• Carregando...
Primeiro-ministro australiano ataca quem explora ansiedade infantil sobre mudanças climáticas
| Foto:

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, fez um duro discurso contra aqueles que exploram a ansiedade de crianças sobre o futuro do planeta, apenas para empurrar suas agendas políticas. Em seu discurso na ONU, Morrison condenou essa postura, e disse que é preciso respeitar a paixão e as aspirações das gerações mais novas, sem incutir nelas mais ansiedade para dividendos políticos.

Acima de tudo, disse ele, devemos permitir que crianças sejam crianças, que adolescentes sejam adolescentes, enquanto os adultos trabalham em conjunto para fornecer soluções práticas para os problemas complexos envolvendo o futuro de todos.

Seu discurso veio após a fala bombástica da menina sueca Greta Thunberg, que acusou as lideranças ali presentes de terem “roubado seu futuro, seus sonhos”. “Pessoas estão sofrendo, pessoas estão morrendo. Ecossistemas inteiros estão colapsando. Nós estamos no começo de uma extinção em massa”, berrou a adolescente. E depois, com cara um tanto deformada pelo ódio, questionou: “Como vocês ousam?!”

Eis um trecho do discurso de Morrison em tradução livre:

Como muitos líderes daqui, recebo muitas cartas de crianças na Austrália preocupadas com seu futuro. Eu as levo muito a sério e respeito profundamente suas preocupações e, de fato, saúdo sua paixão, especialmente quando se trata do meio ambiente.

Meu impulso é sempre procurar responder positivamente e incentivá-los. Fornecer contexto, perspectiva e, particularmente, gerar esperança. Concentrar suas mentes e direcionar suas energias para soluções práticas e comportamento positivo que lhes proporcionem resultados duradouros.

Para incentivá-los a aprender mais sobre ciência, tecnologia, engenharia e matemática – porque é através de pesquisa, inovação e empreendedorismo que o trabalho prático de gerenciar com sucesso nossos desafios ambientais muito reais é alcançado.

Devemos respeitar e aproveitar a paixão e aspiração de nossas gerações mais jovens, devemos nos proteger contra outras pessoas que procurem compor ou, pior, explorar anonimamente sua ansiedade para suas próprias agendas. Da mesma forma, não devemos permitir que suas preocupações sejam descartadas ou diminuídas, pois isso também pode aumentar sua ansiedade. Que pai poderia fazer de outra maneira?

Nossos filhos têm direito não apenas ao futuro, mas também ao otimismo. Acima de tudo, devemos deixar nossas crianças serem crianças, deixar nossos adolescentes serem adolescentes – enquanto trabalhamos positivamente juntos para fornecer as soluções práticas para eles e seu futuro.

Finalmente um adulto no recinto, em meio a um bando de oportunistas e adolescentes crescidos!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]