• Carregando...
O PT conseguiu destruir a Petrobras: vende logo esse troço!
| Foto:

A capa do GLOBO de hoje estampa a triste notícia, que os mais atentos já sabem há anos: o PT conseguiu mesmo destruir a Petrobras. A empresa estatal retrocedeu uma década, encolheu, possui um dos maiores endividamentos do planeta, e está administrando o caos para não falir de vez, não necessitar de mais injeção de capital que o governo não tem para colocar. É tudo muito lamentável, mas uma desgraça previsível. Foi tudo alertado lá atrás por vários, inclusive por este escriba, que publicou inúmeros textos sobre o assunto.

causa mortis da empresa é conhecida: ingerência política, incompetência, roubalheira, megalomania, uso como instrumento geopolítico, nacionalismo, sindicalismo, uso como instrumento de combate à inflação etc. Enfim, quando uma quadrilha ideológica se depara com uma enorme estatal como a Petrobras, temos uma tentação incontrolável. Os petistas olharam para a empresa como sua fonte inesgotável de recursos, para seu projeto de poder, para enriquecimento ilícito, para programas “sociais”, para tudo!

Claro, se a empresa não fosse estatal, nada disso teria acontecido. Não tivemos o mesmo com a Vale, ainda que o estado possua, por meio dos fundos de pensão, grande influência na empresa. Não tivemos o mesmo com a Embraer, pelo mesmo motivo. Mas a Petrobras virou a vaca leiteira do PT e seus apaniguados. Os projetos grandiosos saíram do papel sem critério econômico algum. Bandidos e mequetrefes foram alçados às diretorias por ligação partidária. Sindicalistas despreparados chegaram até à presidência. Como poderia dar certo?

E diante de tudo isso, pergunto: quantos brasileiros acordaram para a necessidade de privatizar a Petrobras? Poucos, e é isso que desanima. Muitos ainda pensam que basta colocar “a pessoa certa” lá, e tudo ficará bem. Não entendem as causas estruturais dos problemas, o mecanismo de incentivos, nada disso. Aprenderam a demonizar o lucro, a iniciativa privada, e a repetir feito autômatos que “o petróleo é nosso” e o setor é “estratégico”, logo, precisa do controle estatal (?).

Esses nacionalistas – de esquerda e de direita – ainda não entenderam que a Petrobras já foi privatizada, mas no pior sentido do termo: ela foi tomada, usurpada por uma patota, uma gangue, e isso foi possível justamente por ela pertencer ao estado, que também foi tomado pela mesma quadrilha. A melhor forma de blindar a empresa e protegê-la das garras dessa gente gananciosa e inescrupulosa é transferir seu controle para a iniciativa privada, num leilão de privatização. Para dar um ar mais “científico” ao meu ponto, eis o único caminho: vende logo esse troço!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]