| Foto:

Por João Luiz Mauad, publicado pelo Instituto Liberal

CARREGANDO :)

A Suprema Corte americana está julgando, esta semana, um caso que tem ganhado manchetes nos principais meios de comunicação do país e gerado discussões acaloradas entre esquerda e direita.  A Corte decidirá se um confeiteiro do Colorado, Jack Phillips, tinha ou não o direito de recusar a encomenda de bolo de casamento de um casal gay, baseado em suas convicções religiosas.

A contenda jurídica opõe, de um lado, os defensores da livre expressão, da livre associação e da liberdade religiosa, princípios consagrados na Constituição daquele país. E, de outro, os defensores da aplicação das modernas leis contra qualquer tipo de discriminação contra minorias. A batalha jurídica colocará, em lados opostos, os defensores de duas correntes antagônicas. No primeiro grupo estarão os chamados textualistas/originalistas e, no segundo, os adeptos de uma certa “adaptação interpretativa”.

Publicidade

Para os textualistas, o que vale é o que está escrito na constituição, não o que alguns gostariam que lá estivesse. Com efeito, todos os juízes estariam sujeitos ao seu texto. Por outro lado, se o texto da Constituição for eventualmente ambíguo, torna-se então dever do juiz determinar o significado original das palavras a fim de dissolver tal ambiguidade. Daí o conceito de originalismo.

Do outro lado estarão os que se unem em torno de um conceito fluido e de amplo espectro interpretativo denominado “Constituição Viva“, segundo o qual os juízes não só podem como devem adaptar a Constituição às modernas tendências sociais e às necessidades governamentais. Tanto lá quanto aqui, esta teoria do direito é encampada pelo pólo progressista – no Brasil, o mais famoso adepto desse conceito é o ministro Barroso, do STF.

Não pretendo aqui aprofundar a questão jurídica ou o dualismo das correntes acima (para mais informações, sugiro a leitura deste artigo). Meu foco será os aspectos econômico e moral que envolvem o caso.

Em termos estritamente econômicos, não é nenhum exagero dizer que o sucesso do capitalismo está intimamente relacionado com o princípio da voluntariedade. Segundo esse princípio, qualquer transação de mercado só será possível caso seja considerada benéfica para ambas as partes. Isso quer dizer que o direito de dizer “não” (o direito de  “não contratar”) é essencial (sagrado mesmo) ao bom funcionamento dos mercados.

É esse direito que incentiva todos os agentes do mercado a prestar os melhores serviços possíveis, a fim de atrair bons negócios. Tal direito, além de nos possibilitar a procura dos melhores preços e qualidades, confere aos indivíduos a possibilidade de evitar transações com pessoas das quais não goste ou com as quais tenha diferenças.

Publicidade

Os consumidores se beneficiam dessa liberdade de “dizer não” sem ter de dar satisfação a ninguém. Se José não gosta de João, seja por motivos pessoais ou até por puro preconceito, ninguém pode obrigá-lo a entrar na loja deste. Além disso, sua opção é materializada sem que ninguém venha lhe cobrar nada.

Mas, como nos lembra Don Boudreaux, se os compradores têm o direito de dizer “não”, por que os vendedores não deveriam ter o mesmo direito? Não deveria haver simetria? Afinal, aqueles que classificamos convencionalmente como “vendedores” também são compradores, pois compram o dinheiro daqueles a quem convencionalmente classificamos como “compradores”. Da mesma forma, os compradores também são vendedores de dinheiro, que é procurado e comprado por aqueles que nós convencionalmente classificados como “vendedores”.

No caso concreto, se o confeiteiro oferecesse bolos que o casal gay julga serem de má qualidade ou ofensivos, isso em nada afetaria ou causaria dano ao casal, já que não estão obrigados a comprar o bolo de um confeiteiro específico. Mas suponha que, enquanto o casal gay tem o direito de se recusar a negociar com o confeiteiro Jack Phillips, este não tem o direito de se recusar a negociar com o casal. Há alguma justiça nessa ausência de reciprocidade? E se um casal de nazistas adentrasse a loja do senhor Phillips para encomendar um bolo de casamento ornado com a suástica? Estaria ele também obrigado a aceitar o serviço, sob pena de ser acusado de discriminação?

Ademais, a liberdade de mercado já demonstrou de forma cabal ser o melhor remédio contra os preconceitos e a discriminação, entre outras coisas porque discriminar consumidores significa vender menos e, conseqüentemente, lucrar menos. A própria vocação do livre mercado, portanto, cujos incentivos nos levam a não desprezar bons negócios, assegura ao casal eventualmente “discriminado” pelo senhor Phillips que haverá muitos outros confeiteiros dispostos a atendê-lo com um sorriso nos lábios.

Por tudo isso, me parece que esse processo é mais uma questão de militância estridente do que propriamente uma reivindicação de direitos solapados.

Publicidade