Blog / 

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Artigos

Podcast Ideias: Por que o socialismo está crescendo nos EUA?

Ocasio Cortez, Bernie Sanders, Beto O’Rourke. A deputada mais falada do momento e dois dos pré-candidatos à presidência dos Estados Unidos pelo partido Democrata têm tendências claramente socialistas. Bernie Sanders passou a lua de mel na União Soviética.

Dentro do partido Democrata existe um grupo chamado DSA, sigla para Democratic Socialists of America, que inclusive acha Bernie Sander pouco socialista para seus padrões. Alexandria Ocasio-Cortez faz parte do DSA.

Mesmo com a vitória de Trump (ou justamente por causa dela), o socialismo está cada vez mais popular entre os jovens e os membros do partido que já foi de Lyndon Johnson e John Kennedy. De acordo com uma pesquisa do instituto Gallup, 57% dos democratas têm uma visão positiva do socialismo, e a maioria não vê o capitalismo com bons olhos.

Até na Inglaterra, o partido Trabalhista de Jeremy Corbyn, um socialista declarado, que apoiou o falido regime venezuelano e morre de amores por Cuba. Em outros tempos, seria um zero à esquerda no país de Churchill, mas hoje venceria as eleições, de acordo com as pesquisas.

Eu e Guilherme Fiuza, sob a mediação de Jones Rossi, debatemos o assunto:

Rodrigo Constantino

8 recomendações para você

Sobre / 

Rodrigo Constantino

Economista pela PUC com MBA de Finanças pelo IBMEC, trabalhou por vários anos no mercado financeiro. É autor de vários livros, entre eles o best-seller “Esquerda Caviar” e a coletânea “Contra a maré vermelha”. Contribuiu para veículos como Veja.com, jornal O Globo e Gazeta do Povo. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Liberal.

Saiba Mais

Arquivos