• Carregando...
Podcast Ideias: Por que intelectuais querem censurar o WhatsApp no Brasil?
| Foto:

Cristina Tardáguila, diretora da Agência Lupa de checagem de fatos; Fabrício Benevenuto, professor de ciência da computação da Universidade Federal de Minas Gerais; e Pablo Ortellado, professor de gestão de políticas públicas na USP; escreveram um artigo a seis mãos para o New York Times defendendo que o Whatsapp limite o envio de mensagens a apenas cinco pessoas, para, de acordo com eles, “combater a disseminação de desinformação”.

Em sua conta no Facebook, Ortellado afirmou que ele, Cristina e Fabrício pediram:

“ao WhatsApp que restrinja severamente a capacidade de transmissão do aplicativo, que limite a 5 o número de reenvios, como já acontece na Índia e que limite o tamanho de novos grupos. Acreditamos que com a adoção imediata dessas três medidas é possível uma redução rápida do dano que a desinformação tem causado ao debate eleitoral.

Informamos ao WhatsApp nossa proposta e a empresa nos respondeu que não há tempo para implementá-las. Nós discordamos. Na Índia, após uma série de linchamentos causados por boatos difundidos no aplicativo, o WhatsApp conseguiu implementar mudanças em poucos dias. Nossa situação é bastante grave.

Estamos conclamando também o TSE e outras instituições com poder regulatório para agir.”

No artigo, Ortellado e companhia também pedem para que o Whatsapp restrinja o tamanho dos grupos e limite as transmissões.

Eu, Guilherme Fiuza e Gustavo Nogy comentamos o assunto no podcast abaixo.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]