistas, então não terão aprendido a mais importante lição com essa tragédia. Ela é, afinal de contas, totalmente ideológica. O que afundou de vez a Venezuela se chama socialismo, ponto.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]